quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como tornar-se um 'bom' Vilão

Sei que vai parecer estranho, mas nem todo mundo cresceu com essa fixação em ser o mocinho das histórias. Eu mesmo fui uma criança que sempre simpatizei muito mais com os vilões da minha época. Eles sempre tinham os trajes mais bacanas, as melhores garotas, as armas mais poderosas e na maioria das vezes eram bem mais inteligentes que os heróis. Os heróis, humpft,... sim, e o que eles tinham? Apenas um 'bom coração'? Grande coisa! A única batalha que pode ser vencida com essa vantagem seria uma guerra comercial entre açougueiros.
Além do que, vamos concordar que os vilões de antigamente queriam sempre a mesma coisa, a dominação mundial (no caso do Darth Vader, universal). E convenhamos que essa nem é uma ambição tão reprovável assim. Tem muito político por aí querendo o mesmo e não vejo ninguém pedindo a cabeça dos caras por conta disso.

Até hoje eu não me conformo com as injustiças cometidas contra o Esqueleto na serie animada do He-Man. O enredo sempre me pareceu uma história sobre um garoto com uma grave doença de pele (e outra pior ainda nas cordas vocais) que só queria voltar pra casa (O Castelo de Grayskull, as semelhanças são inquestionáveis) enquanto sofria um bullying vergonhoso de um bombadinho escroto e de sua turma de mauricinhos com cortes de cabelo da moda.
Qualquer um pode ser um herói, basta estar no lugar certo, no momento certo. Mas para ser um vilão é necessário muita dedicação, é quase que uma questão de vocação.
Repare que na maioria das histórias de aventura o herói sempre surge ,do nada, em meio aos populares. Já o vilão costuma ter seu passado contado e revistado desde a infância, mostrando que todo aquele 'mal' contido em seu interior não está ali atoa, e muitas vezes é algo que está alem do controle do próprio. Um bom exemplo é o filme Corpo Fechado onde se pode perceber nitidamente o funcionamento dessa 'teoria'.

Uma última coisa que denigre, e muito, a reputação de um 'bom' vilão, é ter seu excelente plano sabotado por alguma atitude estúpida de vilania 'clichê'. Algo que poderia ser facilmente evitado se essa 'corja do mal' seguisse a risca o Manual do vilão que você pode conferir no vídeo abaixo:

imagens retiradas do blog Vizinhança Zumbi
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário