sábado, 20 de outubro de 2012

Conheça o jogo didático 'Baralho Narrativo'

Criatividade, todo aluno tem; o que falta é o incentivo certo para fazê-lo colocar as cartas na mesa. E foi sabendo disso o Rogério de Mello, que é professor de língua portuguesa e coordenador do projeto OPERA, desenvolveu o Baralho Narrativo.
Esse baralho apresenta vários elementos dentro de um tema, como personagens, cenário e evento, e a classe sorteia quais dessas cartas farão parte de sua narração.
Muitas vezes, os alunos ficam mais empolgados com algumas cartas que não foram sorteadas, e como a regra do jogo diz apenas que os elementos sorteados devem fazer parte da trama, nada o impede que ele enriqueça ainda mais a narrativa com suas inclusões.
Segundo o autor, essa ferramenta didática foi utilizada com sucesso em várias turmas escolares, resultando em mais do que redações: Alguns alunos fizeram fanzines com suas histórias e outros até divulgaram suas criações na internet no blog do Baralho Narrativo.

Além do tema "Medieval Fantástico", que aborda as histórias mágicas e heroicas dos contos de fada, foi lançado recentemente o 'Baralho Narrativo: Mistério', que apresenta várias peças para um bom conto de terror e suspense.
E se você quiser algum novo tema, ou quiser colaborar com algum novo elemento, o Professor Rogério se propõe a desenvolver ainda mais temas para esta ferramenta pedagógica; é só entrar em contato no próprio site.

Qualquer professor que quiser utilizar esse material pode pesquisá-lo no site da Confraria dos Observadores, lá o autor disponibilizou não só as instruções de utilização do Baralho Narrativo como também as próprias cartas para download gratuito.
Porém, se o interessado quiser esse baralho pronto, plastificado, e com verso impresso (para diferenciar as cartas de personagem, destaque, aventura, etc), ele pode comprar uma caixa do Baralho Narrativo no próprio site, com a segurança do pagamento feito pelo Bcash pela bagatela de R$ 13,00.
Vale a pena conhecer esse excelente trabalho didático.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário