quarta-feira, 19 de outubro de 2011

5 motivos para usar a Cyanogen Mod 7 no seu celular Android

Pra quem não conhece o sistema Android, ele é feito pelo Google e está presente na maioria dos smartphones/tabs do mercado brasileiro. O Android é um sistema código aberto, com uma comunidade ativa desenvolvendo diversos aplicativos e widgets que são comercializados no Market Android. Além de apresentar diversas melhorias em seus sistemas, com atualizações constantes alem de ser considerado a melhor opção custo/beneficios pra quem deseja entrar no mundo dos smartphones.

Recentemente comprei um Samsung Galaxy 5 I5500B. Um celular barato (comprei à 400 reais) rodando Froyo( Android 2.2, com especificaçoes técnicas medianas). Mas com o uso excessivo, percebi que aos poucos o celular ia travando, demorava algumas vezes pra responder ao toque, em alguns jogos havia um certo engasgo enfim, ele já não era mais o mesmo. Eis que decidi me aventurar no mundo das ROMs.
O que são roms?

ROMs Customizadas, ou Custom ROM, são ROMs criadas por desenvolvedores independentes que frequentemente buscam otimizar funções do aparelho adicionando funcionalidades que não venham de fábrica nas ROMs oficiais e gerenciar melhor bateria, interface e usabilidade. Essas ROMs são possíveis justamente pelo fato do Android ser um sistema aberto, que permite tão amplo desenvolvimento.

A questão é:  ROMs customizadas, por padrão, não são aceitas nas assistências técnicas, resultando em perda de garantia. Portanto, quando for instalar uma, atenha-se aos riscos de incompatibilidade com seu aparelho.


Eu escolhi por minha conta e risco e findei instalando a versão 1.6 stable da CyanoGen Mod 7 com uma versão mais atualizada do Android 2.3.5 conhecida como Gingerbread. Estou com o mesmo celular de outrora, porém diversas mudanças puderam mostrar um ganho na perfomance e no consumo de bateria, além de novas opções e funçoes no sistema. Eis aqui uma lista de funções que você pode gostar:


Na própria ROM da CyanogenMod já vem instalado o gerenciador de temas ADW Theme que oferece diversas opções de customização de movimentos e animações na homescreen e appdrawer. 
Gosto do app ZEDGE que oferece um biblioteca variada de wallpapers, ringtones e tons de notificação.

Enquando se escuta música no player é possivel mudar de música com o celular travado graças a integração de um widget na tela de bloqueio. E isso é apenas o começo, é possivel também executar gestos/desenhos na tela de bloqueio como atalhos para aplicações sem ter a necessidade de desbloquear o celular e ir atrás do ícone do aplicativo. Exemplo: desenhando um C na tela de bloqueio acesso diretamente a camera, tornando o celular, mesmo bloqueado, em um tremendo canivete suíço.

Na versão original de fábrica a ROM que utilizava no Galaxy 5 não me permitiu instalar um grande numeros de aplicativos pois logo sua memoria interna estava lotada. Um transtorno que me causava certo stress, afinal me limitava a ter poucos jogos e aplicativos essenciais, sem falar na demora para rodar alguns jogos ou aplicativos que necessitassem de um pouco mais de memória. Na instalaçao da ROM criei uma partiçao EXT no cartão SD e separei 1gb de memoria que utilizo para aumentar a memoria interna do celular com o app S2EXT e ampliar a memoria de swap com o app Swapper, assim ganho mais agilidade no gerenciamento de memoria e mais velocidade em alguns aplicativos. Para tunar o processamento gráfico instalei o app ChainFire 3D que ajuda na hora de processar jogos, evitando lags.


Agora é possivel navegar de forma anônima no browser do celular, dá mesma forma que acontece nos navegadores atuais como IE 8, Firefox e Google Chrome. Perfeito pra que deseja um pouco mais de privacidade e não quer deixar rastros de Red Tube pelo celular.


Um gerenciador de rede que permite compartilhar a internet do celular atráves do celular pela rede wifi entre os dispositivos e um equalizador que aumenta o som do aparelho , alem de possuir configurações especiais para o fone de ouvido. Esses recursos são nativos da Rom CyanogenMod e o melhor de tudo essa ROM está toda em português/brasileiro.

Considerações finais
Se você tá chateado por que achou que isso aqui era um tutorial, me desculpe. Quer fazer o que eu fiz? Procure. Busque conhecimento e bote sua conta em risco, pegue sua cápsula vermelha.

Fonte:
twitter @adaildoneto


Comentários
17 Comentários

17 comentários :

  1. não deixa de sempre ser android. perde ainda de feio iOS. a única e exclusiva vantagem que o Android tem é rodar em mais de um tipo/marca de smartphone. comparado ao iOS, esse ano o android ja vai passar (ou se não já passou) em números de ativação. Agora quando relacionado ao OS, eh muito instável ainda. Não adianta comprar GALAXY SII, NEXUS S, ou seja lá qual for o smartphone com boa configuração... se não tiver um OS de qualidade não compensa...
    eu não sou fanboy, mas uso Apple. E talvez eu esteja sendo preconceituoso com o Android, pq usei pouco esse sistema, mas não me agradou. Não estou aqui defendendo a Apple pela sua criação ou blá blá blá, eu simplesmente quis comprar este smartphone por já saber do que ele era capaz. Se um dia usar um Smartphone com Android, será pq ele me agradou em algum quesito que o iOS perdeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argumentação pobre e tendenciosa. Conheça o Android primeiro.

      Excluir
  2. Eu já mexi um bom tempo no iphone 3gs do meu primo e tenho um android e sinceramente não entendo qual parte de intuitivo não fica clara pra apple.

    Não conseguir ter uma experiência agradável no iphone, tem sim um sistema instável mas acho que ele peca no quesito de intuitividade como dizem os usuários.

    Achei o android infinitamente superior no quesito de usabilidade e acho que esse pensamento dos usuários de outros OS em relação ao android é puramente preconceituoso e não baseado numa experiência real.

    ResponderExcluir
  3. Legal fiquei bem interessado em fazer isso no meu galaxy 5 mais n tem como vc ensinar a fazer isso???

    ResponderExcluir
  4. Fui assaltado e roubaram meu iphone 4. Resolvi pegar um s2. Outra vida! Quem fala mal do sistema da google ou usou o android em um péssimo aparelhou ou é recalque, pois meu s2 nunca travou, é perfeito, principalmente para navegar, páginas são carregadas instantaneamente. Fotos superiores, videos, tela. Enfim, se soubesse que era assim, nunca teria adquirido o iphone 4. Coitado do fanboy da apple acima. O s2 é melhor que o 4s, imagina o 4. Ja tem um teste no youtube de 14 minutos provando isso. Abra a cabeça,isso ja desgastou, todos sabem que iphone parou no tempo.

    ResponderExcluir
  5. Esse Rogério Ferraz é só retardado ou um Appletard???
    Nunca vi alguêm escrever tanta idiotice de uma vez só, tenho SII da Samsung e é melhor que o iPhone 3GS que tive, e o 4 que testei...
    Quando neguin é idiota e não testa fala besteira sem saber.

    ResponderExcluir
  6. não deixa de sempre ser android. perde ainda de feio. a única e exclusiva vantagem do iphone e que foi o steve job que criou que o Android tem é rodar em mais de um tipo/marca de smartphone. comparado a nikon , esse ano o android ja vai passar (ou se não já passou) em números de ativação. Agora quando relacionado ao OS, eh muito instável ainda. adianta comprar GALAXY SII, NEXUS S, ou seja lá qual for poque este são os melhores smartphone com otima configuração... se não tiver um OS de qualidade não compensa...
    eu não sou fanboyapple, mas uso android. E talvez eu esteja sendo preconceituoso com o iphone , pq usei pouco esse sistema, mas não me agradou. Não estou aqui defendendo nikon que sou muito fá pela sua criação ou blá blá blá, eu simplesmente quis comprar este smartphone por já saber do que ele era capaz. como so uso um Smartphone com Android, será pq ele me agradou em algum quesito que o iOS perdeu...

    ResponderExcluir
  7. jefferson nascimento23 de outubro de 2011 12:16

    Acho tolice essa disputa iOS vs. Android, tal qual Windows vs. Linux, cada qual tem suas vantagens e desvantagens. Importante é ter um celular que seja funcional para sua necessidade, foi por isso que optei pelo Android, possuo um Motorla Defy. Precisava de algum equipamento para checar e-mail, uma pesquisa rápida na Internet, várias opções de conexão, instalação de app de diversos tipos para utilização no trabalho ou facilidade de uso e esse sistema se encaixou como uma luva, ao contrário do iOS e seus jailbrakers que tornam a experiencia com o iPhone frustante.

    ResponderExcluir
  8. muito bom post.
    só uma pergunta, é possivel fazer isso com o samsung galaxy spica com o android 2.1??
    e se sim, como??

    ResponderExcluir
  9. E como você conseguiu instala-lo no seu galaxy 5, eu também tenho um e gostei muito dessas novas funcionalidades... Se puder mande me um e-mail com os passos!
    Grato

    ResponderExcluir
  10. Android é realmente um ótimo sistema, não tenho, e não posso dizer nada contra o iOS, já que nunca peguei um na mão.

    Tenho um Milestone 2, com a última rom MIUI 1.10.21, CPU a 1.35Ghz, e sei que ele dá um banho no Iphone 3gs.

    Ótimo post ainda assim, tem algumas coisas que vou tentar. Obrigado ao Post.

    ResponderExcluir
  11. Pow o Iphone é muito bom e nao tem muitos problemas de travar, mas nao dah pra personalizar ele totalmente, sem contar o preço q tah caro pra caramba...
    O Android ja dah umas travadinhas de vez em quando, mas dependendo do processador e da memoria do celular isso diminui bastante, tenho um galaxy 5 e coloquei a ultima versão do Cyanogen Mod, ja atualizei essa versão duas vezes e a cada atualizaçao vejo q ele esta travando bem menos....
    CUIDADO COM ESSE PROGRAMA Q USA MEMORIA DO MICRO SD COMO MEMORIA RAM, A QUANTIDADE MAXIMA DE MEMORIA RECOMENDADA É DE 256Mb!!

    ResponderExcluir
  12. ? Quem pode ajudar? Seguinte: comprei um galaxy sII e, na primeira semana, consegui acessar a net pelo wi fi até que mais ou menos. Agora, parou de pegar totalmente.... coloco ele próximo ao roteador insiro a senha e tenho uma ótimo sinal mas, mesmo assim, não acesso mais a net...
    não entendo quase nada do mecanismo e da linguagem usada nos fóruns e estou decepcionado, ao menos por enquanto.... agradeço desde já o auxílio....

    ResponderExcluir
  13. @^Anonimo acima.

    Acesse o forum XDA Developers.

    Aposto que lá vai conseguir encontrar, porém, ele é em inglês.

    Se ainda não conseguir resultados, tente fazer uma atualização da sua rom, aposto que deve de ter algum udpdate, boa sorte.

    ResponderExcluir
  14. procurem aqui:
    faça root em seu aparelho se necesário instale uma custom recovery
    se voce na entendeu vá pesquisar
    minha parte já contribui

    http://www.cyanogenmod.com/

    ResponderExcluir
  15. Vi o pessoal fazendo farra aí e resolvi comentar.
    Tenho um Sony Ericsson XPERIA X8 q veio de fabrica com o Android 2.1, fiquei um mes usando ele, aí eu usei o CyanogenMod tambem, mas na versao 2.3.7. e eu posso falar uma coisa, meu XPERIA não é a msm coisa, agora está muito melhor, msm com um processador um pouco fraco e com 128mb de memoria.
    Na 1ª tentativa de colocar a ROM no celular, meu celular simplesmente morreu, não ligava mais e parava na tela com o logo SE, mas depois consegui arrumar e agora está otimo.

    ResponderExcluir
  16. Tenho um quech. Que veio na versao 1.5 e resolvi instalar a versão ginger2.3, meu células ficou muito legal apesar de não ter um processador muito rápido sei que supera muitas maquininhas por ai, o andróide realmente e muito bom.

    ResponderExcluir

O Dito pelo Maldito é um blog voltado para a literatura de contracultura . Seus textos são provocativos, críticos, cínicos e debochados, muitas vezes não tomando partido em uma questão apenas para poder agir como uma espécie de Advogado do Diabo do caso.
Na verdade um anti-blog criado para falar bem,...de tudo que você odeia.