sábado, 26 de novembro de 2011

A Situação

Para falar sobre a complexidade de A Situação, acho que terei que começar tentando entender seu autor, Jeff VanderMeer possui um estilo próprio que funde a coerência de sua loucura com a incoerência da vida moderna. Como cheguei a essa conclusão? Simples,... A Situação é o livro mais diferente que já li, e ainda assim consegue criar laços de identificação com qualquer funcionário padrão de baia de escritório.
VanderMeer já teve romances e contos traduzidos para mais de vinte línguas, e agora está chegando ao Brasil pela nossa parceira Tarja Editorial, nesta publicação.

O mundo criado pelo autor chega a ser surreal, mas ao mesmo tempo possui elementos de fácil identificação com o dia a dia de qualquer trabalhador padrão ao mostrar o martírio sofrido por um funcionário em uma companhia nada convencional. Diante dessa mistura, o humor brota por de trás das frases de forma inevitável.
A empresa anônima cria criaturas para serem usadas em tarefas cotidianas, mas nunca sabemos que tecnologia é essa ou como a firma se insere na sociedade -, assim como em O Processo (1925), de Kafka, nunca sabemos qual acusação pesa sobre Josef K. nem como funciona a burocracia processual que o enreda. A Situação traz uma qualidade de imaginação visualmente rica e intrigante, com sua evocação da arbitrariedade de uma burocracia imperial e do esgotamento existencial da vida burguesa, a uma preocupação muito americana com o mundo dos negócios.
narrativa é desenvolvida em capítulos curtos com títulos enormes, que provocam surpresas, encantos ou repulsa a cada sentença. Uma larga produção de criaturas híbridas (como um estranho peixe com o rosto da desagradável gerente) cercadas de mistério por todos os lados. Para ajudar na visualização  desse tipo de leitura, as páginas entre capítulos vem recheadas com ilustrações tão complexas quanto o livro.

Para embarcar nesse mundo de morcegos mensageiros, lesmas simbióticas e peixes educadores, basta clicar no banner da nossa parceira Tarja Editorial abaixo e adquirir a sua edição.
Veja mais resenhas de outros livros
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário