segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O retorno da Pepa Filmes

Para quem não lembra, ou não conhece, vale a pena recordar que a Pepa Filmes foi formada por um grupo de jovens do underground carioca que imundaram a internet com dezenas de curta metragens ( e um longa) ao estilo trash entre 1996 e 2004, bem antes de toda essa moda vloggers, em um tempo que ainda nem sabíamos direito pra que serviria o tal youtube.
Sem pudor algum, já nessa época o pessoal da Pepa mesclava cenas do cotidiano carioca com ícones do cinema como guerreiros jedi, monstros espacias e outras cositas mais, produzindo clássicos que até hoje são cultuados nos guetos do Rio de Janeiro.

Bom, melhor do que falar é mostrar, então eu separei uma cena do longa 'Grajaú Soldiers vs. Coronel Cabelinho', que conta com uma participação especial, e virou um clássico na época. 
Veja no vídeo abaixo:


Eu que sempre curti o trabalho dos caras, confesso que passei os últimos anos me perguntando por onde eles andariam em meio a essa explosão de 'videos caseiros' na internet. Imaginei que com tanta porcaria sendo publicada pela rede, a criatividade diferenciada da Pepa Filmes viria bem a calhar.
E eis que nessa semana o caderno de cultura do jornal O Globo anunciou o retorno triunfal da equipe do Pepa que já inicia as filmagens de suas próximas produções.

Segue trechos da reportagem:
Sem muito alarde, em junho eles retomaram as filmagens do épico “Grajaú Jedi” — a história de três guerreiros jedis que caem do espaço no subúrbio do Rio — e desde então vêm postando as primeiras cenas no YouTube, para delírio dos fãs, órfãos de clássicos como “Coronel Cabelinho”“O incenso da discórdia” e “Bonde dus prei”. — A gente continua tosco. A diferença é que agora temos equipamento melhor, mais efeitos especiais, e vamos até contratar atrizes, se acharmos alguma que queira trabalhar com a gente — diverte-se Pepa, lembrando que o grupo só parou de produzir por falta de tempo, mas que agora, em parceria com a produtora Studioprime, “está até pensando emcrowdfunding”.
Amigos de bairro, o grupo começou a fazer filmes experimentais na adolescência, com uma câmera VHS, usando como cenário o playground de Pepa. Os curtas começaram a circular em cópias caseiras, cineclubes, locadoras e logo os meninos chegaram a trabalhar com alguns fãs declarados, como Marcelo D2 e Rogério Skylab.
Agora o jeito é aguardar pelo retorno desses Jedis cariocas, para novamente tomarem de assalto o grande vácuo que deixaram no youtube.
Antes de terminar esta aresta, acho que ainda vale um destaque para o grande 'Cara de Cavalo' que de personagem secundário dos filmes produzidos pelo Pepa, acabou virando uma espécie de figura folclórica do Rio de Janeiro, fazendo participações especias em shows e gravações dos rappers Deleve e Marcelo D2 (ele e a equipe do Pepa aparecem no famoso clipe 'Qual é?!' de D2) alem de marcar presença em vários eventos do circuito carioca.
Portanto, para finalizar, separei mais um trecho do longa onde a marcante aparição de Cara de Cavalo rouba a cena, acompanhe no vídeo abaixo.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário