sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O código do Assassino do Zodíaco pode ter sido decifrado

A primeira vez que ouvi falar no assassino do Zodíaco foi com meu amigo Humberto que após uma virtuosa sessão de RPG começou a narrar para o nosso grupo as últimas aulas que tivera em seu curso de psicologia . Pelo que me lembro a matéria era sobre o perfil psicológico de assassinos,...mas especificamente sobre Serial Killers. De todos os casos que ele citou, esse foi o que mais me cativou, e desde então eu passei a consumir tudo que dizia respeito aos crimes do Zodíaco que renderam, filmes, livros e infinitas pesquisas.
O Assassino do Zodíaco atuou na década de 60, ficou famoso por igualar um feito de Jack, o Estripador - o primeiro serial killer registrado da história que nunca foi pego. Após atirar contra dois casais e o namorado de um deles sobreviver e fazer um retrato falado do assassino a polícia, Zodíaco passou a se corresponder com a polícia através de mensagens,... algumas codificadas.
"...Adoro matar pessoas...é mais divertido do que caçar, porque o homem é o animal mais perigoso de todos. Meu nome é Zodíaco. Matei dez pessoas, e matarei ainda mais. Quando morrer renascerei no paraíso e todos que matei serão meus escravos", disse ele em uma das cartas.
Após mais alguns assassinatos, ele enviou uma carta a polícia onde afirmou que mudaria o modo de ação e que seus crimes não seriam mais reconhecidos, e pareceriam latrocínios. Os poucos sobreviventes de seus assassinatos ajudaram a polícia a fazer um perfil psicológico onde atribuíram a ele conhecimentos profundos de tiro, química, mitologia e ocultismo. Terminou sua última correspondência com a afirmação de que jamais seria preso, o que se confirmou.
Não sei até que ponto a policia americana é persistente em solucionar crimes que ocorreram a tanto tempo atrás (vide a série Arquivo Morto ) mas Corey Starliper, um decifrador de códigos por hobby, afirmou que conseguiu quebrar o código criptográfico usado pelo assassino em suas correspondências - que é um mistério há 50 anos . 
Segundo dados da polícia, o código de Zodíaco continha 408 caracteres. Starliper começou a se envolver com ele há dois anos.

A primeira vez que vi esse código foi a um par de anos atrás, e eu sabia que poderia ser quebrado. Foi apenas o instinto, eu tinha um pressentimento de que poderia ser quebrado. Qualquer código criado pelo homem pode ser quebrado pelo homem".


Starliper usou diversas chaves criptográficas para decifrar o código, entre elas, usar o número 340 como uma espécie de padrão alfabético, já que o número é o código de área das Virgin Islands, região onde ocorreram vários crimes do Zodíaco. 

A solução apresentada por ele não foi uma unanimidade entre criptólogos. Dois especialistas que viram a carta decodificada afirmaram que, “apesar da solução ser válida e consistente, aparentemente, ainda não condiz com a verdade”. Comentaristas dos textos, afirmaram que 340 só foi ser o código das Virgin Islands em 1997, o que exclui a utilização do número, a não ser que Zodíaco pudesse prever o futuro.

Isso demonstra que mesmo fora de atividade (aposentado, desaparecido ou morto) o Zodíaco ainda mata alguns neurônios queimados que tentam decifrar o enigma que ele deixou.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Enquanto isso o Horóscopo Assassino também ainda mata muitas mocinhas bobas que acreditam nele.

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de ter assistido ao filme, e pra mim era o cara q eles interrogaram na prisão.

    ResponderExcluir
  3. O que eu achei um erro da polícia, foi descartar alguns suspeitos pelo teste de criptografia.
    Tranquilamente qualquer pessoa pode fazer uma escrita diferente se quiser.

    ResponderExcluir
  4. não se encontrar criminosos tem mais a ver com nossas falhas do que com a "genialidade" deles.de qualquer modo é uma pena não ter sido pego e justiçado.

    ResponderExcluir