quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mulheres - Charles Bukowski

Quando adquiro um livro novo de um autor que admiro, costumo deixar o exemplar descansar por alguns meses na prateleira antes de começar a leitura. É como se fosse um bom vinho que precisa de um certo tempo de ‘hibernação’ para que seja devidamente degustado. Dependendo do conteúdo do livro, você precisa estar no estado de espirito ideal para lê-lo. 
São coisas, ou manias, que se aprende com o tempo.

Acabei de agir assim com a edição de ‘Mulheres’ do inoxidável Charles Bukowski lançado pela L&PM. Pra quem já conhece o trabalho desse velho safado, o cenário não tem novidade, mostra Chinaski, seu álter ego alcóolatra e viciado em corridas de cavalo, tentando sobreviver batalhando seu dinheiro honesto com sua escrita. O que muda nesta obra são as dezenas de mulheres que entram e saem de sua vida, sempre deixando estragos dos mais variados. Nesta parte da vida, Henry já é considerado um escritor consagrado entre o underground e tenta conciliar a consequência desse sucesso com o seu excluso estilo de vida. 
Claro que para narrar toda essa ‘pouca vergonha’ Bukowski não poupa um palavrão sequer do seu vocabulário baixo. E sabemos que é exatamente isso que faz dele o grande artista que é.
'Katherine ficou mais uns quatro ou cinco dias. Já estava no seu período fértil do mês e era arriscado trepar. Eu detestava camisinha. Ela comprou uma espuma anticoncepcional. Nesse meio tempo a polícia achou meu fusca… Mandei rebocá-lo até uma oficina de HollyWood…'

A parte mais vibrante deste tipo de leitura é ver como as passagens do livro funcionam também como pedaços de uma possível biografia do autor, não deixando margem para outro alguém fazer esse trabalho nem após a sua morte.
Com certeza essa é uma das maiores obras de Bukowski. Também em tamanho. São mais de 300 páginas focadas em um tipo de putaria sadia que não se faz mais hoje em dia.

Se você quer conhecer um pouco mais de toda essa promiscuidade que envolve o universo desse que eu considero o meu autor favorito, clica agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar por uma bagatela.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :