sexta-feira, 22 de julho de 2011

Modernidade e Idiotice


Hoje eu cedo a palavra do DpM para uma voz feminina. O texto curto e grosso abaixo é uma contribuição da Helena ( @barbiezinha ), e é tão eficiente quanto um chute no saco:
Antigamente, pra ficar famoso você tinha que inventar coisas mirabolantes ou escrever um livro. Hoje, basta você fazer umas piadas no twitter e ter um blog. Pensando nisso, me perguntei se estamos ficando idiotas. Sim, eu sei que a sociedade evoluiu e precisamos cada vez mais de coisas diferentes para enriquecer nossa experiência de vida, mas será que estamos fazendo isso do jeito certo? 

Quantas pessoas você segue no twitter? Se cada uma delas postar dez vezes ao dia, independente do tamanho da sua timeline, você vai ter centenas de mensagens a todo minuto pra ler. Só ler mesmo, porque não deglutimos a informação, só absorvemos. E depois, normalmente não sabemos o que fazer com ela. Não pensamos mais sobre o que vivenciamos, apenas recebemos isso de modo passivo. Não se aprende nada assim. Não se cria a tal da "bagagem cultural" desse jeito. E sem essa bagagem, como vamos julgar o que é bom ou ruim dentro dessa enorme rede de subjetividade? 
Não terminei o texto de propósito, porque eu não sei a resposta. E vocês?
...
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Ah...
    Se quer saber mesmo, acho que a sociedade está ficando cada vez mais estúpida, mas o conceito de qualidade de conteúdo está mudando, não querem saber do que enriquece, mas do que distraí.

    Vejo a infância e adolescência de hoje e comparo com a minha própria, como os nossos pais e avós costumam dizer, antigamente era bem melhor.
    Não é só a internet, mas todas as mídias estão ficando burras e assim as pessoas...
    Não digo que seja ruim ver bobagens uma vez ou outra na net, ri um pouco de um humor lesado, mas quando bobagem é tudo o que se encontra o negócio começa a ficar complicado...

    Ótimo post
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Concordo Não...Toda informaçao necessita de filtro. Nada é 100% concreto. Cada tem sua opinião, mas acho que vivemos em um mundo com muita informação, isso não significa que tem a mesma quantidade de conteúdo. Se vc recebe tanta mensagem no Twitter e a aceita passivamente, nao por culpa da informação, e sim da cabeça que a lê e nao consegue filtrar. é oq que axo

    wilson_ribeiro@hotmail.com.br

    ResponderExcluir