terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mais leve que o ar....

07 de dezembro de 2010
Ainda escuto minha mãe falar "Meu filho, nunca tenha pena de gastar dinheiro pra comer e nem pra viajar!”, e pelo menos essa lição que recebi dela eu tenho seguido a risca. Enquanto eu via amigos gastarem seus suados dinheirinhos em suscetíveis finais de semanas nos mesmos enfadonhos bares e boates, noite após noite, topando com as mesmas pessoas boring e sujeitos as mesmas repetitivas músicas, eu preferia me segurar na grana por dois ou três finais de semana em casa , para depois desbravar lugares onde os ‘comuns’ não alcançariam.
Mapeei em minha cabeça dezenas de lugares que funcionavam como refúgios, onde eu ia para recarregar minhas energias e fazer um reboot dos meus caminhos. Parar a rotina, respirar, para recomeçar novamente na estrada com uma nova disposição.
Meu ‘esconderijo’ favorito fica no interior do Rio, no Parque Nacional de Itatiaia. Um conjunto de pequenas cidades de colonização finlandesa que começa em Penedo, passa por Maringá e termina em Maromba , um paraíso ecológico cercado por dezenas de cachoeiras que praticamente delimitam o território entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais! 
Não que eu esteja te dando alguma dica de onde deveria passar suas próximas férias ou feriadão, longe disso,..., até porque não quero ver meus locais favoritos sendo invadidos por pessoas fora de sintonia com o ambiente. Mas sei que existem pessoas que saíram da cidade que residem apenas duas ou três vezes na vida, e uma delas foi porque se perdeu. O que quero é tentar cativar aqui o gosto pela viagem, a ambição de saber que existe vida fora do curral do onde se mora, afinal... o lar do passarinho é o ar e não o ninho, e a experiência de conhecer outros ares é uma das poucas coisas que ninguém pode te tirar na vida.


Para conhecer um pouco mais de Maromba, acompanhe a série de contos "PÉ DE BARRO - Os Tombos de Maromba" postada aqui no blog em 2008 e que tem esse cantinho do paraíso como cenário, e assistam a chamada para os contos no youtube AQUI!
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Cara, você está de parabéns, e o melhor, congratulado por ouvir os conselhos de sua mãe, espero que proceda tais atitudes...

    ResponderExcluir
  2. LIndas imagens... o lugar deve ser encantador mesmo.

    Um bjo.

    ResponderExcluir
  3. Massa seu post cara! eh bem por ai q eu penso, "o lar do passarinho é o ar e não o ninho". Penedo eh uma cidade bem massa mesmo

    ResponderExcluir
  4. Homem das letras, nunca esqueça este conselho, sabe pq ? Herdei do meu pai estes mesmos ensinamentos. Ele com 5 crianças nos colocava em ónibus de excursões, trens e pasme andar a pé por cidade desconhecidas para muitos mortais. E esta única herança eu agradeço de coração. Não tínhamos muito dinheiro, mas meu pai entrava nos restaurantes onde a comida tinha que ser boa, senão não tinha acordo. Bons tempos...Quando viajo procuro ir em lugares escondidos. Uma vez fui conhecer Pernambuco e me senti uma Indiana Jones de saia, :)) andando por caminhos onde o maldito progresso ainda não chegou. E confesso querido marujo que é lá nestes recados escondido que mora a dona felicidade...

    Viaje sim, e leve para sempre no coração a lembranças das imagens pq ainda não inventaram nada igual do que comer bem e viajar. Passe por Minas Gerias viu, vc não vai se arrepender, tenho certeza!

    Beijokas, e afirmo que adorei passear por aqui, vc tem mesmo o dom das palavras, parabéns!! E o livro, quando vai sair. A respeito de que vc vai falar neste seu livro?

    Gostei demais do que li por aqui, vc está mesmo de parabéns!!

    Beijos carinhosos,

    flor de cristal{LB} .

    Em tempo. Eu conheci este magico lugar. Itatiaia é o paraíso dos deuses...

    ResponderExcluir
  5. Tive a mesma experiência ,mas não por conselho e sim porque meu pai vivia mudando de uma cidade à outra..feito nômade..rsrs
    Isso fez com que nós,os filhos,pegassemos "gosto pela coisa", e sempre que dá, damos uma fugida para outros ares.
    Blog Show!!
    Beijos

    ResponderExcluir