segunda-feira, 12 de novembro de 2012

“O Que Pensa o Homem”, de Gabriel Gaspar, será lançado em Brasília

O escritor carioca Gabriel Gaspar lança em Brasília, no próximo dia 14, seu romance de estreia, “O Que Pensa o Homem”, publicado pela Desfecho Romances, selo da Editora Multifoco.
O evento será em um dos points literários dos mais tradicionais da capital federal – o Café & Bistrô Sebinho, que integra o projeto cultural da Livraria Sebinho, com 27 anos de estrada. Ou melhor, de leitura.

O lançamento oficial da obra pela editora, no Rio de Janeiro, dia 27 de outubro, em evento especial no Espaço Multifoco, na Lapa, atraiu muita gente interessada em novidades no cenário literário, e foi um sucesso de vendas – que o autor espera repetir agora em Brasília.
Gabriel Gaspar, 27 anos, é oficial do Exército e escreveu por quase uma década antes de se considerar pronto para publicar a primeira obra. Nessa publicação de estreia, ousou abordar logo de saída um tema tão inquietante quanto polêmico para a espécie humana: será mesmo a existência obra de algo divino, deus existe e, caso sim, faz alguma diferença na nossa trajetória? Como pesa a solidão do ser um humano no mundo de hoje, como cada um lida com a dor, o amor, a inveja, a fuga para a religião, o deixar de existir que isso traz? Conseguiremos mesmo nos equilibrar na tênue linha entre a lucidez e a (in)sanidade mental? 
Apesar de minha idade, ainda me lembro muito bem de meu nascimento. Surgi da mente de um Homo Sapiens, muito parecido com você, que está segurando esse livro agora. É bem verdade que muita coisa mudou desde então (...) Mas, internamente, essencialmente, o ser humano ainda é exatamente o mesmo desde então. 
Na verdade, instantes antes de mim, nessa mente perturbada e doente, diferente das de seus irmãos, só existia o medo e o horror. Meu embrião virulento já existia naquele crânio, embora ele não conseguisse encontrar-me. Aquela pobre criatura estava prestes a entrar em colapso. Seu cérebro havia alcançado um grau de desenvolvimento que nenhum outro animal jamais sonhara. Sua capacidade de raciocínio permitia-o prever o futuro com relativa precisão e com um mínimo de antecedência. Era não apenas um animal que se alimentava e se reproduzia, mas também um animal que pensava. E essa incrível habilidade, além das vantagens óbvias para a sobrevivência desse novo animal, já estava trazendo também problemas gravíssimos. Surgia o primeiro animal que tinha certeza de sua morte.
Trechos como os acima de “O Que Pensa o Homem”, com impressões, pensamentos e até pequenas confissões vindas de deus, permeiam e costuram a curiosa história de George Perone, que depois de um acidente passa a ser objeto de estudo de dois médicos, Vincent e Gabriel. Eles lhe propõem um tratamento experimental - no mais absoluto sigilo, por ir contra a ordem acadêmica vigente -, com a desculpa de amenizar as dores crônicas de sua perna lesada. 
Porém, na verdade, intencionam mesmo é perscrutar a sua mente.

Dia: 14 de novembro
Hora: 18h30min
Endereço: SCLN 406 - Bloco C - loja 44
Acesse o Site do Sebinho 
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário