segunda-feira, 19 de março de 2012

'Heleno- O Príncipe Maldito',... alem do filme

Artista da bola, diamante branco, o craque-galã. Estes são alguns dos apelidos dados ao maior ídolo do Botafogo antes de Garrincha. Inteligência, carisma e talento que conviviam com um temperamento explosivo, a vida boêmia e o vício das drogas. A história de Heleno de Freitas virou livro e agora vai parar na telona, no filme "Heleno", dirigido por José Henrique Fonseca.
Heleno era formado em direito, tinha pinta de galã e adorava frequentar os bailes da alta sociedade carioca, que vivia uma época efervescente. Foi o primeiro craque-celebridade do futebol brasileiro. Quando entrava no salão de alguma festa, era ovacionado por todos. O jornalista e autor do livro "Nunca houve um homem como Heleno", Marcos Eduardo Neves, compara a personalidade dele com outros jogadores:

- Era um futebol de um Romário, um temperamento de um Edmundo, era elegantíssimo como Falcão, bonito como Kaká. E ele era doutor, como Tostão e Sócrates - explicou o escritor.

Lembrado pelo temperamento explosivo, Heleno nasceu em São João Nepomucemo, Minas Gerais, e iniciou a carreira no Fluminense. Mas foi no Botafogo que se destacou e conseguiu chegar à Seleção Brasileira. Também jogou no Vasco, Santos, América, Júnio Barranquilla-COL e Boca Júniors-ARG. Elegante, boêmio e mulherengo, Heleno acabou vítima do próprio estilo de vida. Ele morreu em 1959, aos 39 anos, num hospício de Barbacena, em Minas Gerais, em decorrência da sífilis, uma doença que, se não é tratada a tempo, destrói física e neurologicamente a pessoa.
O filme "Heleno" já está finalizado e correndo o circuito de festivais. Deve estrear nas salas de cinema ainda este mês.


Heleno e Garrincha
Disso você já deve estar sabendo, afinal 'Heleno- O Príncipe Maldito' tem sido o filme nacional mais esperado do ano. E claro que como maldito, e também botafoguense, eu não poderia deixar de anunciar esse lançamento aqui no blog. Mas para enriquecer esse post e torna-lo algo alem de uma simples repassagem de notícia, eu dei uma pesquisada prévia e acabei me deparando com uma pérola.


vídeo abaixo mostra um curta-metragem 'das antigas' que traça um paralelo entre a trajetória de dois dos maiores ídolos do futebol brasileiro, Heleno e Garrincha, mostrando claramente a diferença de personalidade entre ambos que de parecidos só possuíam a genialidade da bola e a glória de serem ídolos do Botafogo.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário