terça-feira, 28 de agosto de 2012

Documentário relembra a cultura dos Fanzines

Você sabe o que é um Fanzine? Bom,... resumidamente falando, dos anos 80 até os meados dos anos 90 os fanzines eram basicamente o que os blogs são hoje em dia, só que com conteúdo. Eu mesmo fui um leitor e criador de fanzines durante uma grande parte da minha adolescência e até hoje carrego essas influências comigo. A maior prova disto é este blog onde até mesmo em seu designer eu tentei emular o estilo 'corta e cola' dos fanzines (palmas para quem já havia sacado isto antes de eu falar).

O fanzine é uma parte importante e essencial de qualquer cultura underground. Era através deles que conhecíamos bandas, textos, quadrinhos e ideias diferentes de todo o país, que jamais veríamos em nenhuma outra mídia de divulgação.
Se você leu este post até aqui, é bem provável que esteja mesmo interessado em conhecer um pouco mais dessa cultura,... e a melhor forma de absorver toda essa história, é assistir o documentário Fanzineiros do Século Passado - Capítulo 1, assim como qualquer fanzine que se preze, produzido totalmente de forma independente.
Se você ainda pensa que foi alguma webcelebridade que criou o conceito libertário de 'blog', vai ficar de cara no chão ao descobrir que a coisa é mais antiga do que parece e já foi bem melhor do que está agora.

Veja o documentário no vídeo abaixo:
Para não deixar o Fanzine morrer, o diretor Marcio Sno já se prepara para lançar o Capítulo 2 desta história, desta vez focando em toda a contribuição que esse tipo de publicação rendeu a serviço do Rock e da música independente em geral.

A exibição desta segunda parte já está marcada para acontecer no mês da cultura independente na Gibiteca Henfil no Centro Cultural São Paulo. Mais pra frente, divulgaremos mais informações sobre o evento aqui no fanzine blog.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário