quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ao resgate da Sessão da Tarde de raiz - A Guerra dos donos do Amanhã

Expandindo um pouco o tema, mas ainda falando de filme velho, pedi espaço ao Maldito para reapresentar, nesse resgate da Sessão da tarde , o "A Guerra dos Donos do Amanhã". É uma das coisas mais geniais e mais imbecis já realizadas. É um péssimo filme de ação e ficção científica, que se torna um filme excelente se assistido como se fosse uma comédia besteirol dos anos 2.000.
Apesar da "liberdade de expressão inconsequente" que a Sessão da Tarde tinha nessa época, esse era um dos filmes proibidões da época, daqueles que de tão vergonhosos, passavam escondidos no corujão.
Talvez vocês tenham assistido o "Donos do Amanhã" (original: Class of 1984), que mostra uma escola pública tomada por delinquentes, onde os professores eram ameaçados de morte no primeiro dia e eram enterrados até o final da semana."A Guerra dos Donos do Amanhã" (original: Class of 1999) é uma continuação caricaturesca do primeiro filme.

Na mesma escola, a violência ficou tamanha que, por medidas de segurança, a polícia NÃO ENTRA em uma área de 500 metros ao redor da escola (podemos concluir então que, no final do primeiro filme, decidiram adotar a pedagogia do amor, implantada pelo ex-secretário de educação Gabriel Chalita no sistema de ensino do estado de São Paulo). 

O caos é tamanho que, para entrar na escola, os "alunos" deixam suas armas de fogo na portaria, mas ficam com uma ficha para poder pegá-las de volta na saída.
Para ter uma ideia da genialidade da obra, apreciem esse vídeo abaixo com um trecho do filme:
Eis que surge uma empresa com uma proposta (é claro que a solução tem que partir de uma empresa privada. Como é que o poder público poderia fazer alguma coisa para resolver o problema?), e a solução para educar essa garotada são androides professores com programação completa de conteúdos pedagógicos e capacidade para descer o braço sem dó na molecada (molecada é modo de dizer, são todos marmanjos de 15 anos para cima).

Ao mesmo tempo que o filme é uma comédia absurda, ele mostra como, desde 1984, pessoas não tem a mínima ideia do papel do professor dentro da instituição de ensino, pois no meio do filme, os professores androides assumem o papel de vilões da história, sendo que toda essa situação de abandono e selvageria foi promovida pelos próprios administradores da educação pública e pelos alunos.
.
Apesar de tudo isso, o filme fez algum sucesso na época, e acabou até gerando uma sequência.

É um filme para se assistir de turma, apontando e rindo das situações absurdas do filme, e também para se assustar depois, entrando em uma escola e vendo que caminhamos para o mesmo fim
Infelizmente esta missão de resgate não foi foi um 'completo' sucesso, por assim dizer, e eu não consegui encontrar uma versão dublada ou com legendas do filme. Mas ainda assim você pode encontra-lo completo no youtube sem legenda CLICANDO AQUI , ou fazer o download do arquivo torrent CLICANDO AQUI.
dito pelo Roj M.G

Gostou de rever este clássico? Lembrou de mais algum filme marcante que gostaria de assistir? Conhece o link pra outro filme que merecia estar nas próximas sessões? Então deixe sua dica e sugestão nos comentários pra gente desenterrar a Sessão da Tarde de raiz.

Quer ver todos os filmes que já resgatamos nesta coluna? Então CLICA AQUI e curta algumas horas de nostalgia.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário