segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SAÚDE!...mas eu acho que é gripe.

Amigo MalDito, acabei de comprar um desses aparelhos Tablets, o que agora me permite ler esse blog nos lugares mais apropriados possíveis, o que claro, inclui indiscutivelmente o banheiro. E foi durante um desses momentos ‘de força’ que li o seu post tragicômico sobre a vesícula do seu maldito pai, e apesar de você achar que as ‘nuvens do azar’ só pairam sobre o seu lar, lamento dizer que lidar com o sucateamento da saúde brasileira não é um privilégio seu ou do seu coroa.

Se você reparar bem, atualmente qualquer veículo de jornalismo já separou uma parte de seu informativo para noticiar as mortes hospitalares que já possuem a sua porcentagem certa nos índices de ‘causa mortis’ do país. Costumo dizer que os médicos são os seriais killers mais irregulares que existem, difíceis de serem pegos por não possuírem um padrão, dificultando as linhas de investigação. 
Nos últimos meses os métodos foram dos mais diversos, teve aquele dos moribundos que morreram na fila de atendimento, esse é um clássico, mas um tanto defasado, facilmente superado por técnicas modernas em abate de paciente como infecções hospitalares, medicamentos (e até tratamentos) trocados e os mais variados tipos de erros médicos que nem o Dr. Fritz explica.
A nova onda dos homens de branco é trocar o conteúdo intravenoso das crianças por qualquer porcaria que esteja ao alcance, pode ser doses cavalares de morfina, vaselina e até leite materno. O que corre nas veias dessas enfermeiras? Sangue de Barata? Ou ainda tá batendo a ressaca da cachaçada da noite passada? Sim, por que sabemos bem que as festas desses profissionais são as melhores desde a época de faculdade, a exemplo do famoso evento anual OREM ( Olimpíada Regional dos Estudantes de Medicina) onde a cada edição regada a muita farra, pelo menos meia dúzia de estudantes de medicina morrem por overdose de drogas ( alguns até mesmo por anestésicos surrupiados nos hospitais residentes) e outras dezenas entram em coma alcoólico.
Mal cheguei no Brasil para passar minhas férias de verão e passei muito mal ontem a noite. Minha acompanhante companheira temeu por um enfarte e cogitou me levar para o hospital.
-Se você não melhorar nos próximos 10 minutos, eu vou ligar pra emergência.
-Não faz isso,...nem pensar. Eu vou ficar legal.Não liga.
-Mas e se você morrer?
-Assim como ir no banheiro, prefiro fazer isso dignamente em casa.
-Você pelo menos tem um plano de saúde?
-Sim, planejei ter saúde pra vida inteira,...mas de acordo com essa dor, parece que algo não está saindo como o planejado.Ahhhhhhrgh!

Como pode ver, sobrevivi para escrever mais um dia graças ao sistema público de saúde que é tão precário que nos faz suportar a dor alem dos nossos limites só para não ter que recorrer a um hospital, nos tornando orgulhosos brasileiros que não desistem nunca.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
27 Comentários

27 comentários :

  1. Você não tem nada na cabeça, né? Não acredito que uma pessoa em sã consciência se dá ao trabalho de escrever um post como esse. A medicina é uma das carreiras mais sagradas que existe. Não julgue o contingente imenso de bons médicos e estudantes do Brasil por esses casos. Você não tem o direito de usar um rótulo como serial killer. Cresça. Dá vontade de rir quando vejo pessoas ignorantes como você colocar a culpa da falência de nosso sistema de saúde nos médicos. Revoltadinho, vai reclamar dos políticos que desviam as verbas que são destinadas. Vai reclamar dos gestores incompetentes que não sabem aplicar a mixaria que chega. Mas, por favor, não volte a difamar a classe médica, isso só mostra o quanto você é medíocre.

    ResponderExcluir
  2. @Camila
    Se não é culpa dos médicos, pq se chama 'erro médico'?

    ResponderExcluir
  3. Essa tal Camila encheu a boca pra falar essas asneiras com tal convicção que me vi obrigada a fazer uma pesquisa na net sobre o tal OREM citado no texto, e olha a opinião dos moradores das cidades por onde passaram os estudantes de medicina com sua 'farra':
    “A proposta inicial de trazer eventos que incentivem o desenvolvimento econômico da cidade é válido. O que ninguém esperava é que estudantes de medicina, um ofício considerável e respeitado por todos, pudessem causar tanta desordem. Eles desrespeitaram a medicina, o cidadão e os valores éticos e morais, o que prova que a falta de educação está no caráter de cada um, independente de classe social e formação acadêmica”

    FONTE: http://www.novaimprensa.com.br/904-olimpiadas-regionais-dos-estudantes-de-medicina.html

    Chupa essa filhinha!

    ResponderExcluir
  4. @Danilo

    Erro médico é um termo pejorativo que é usado para todos os erros hospitalares, sejam eles médicos ou não.

    O que eu acabei de ler é uma palhaçada. Tratar médicos como assassinos? Dando a impressão que eles querem ver qualquer pessoa morta. Primeiro presta atenção nos gestores públicos, porque esses sim matam de verdade e não estão nem aí para o que acontece nos hospitais. Eu sei porque estagiei no pior hospital do Brasil. O que acontece lá, é que tem heróis que travam batalhas todos os dias para não deixar nenhum paciente morrer por falta de estrutura. Essa é realidade que acontece aqui no Brasil e não essa estaparfúdia idéia que você colocou aqui neste blog. Chega a ser ridículo o seu texto.

    ResponderExcluir
  5. Por isso não conseguem provar nada contra esse médicos, esses carniceiros tudo se apoiam, um escondendo o erro do outro! Aposto meu rim no mercado negro de órgãos roubados que esse pessoal que defendeu os caras nos comentários, são tudo medico tb!

    ResponderExcluir
  6. Sou advogado e trabalho em casos de erro médico e etc e posso falar com conhecimento de causa que 90% da classe médica se enquadra no retrato traçado neste post.

    São "profissionais" que não ligam a mínima para seus pacientes e não se importam com as consequências de seus atos.

    A soberba e arrogância é tão grande que muitos deles se vangloriam dos seus erros e riem de suas vítimas, como se tudo não passasse de uma piada!

    Já recusei diversos clientes por tais motivos. Quando algum destes "médicos/monstros" me procuram, me recuso a prestar-lhes assistência.

    ResponderExcluir
  7. Esse é uma assunto muito delicado. Concordo que tenha um certo exagero na expressão "serial killer", prefiro entender como uma metáfora. Mas o autor tem sim razão. Temos de cobrar dos governantes sim, mas não deixemos de notar que nosso país está ficando saturado de médicos incompetentes. Muito escolhem essa profissão apenas por status ou bons salários. Aliás, bons salários eles sabem exigir. Por que, não venham me dizer que os médicos do nosso país não têm competência para exigir melhores condições de estrutura para a saúde pública. Eles têm sim. Se a classe médica quisesse pressionar os governantes exigindo melhores condições de trabalho e, principalmente, melhores condições para os pacientes, com certeza surtiriam efeitos inimagináveis no sistema de saúde do nosso país. Acontece que o sonho da maioria dos médicos é de ter sua própria clínica para assim cobrarem preços absurdos por exames, consultas e tratamentos. E no fim de semana, que para muitos começa na quinta-feira ou sexta-feira, irem para suas mansões à beira-mar. Digo isso por conheço casos em que médicos cancelam consultas e até cirurgias com a desculpa de que tiveram uma emergência em tal hospital e que na verdade horas depois são vistos na praia ou em alum outro local curtinho. Faca cega!
    Quero deixar claro que esse comentário não pretende generalizar, mas tá na cara que se refere à uma grande parcela desses profissionais.

    ResponderExcluir
  8. Que se dane essa polemica estúpida, Vcs viram o texto que é citado no começo sobre a vesícula do pai dele? Esse sim é foda, ri muito! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Olha, antes de mais nada, quero deixar bem claro que não sou médico, nem tenho qualquer ligação com estes profissionais, o mais próximo que chego de hospital é a minha tia que é enfermeira.
    Mas pelo amor de Deus, meu filho, que porcaria de texto mais sem noção é esse? Falar que os caras são serial Killers?? Falar que injetar leite ou outras coisas é culpa dos médicos? Cara, vai se informar! Quem injeta medicação é a enfermagem, médico só receita. Agora, você acha que ele iria escrever lá no papel que era pra injetar leite no menino?? O cara iria em cana na hora!
    Como o Helton disse aí pra cima, a culpa é dos gestores que deixar os hospitais chegarem ao ponto que estão, ACORDA Brasil!!
    E o Advogado do Diabo aí? Recusa a causa de qualquer médico? E se o dia que você estiver morrendo, será que o médico iria recusar te salvar?? Pq agora todos são muito valentões "ah, prefiro morrer em casa a ir ao hospital" mas na hora do aperto, aparecem chorando e pedindo socorro como se nunca tivessem reclamado de nenhum médico.
    Post extremamente infeliz, sem embasamento nenhum.. Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  10. @Anonimo (sobrinho da enfermeira)
    Achei bacana vc admitir que a ignorância assassina vem de enfermeiras como a sua tia e não dos médicos.
    Se VOCÊ tivesse um embasamento melhor saberia que embora não citado no texto, não faz muito tempo que rolaram 3 ou 4 inserções na mídia sobre casos de médicos que NEGARAM socorro a pacientes que acabaram morrendo na porta do hospital, alguns alegaram que o fizeram pelo fato do paciente não possuir plano de saúde e teve até um caso filmado pelo celular da paciente que o medico não quis atende-la pq tava lendo o jornal e não queria interromper a leitura.
    E quando quiser fazer uma critica a opinião de alguem, pelo menos tenha a coragem de assinar sua argumentação,... se bem que ninguem pode culpa-lo por não assumir a autoria das besteiras que escreveu!
    :P

    ResponderExcluir
  11. E quem esquece bisturi, toalha, luva cirúrgica e outras tranqueiras dentro do paciente? São as enfermeiras tb?

    ResponderExcluir
  12. Porra,... não gostar do texto pq pratica medicina (ilegal ou não) ou pq tem parente no meio faz todo sentido pra mim,..mas daí a falar que o texto é uma merda, mal escrito, feio, bobo e chato, aí já é apelação de quem não tem argumentação, pq eu achei ótimo a narrativa do cara e ri muito enquanto lia.
    Polemica esse assunto irá gerar sempre...

    ResponderExcluir
  13. é muito dificil falar nesse assunto, existem muitos médicos por ai q só querem saber de dinheiro, mas existem muitos médicos tbm que onram a sua profissão, mas contar como o médico salvou tal vida ninguém conta, agora os defeitos, erros e idiotices de outros médicos todos lembram.

    ResponderExcluir
  14. aliás adorei o post, além de tudo isso ai.. os Hospitais tem grande parte da culpa, a agluns anos atrás ( 5 anos ) minha mãe trabalhava como aux. de enfermagem, ela sempre contou absurdos que aconteciam em hospitais famosos (são luiz, snta joana etc) em hospitais públicos muitos médicos tem uma quantidade limitada de receitas para dar ao paciente por dia, se eles prescrevem muitas receitas, tomam advertência e demissões. tem muito podre na medicina que ninguem fica sabendo.

    ResponderExcluir
  15. Já sei o que nos devemos fazer... não vamos dar mais dinheiro para esses médicos carniceiros... A partir de hj nunca mais vamos, nem levaremos ninguém ao hospital... Deixaremos nossos filhos e pais em casa, que é mais seguro...Vamos morrer em casa com dignidade...

    ResponderExcluir
  16. Infelismente os médicos não tem respeito nenhum
    hoje não se trabalha mais por amor a profissão e sim pelo dinheiro.

    Eu tenho um covenio q pago muito caro para ser atendida
    e essa semana fui em um hospital para uma consulta que estava marcada para às 13:45
    o médico chegou às 17:00 passou pela recepção q a esta hora ja estava lotada sem dar nenhuma explicação entrou na sala e ficou tudo por isso mesmo.
    Fiquei revoltada com a situação e não fiz a consulta que PAGUEI pra ter...

    ResponderExcluir
  17. Continuando...

    A questão q eu quero despertar no post a cima não é de erro médico e sim de desrespeito a população...
    Meu Deus imagine se eu tivesse no SUS?
    Eu fico muito triste com o rumo que esse mundo vai...
    Não se faz mais nada sem visar o dinheiro.

    TRATAM AS PESSOAS COMO SE NÃO TIVESSEM NENHUM VALOR!

    Meu nome é Cristina.

    O que você fala, Camila, na pratica é muito bonito
    mas a realidade é outra.

    ResponderExcluir
  18. post ridiculo... me lembrou o datena falando merda. infelizmente mta gente gosta do datena, e mta gente achou massa seu post. mas uma coisa eh certa, na hora do aperto eu duvido q alguem fique em casa c dor kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Trabalho para o SUS, ganho menos que muitos outros medicos, mas tenho dignidade, competência e respeito por meus pacientes, gosto do que faço. Quem sabe algum dia vcs me encontrem em uma sala de emergência do SUS e mudem de opinião.

    ResponderExcluir
  20. mais um que é frustrado na vida... eu faço faculdade de medicina e vejo que a realidade é outra, tantos médicos trabalhando em péssimas condições em hospitais ruins sem leitos e fazendo verdadeiros milagres (dinheiro que devia servir para saude é desviado por politicos corruptos) em vez de reclamar pq nao vai fazer uma boa ação nesse final de ano doar alguma coisa para santa casa de sua cidade que aposto que esta precisando.

    ResponderExcluir
  21. ah e só finalizando o problema do SUS não é culpa dos médicos enfermeiros e outros profissionais que se viram e defendem o sistema desde o inicio de sua implantação e sim de politicos corruptos. Pra vc ter uma idéia de uma olhada para saber como era antes do SUS o sistema de saude do Brasil... muita gente brigou pra implatar esse sistema que esta longe de ser o ideal mas o SUS é um grande avanço que o país teve nessa area

    ResponderExcluir
  22. Só não entendi pq tanta gente nos comentários culpando o governo pelos erros médicos? É o politico corrupto que custura paciente e esquece bisturi dentro dele?
    È o caso classico do brasileiro empurrar a culpa pra outro! Os hospitais podem estar um caos por conta da pessima administração publica, mas não justifica trocarem o conteudo intravenoso de uma criança,...
    Só hoje já passou umas 4 reportagens na TV sobre o descaso dos médicos, inclusive um que foi pego se aplicando anestesia roubada do hospital, como citado no texto acima!

    ResponderExcluir
  23. O problema dessa medicina atual displicente é essa "cumplicidade" que os médicos têm entre si. Tenho familiares na área da saúde, e já ouvi inúmeros relatos de médicos culpando os outros profissionais por erros próprios, e se safando. Eles se apoiam, e, assim tornam-se uma classe forte e, às vistas do povo, incorruptível. É muito difícil para um enfermeiro ou um fisioterapeuta provar a culpa de um "doutor" sozinho, quando os médicos se unem em prol do acusado.

    ResponderExcluir
  24. conheço uma pediatra que longe dos pacientes, diz abertamente que tem NOJO de criança,...
    O que dizer de uma 'profissional' assim?
    Pq não muda de profissão então?!

    ResponderExcluir
  25. É preciso ter muito cuidado com generalizações, muitos médicos erram, mas chamar todos eles de serial killers é no mínimo ridículo, não se pode condenar toda uma classe profissional por erros de alguns, e os que falaram que preferem ficar em casa morrendo ao invés de procurar um médico deviam ter nascido na idade da pedra, não merecem usufruir dos avanços da medicina que fazem tanto pela humanidade

    ResponderExcluir
  26. Malditos engenheiros! que construiram casas e elas desabaram! Malditos pilotos de aviões que deixaram os aviões cairem!!!! Malditos dentistas que colocaram algodão dentro do dente!!!!MALDITOS SEJAM OS PROFESSORES que ensinam tudo errado!!! Na hora do erro todo mundo lembra, na hora de salvar, eles são pagos pra isso né? Vcs culpam os médicos por erros, mas ja pensaram que formaçao que alguns ali tiveram? Anhembi-Morumbi, UNINOVE? Eles num tiveram que estudar dia e noite, anos perdidos de estudo e dedicaçao. vcs fariam 80% dos vestibulares mais dificeis e concorridos do Brasil? Vc teriam essa capacidade? Parabens aos que conseguem. Vcs conhecem medicos, mas conhecer mesmo, nao pelo Datena ou pela conversa da vizinha; aquele que só quer dinheiro, foi mal, mas o mundo capitalista e quase toda populaçao pensa em dinheiro, vc num pensa? nossa, tem alguns medicos que tambem nao.... Em vez de culparem o sistema medico, culpa o sujeito, é um pouco melhor doque falar asneira.

    ResponderExcluir
  27. É fácil xingar os médicos quando não se precisa de um. Agora eu quero ver quando houver a necessidade de um profissional, minha vó é enfermeira e eu quero ser médico. Nunca vi minha vó ou ninguém no hospital em que ela trabalho dando VASELINA como intravenoso para uma criança. Não rotule as pessoas se não quiser que façam o mesmo com você. A culpa não é dos médicos e sim da falta de estrutura do governo que vem lá do início, da faculdade, até chegar no hospital. Se o governo é sujo ao ponto de não respeitar os professores e começarem a dar a eles a credibilidade devida os mesmos começariam a lecionar com mais vontade, logo teríamos médicos com uma base melhor. Depois vem o trabalho, em que o governo prefere surrupiar o dinheiro em vez de realmente investir nos lugares e nas CONTAS certas. Tenho certeza que no mínimo metade dos que estão aqui concordando com o autor do post são aquelas pessoas com o mínimo de cultura que só gostam de reclamar da vida dos outros, mas como eu disse no início é fácil falar enquanto não se precisa de um médico (:

    ResponderExcluir