segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Qual o tamanho do conteúdo do seu blog?

Não tem como negar que a comunidade de blogs já é um grupo de sucesso consolidado, e assim como em todos os outros setores de uma sociedade, nós blogueiros já sancionamos os grandes ícones que movimentam toda a blogosfera. São os famosos blogs grandes, que podem ser assim chamados pela esmagadora quantidade de acessos, mas na real todos sabemos que só se é um dos big bosses quando os mesmos se sustentam de sua própria criação.

Os caras grandes estão por esses mares virtuais a um bom tempo e merecem todo o nosso respeito (independentemente de seu conteúdo). São pioneiros que desbravaram terras, mostraram caminhos e ditaram modelos (ou você acha que essa idéia brilhante de ‘links da semana’ é invenção sua?).
É claro que quando me refiro aos grandes, uma lista com nomes conhecidos se forma facilmente em nossas mentes. É! Esses mesmos que vocês estão pensando, um grupo fechado que começou junto e através de uma forte parceria conseguiu se consagrar na blogosfera.
Poxa! Palmas pros caras que eles merecem!
Agora, isso também não significa que essa fórmula de sucesso vai funcionar no seu blog. Até porque se eles chegaram onde estão é porque foram originais,... Se o seu blog é um plágio descarado você já está começando errado.
Mas se o que você quer é mesmo condenar seu blog a ser uma eterna sombra de um blog grande, pelo menos copie as atitudes corretas, aquelas que os colocaram onde estão. Como por exemplo, a promoção entre seus iguais. Use seu espaço para promover links e banners de blogs do tamanho do seu ou com uma mesma pagerank, ao invés de tentar chamar a atenção de quem não precisa de seus míseros cliques.
Se você ainda está tentando conquistar seu espaço na blogosfera, de que adianta divulgar quem já está com o espaço garantido? Se a grande proposta da internet é sempre mostrar conteúdos inéditos e diferentes, porque você ainda insiste em colocar no links da semana de seu pequeno blog o que certamente todo mundo já viu nos blogs grandes? Qual a lógica disso?
Nessa pegada surgem blogs que parecem mais preocupados em repassar conteúdo de outros do que gerar o próprio.

Outro dia vi uma pesquisa que apontava o Restart como o maior alvo de zoações dos blogs de humor. São centenas de posts diários que, de alguma forma, sempre taxam os garotos coloridos, que deturparam o verdadeiro espírito do Rock, como o lixo do universo musical. Será que não está na hora desses mesmos blogs refletirem se eles não são o Restart da Blogosfera?


Originalmente produzi esse texto para ser postado como convidado do blog CorvoLouco 
,mas achei conveniente posta-lo também por aqui!
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Brother, grandes site realmente ocuparam seu lugar ao sol por mérito. Mas é muito difícil obter todos os dias um conteúdo 100% original. Falo com propriedade, pois apesar de ter 2 colaboradores e produzir material inédito, há momentos em que as dificuldades são enormes. Postar - vez ou outra - material interessante de um site é até legal, apesar de concordar integralmente com você quando diz que apoiar quem já não precisa de apoio é apelação. É algo mais ou menos como pedir apoio, uma esmola. Um blog deve apoiar e ter parceiros em um status similar, tal como foi dito.
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todos os seus pontos Franz, porém até mesmo na hora de reproduzir material de outro blog, ainda assim é interessante procurar fazer isso com o conteúdo de blogs menores que precisam mais dessa divulgação, alem de ser uma forma de manter seu conteúdo semi-inédito já que o material não é de um blog consolidado.

    ResponderExcluir
  3. Meu blog é apenas literário. Nele posto pequenos contos, crônicas e outros tipos de textos escritos apenas por mim. Nunca fiz promoções ou o tal "Link da Semana", embora deva ser interessante.

    ResponderExcluir
  4. Maldito e Jefferson, as dificuldades sempre existirão, principalmente para quem procura trazer um conteúdo relevante e inédito. Jefferson, uso promoções não só como forma de atrair público (e por que não?), mas também como ferramenta para divulgar cultura (sorteio de livros).
    Quanto às parcerias, elas são extremamente válidas para os blogs pequenos, já que ambos tem a oportunidade de crescer juntos. Um exemplo de resultado positivo deste tipo de parceria: o MRG (matando robôs gigantes) e o Jovem Nerd que continuam colaborando entre si até hoje...

    ResponderExcluir
  5. O que você disse esta perfeito, e quanto ao conteúdo inédito, é realmente difícil gerar 100 inédito, porem tento 80% faça o máximo, abra espaço para leitores participar. O Mancogeek fez isso e hoje temos colunas de conteúdo próprio geradas por ex leitores. e quanto a união dos "menores" contem conosco do manco

    ResponderExcluir
  6. Certa vez abri meu espaço para parcerias, mas só me apareceram blogs muito diferentes do meu. Mas parceria com certeza é algo que ajuda muito na divulgação.

    ResponderExcluir
  7. Blog é uma coisa comum hj em dia. Ás vezes acho que é comum demais. Todo mundo tem um. Não importa quantidade ou conteúdo, o importante é ter um blog. Não no geral, claro. Mas muitos blogs literários de hoje em dia são de pessoas que leram 2 livros na vida e querem entrar na modinha. Existem muitos blogs com ótimo conteúdo, o negócio é saber filtrar.

    ResponderExcluir
  8. Já li bem mais que dois livros e posso provar, rsrsrsr

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post. Apesar de a pouco tempo no mundo da blogosfera. Sou totalmente da mesma opinião. Uma das medidas que tomamos para ter um conteúdo autoral na maior parte do tempo. Foi abrir espaço para Colunistas. E tivemos um ótimo resultado

    ResponderExcluir