terça-feira, 13 de novembro de 2012

Arqueiro Verde, um herói subestimado

Se você curte quadrinhos, mas é daqueles que focam a leitura apenas nos personagens clássicos das grandes editoras, eu gostaria de chamar sua atenção para um ilustre coadjuvante que , se não está no panteão de grandes heróis da DC,provavelmente é porque ele não quis. 
Sim, estou me referindo ao oblívio Arqueiro Verde que muitas vezes é injustamente encarado apenas como um sidekick de luxo pela maioria dos leitores de HQs. 
Na verdade, até mesmo eu cheguei a pensar assim durante um bom tempo.

Meu fascínio pelo personagem começou quando comprei uma Action Figure do Arqueiro (Edição especial baseada nos traços do Alex Ross) em uma passagem pela Europa. Não posso dizer que este seja o preferido da minha coleção, mas certamente é um dos mais caro. 
Mas vocês podem ver o preço (em euro) bem justificado nos detalhes desta obra de arte (Ei,para um fã/colecionador , é sim!) nas fotos abaixo.
Aliás, essa é a Action Figure mais fotogênica que eu possuo em minha coleção.
Mas para prosseguirmos com este texto, e para que eu te convença da credibilidade deste herói, vamos conhecer um pouco mais sobre o seu background.
Arqueiro Verde, alter-ego de Oliver "Ollie" Queen, é um personagem de HQ do Universo DC, criado por Mort Weisinger e Greg Papp. Ele apareceu pela primeira vez na More Fun Comics nº 73 (1941).
Quando criança, Oliver idolatrava seu herói favorito: Robin Hood. Ele praticava bastante com arco e flecha. Ele ficou traumatizado quando acidentalmente matou um animal com uma flecha, e quando ele e seus pais estavam num safari e seus pais estavam para ser mortos por leões, Oliver, devido ao trauma, acabou hesitando em atirar nos leões, o que custou a vida de seus pais. Depois disso, ele foi criado por seu tio e herdou a fortuna e os negócios da família. 
O Arqueiro Verde usava flechas com várias funções especiais, como flecha-cola, flecha-luva-de-boxe, flecha-de-rede e outras coisas do tipo. Originalmente, a maioria de suas características eram inspiradas no Batman. Assim como ele, o Arqueiro Verde era um milionário, mentor de um jovem ajudante (Ricardito, ou Speedy no original) e policiava uma metrópole fictícia (Star City).

Durante vinte e cinco anos de sua carreira o personagem não foi muito significativo, mas no final dos anos 60, depois de perder sua fortuna, os roteiristas passaram a caracterizá-lo com um herói das ruas, que lutava pelas classes menos favorecidas (abandonando inclusive o uso de flechas especiais).
Como podem ver, aparentemente Oliver Queen possui um passado clichê e até normal demais para os padrões de um herói. Mas já que comparações entre personagens serão inevitáveis, vamos adentrar logo em algumas partes interessantes da formação desse herói...
seus inimigos:
Enquanto o Batman possui uma vasta gama de vilões conhecidos (alguns tão famosos quanto o próprio), O Arqueiro Verde insiste em dar uma trabalheira aos seus roteiristas que precisam criar um novo inimigo a cada nova saga que o herói participa, já que o Arqueiro não perdoa e flechada sem piedade na testa de seus desafetos, não dando chance para que haja fugas da prisão, vinganças particulares ou qualquer outro tipo de retorno dos seus inimigos (Com uma flecha cravada na cabeça fica difícil voltar até como zumbi).

sua vida afetiva:
O Arqueiro já flechou mais corações do que um cupido. Como Oliver Queen ele é tão cafajeste quanto Tony Stark, e uniformizado não perdoa nem as vilãs.
Sem contar que o romance descarado entre o Arqueiro Verde e a Canário Negro nunca permitiu que a masculinidade do herói fosse colocada em xeque! 

suas ações:
Vale destacar também a dramática participação do personagem na série Cavaleiro das Trevas (os quadrinhos originais, nada a ver com os filmes) onde ele tem um dos braços amputados pelo Superman para não poder mais usar o arco, e ainda assim detona o homem de aço com flechas de pontas explosivas de kriptonita.
Atualmente o Arqueiro ganhou uma serie de TV intitulada apenas de Arrow que tem feito jus ao valor do personagem. Diferente de outras series 'semelhantes' (como Smallville que sempre me pareceu uma espécie de Malhação com super poderes.), Arrow tem uma atmosfera pesada e uma pegada bem mais adulta, comparada até ao estilo dos filmes do diretor Nolan. A primeira temporada estreou recentemente e tá dando gosto de acompanhar.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário