segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Canto da Sereia, um noir baiano

Quem ainda acha que o detetive de um romance policial tem que ser aquela figura misteriosa, com barba por fazer, chapéu, sobre-tudo e problemas com alcoolismo,... ou está vivendo em um passado remoto, ou é muito influenciado pelo o que é feito pelos gringos.
E para quebrar todo esse paradigma, lhes apresento o livro O Canto da Sereia do grande Nelson Motta, que na forma de um 'noir baiano' nos conta a resolução de um crime que contém todos os ingredientes há ser desvendado por uma mente brilhante como a de Sherlock Holmes. Mas nas ruas do Pelourinho, em Salvador, é o investigador particular (e jornalista nas horas vagas) Augustão que segura a bronca, um moreno de cabelo rasta e cheio de 'axé' que para resolver seus casos, prefere recorrer a serenidade de um baseado.

Esta aí um livro que cumpriu sua proposta e manteve o 'culpado' em suspense até o final. Sua trama foi tão bem construída, que em nenhum momento durante a leitura eu tive se quer coragem de arriscar um palpite e correr o risco de acusar injustamente algum personagem de assassinato.
"Nunca se viu nada parecido na Bahia. O assassinato da musa do carnaval, em plena terça-feira gorda, eletrizou Salvador – quem teria motivos para matar a linda Sereia, que aos 22 anos se tornara uma estrela exuberante do pop nacional? A princípio ninguém, mas a lei do suspense clássico também vigora nesta trama de belos e misteriosos cenários baianos.Incluindo o mordomo, são todos suspeitos: os produtores artísticos, a fiel empresária, o compositor dos hits de Sereia e a mãe de santo mais poderosa da Bahia."
É muito fácil, e até prazeroso, identificar-se com o cenário escolhido por Nelsinho onde é 'quase que normal' esbarrar em personalidades famosas da música baiana, como Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Carlinhos Brown e tantos outros. Eu que nunca estive na Bahia (um dia eu vou, nego) terminei esta leitura gabaritado para subir a ladeira com meu patuá. 
Quem conhece o background do autor, sabe bem que ele tem toda a propriedade para transitar no cenário musical nacional, e conhece os bastidores do show-biz como ninguém, o que contribui, e muito, para a formação dessa narrativa.
Já faz um tempo que eu tenho lido notícias sobre a possibilidade de O Canto da Sereia virar uma minissérie com a assinatura da Globo Produções, acho até que o roteiro já foi desenvolvido, resta agora saber para quando seria esse suposto lançamento.

Veja também O 'Canto da Sereia' pode marcar uma iconoclastia baiana na Rede Globo

Se você quer sair na frente e descobrir 'quem matou Sereia' sem ter que esperar a adaptação para a TV, clique agora no banner abaixo da Saraiva e compre o seu exemplar.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário