quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Evento de lançamento do livro 'brinde noturno & outros poemas'

A Editora Multifoco convida todos os nossos leitores para o evento de lançamento do livro 'brinde noturno & outros poemas' do autor Thiago Nelsis, que ocorrerá no próximo dia 9 de novembro em Uruguaiana/RS.

Esta obra reúne uma seleção de poemas escritos por Thiago Nelsis nos últimos quatro anos. Detrás das metáforas escolhidas para ritmar os versos (definida por ele como uma “pintura de palavras”) o autor depositou a síntese de sua percepção como pessoa em relação a si e ao mundo em que vive. Embora trate de temas como o profundo isolamento da alma e das recorrentes desilusões da experiência, a temática essencial reside na busca incessante de viver, e de perceber a vida na sua forma mais pura. 
Trata-se de um registro pessoal, intimista e que, por isso mesmo pode ser uma ponte de contato profunda entre escritor e leitor.
'Na mitologia grega, as Benevolentes, ou as erínias, eram entidades encarregadas de lembrar ao homem seus crimes ocultos, sua pequenez, sua miséria espiritual e moral, e seu cinismo. Tinham caráter punitivo e o poder de condenar à morte aqueles que caíssem em sua desgraça.
Nem mesmo os deuses tinham o poder para interferir na decisão das erínias (Benevolentes).
A poesia de Thiago Nelsis é uma espécie de benevolência àqueles que disfarçadamente transgridem a ética, escudados pelo moralismo exacerbado. Basta tomar como exemplo os cantos profanos da baixa idade média, que em sua maioria eram compostos por monges devassos. Durante o dia empunhavam a cruz e, à noite, o tridente de Satã.
A poesia de Thiago Nelsis é como um punhal impiedoso dilacerando e fragmentando os desvãos sombrios da natureza humana.
É cruel? Não. É justa. E não há o menor vislumbre de condescendência.
A poesia de Thiago Nelsis é uma revelação.'
Miguel Augusto Santurio Ramos, ator.

Data: 9 de Novembro, às 20 horas
Local: Centro Cultural Dr. Pedro Marini 
Uruguaiana / RS
Sobre o autor:
Thiago dos Santos Nelsis, nascido em 15/06/1985, em Uruguaiana-RS, filho de Ernani Villela Nelsis e Ivone dos Santos Nelsis, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS em 2009.  Interessou-se pelas artes desde cedo e foi na poesia que encontrou sua verdadeira expressão.
Através de uma obra poética marcada pela linguagem mística, musical, cheia de símbolos e mistérios, o poeta penetra fundo na consciência humana e expõe o lado sombrio ou mesmo profano que há em todos nós – na mesma proporção em que apresenta também os apelos da alma em busca da elevação e do sublime.  
Situa-se entre a fé e a desilusão, a vida e a morte, a fragilidade do homem diante da magnitude do cosmos e a busca por um sentido oculto na existência de todas as coisas. 
O resultado é um conjunto de poemas marcado pela ambiguidade, o conflito e a dúvida, mas, principalmente, cheio de esperança humana.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário