sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Família Corleone pode voltar as telas de cinema

No começo desse mês, chegou às lojas (americanas) a prequel de “O Poderoso Chefão“, intitulada “The Family Corleone“, escrita por Ed Falco e baseada em um roteiro para cinema não finalizado de Mario Puzo, criador da obra original.
A exposição do livro nas prateleiras só foi possível depois de uma batalha judicial ainda não finalizada entre a Paramount, estúdio que possui os direitos de filmagem dos livros originais, e a família Puzo, que possui os direitos dos livros. Um acordo foi feito entre as partes envolvidas, pois o contrato de Puzo com o estúdio exclui explicitamente os direitos quanto à literatura, porém a empresa não se considera derrotada e ainda lutará pelos direitos.
Uma declaração do advogado da Paramount, Richard Kendall, acendeu a chama da possibilidade de adaptação para o cinema da obra, caso o livro venda bem e “exista a vontade de fazer um filme“.
No livro, o ano é 1933 e a cidade de Nova York passa pelo período da Grande Depressão. As famílias que vivem do crime estão prosperando, mas coisas vão ficando cada vez mais complicadas e algumas delas podem chegar a um violento final. Enquanto os filhos de Vito Corleone estão na escola, apenas Sonny, o mais velho, sabe do verdadeiro negócio da família. E apesar dos esforços do pai em enviá-lo para uma faculdade, o que o garoto quer é seguir os passos da profissão do pai.

Particularmente eu já ficaria muito feliz e satisfeito, caso alguma editora demonstre interesse em lançar uma versão traduzida deste livro aqui no Brasil. Mas é claro que a possível produção de um filme usando o universo mafioso de Puzo como plano de fundo e o inesquecível Sonny Corleone como protagonista, me agrada tanto quanto assusta. Talvez o tipo de narrativa que consagrou a trilogia do Poderoso Chefão não caiba mais na linguagem do cinema atual, e eu ficaria decepcionado se descaracterizassem esse clássico com cenas de ação, só para corresponder a expectativa do mercado atual.
Outro problema imediato seria a escolha do elenco, mas acho que com uma boa peneirada nos atores da serie Sopranos, dá pra tirar grandes medalhões à altura desses papéis.
.
Se você curte o estilo 'Mafia' e que conhecer outras coisas sobre o tema, recomendo o conto 'DIA DE PAGAMENTO - Um conto da Máfia', a crônica 'Filho da Mafia', e o livro 'Mais escuro que a Meia-Noite'.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. As adaptações dos livros envolvendo a 'família Corleone' morreram com Marlon Brando. É impossível fazer algo relacionado ao 'Godfather' sem tê-lo em cena, além do fato do envelhecimento dos atores. Espero que não seja feita nenhuma nova adaptação e que a trilogia original se mantenha única, sem nenhuma interferência que só visa o lucro.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário do autor acho que uma adaptação para a cena atual seria uma atual descaracterização do que afinal foi o marco de Poderoso Chefão o elenco cotado tambem seria uma coisa a ser bem trabalhada mas como dito com uma boa refinação...
    Mas em minha sincera opinião acredito que não deveria haver a continuação em filme, acho o que que marcou foi isso idade a época a cenário gangster.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário do autor acho que uma adaptação para a cena atual seria uma atual descaracterização do que afinal foi o marco de Poderoso Chefão o elenco cotado tambem seria uma coisa a ser bem trabalhada mas como dito com uma boa refinação...
    Mas em minha sincera opinião acredito que não deveria haver a continuação em filme, acho o que que marcou foi isso idade a época a cenário gangster.

    ResponderExcluir