terça-feira, 22 de janeiro de 2013

'3 irmãos de sangue' - um documentário sobre Betinho, Henfil e Chico Mário

Durante esses mais de 500 anos de existência sabemos que o Brasil já foi berço de alguns grandes gênios. Poucos, é verdade, mas ainda assim personalidades admiráveis. E qual seria a possibilidade de três dessas pessoas talentosas nascerem em uma mesma família do interior do estado de Minas Gerais em um país capitalista, pobre e subdesenvolvido como o nosso Brasil do século passado?
E se eu te disser que por mais raro e contraditório que possa parecer, curiosamente isso aconteceu durante algum alinhamento cósmico interplanetário, dando origem a três irmãos de 'sangue de barata' que surgiram no Brasil justo quando o país mais precisava de pessoas dessa estirpe? Se você tem mais de 30 anos e possui um pingo de cultura e cidadania nacional, deve ter sacado que estou me referindo ao grande sociólogo Betinho, o músico Chico Mário e o humorista e cartunista Henfil.
Caso você não tenha ideia de quem são essas pessoas, não precisa se sentir mal com isso. É só o veneno do sistema agindo e anestesiando sua mente para fatos relevantes do passado e deixando bastante espaço vazio a ser preenchido com o lixo fútil do presente. A prova disso é que quando fui pesquisar na interner sobre esses três irmãos notáveis para a história da cidadania nacional, encontrei uma maioria de notícias totalmente irrelevantes.
Ao pesquisar sobre o Betinho (ativista dos direitos humanos e indicado ao Premio Nobel da paz de 1994), só me aparecia notícias e imagens de um jogador de futebol que eu nunca ouvi falar. A prova disso é que ele jogou no Palmeiras.
Ao pesquisar sobre seu irmão Henfil (quadrinista, jornalista e escritor), só me apareceu propagandas de um tal cursinho pré-vestibular que promete condicionar os alunos como um gado que não sabe a força que tem.
E por último pesquisei sobre o outro irmão Chico Mário (músico e compositor), já esse eu achei referências ao seu trabalho com facilidade. Talvez pela sua obra musical ser em maioria instrumental e com letras de protesto, algo pouco praticado hoje em dia.
Mas assim como a personagem Graúna de Henfil, eu vi uma esperança quando encontrei o documentário '3 Irmãos de Sangue' de 2006 com direção de Ângela Patrícia Reiniger e roteiro feito por ela em parceria com Cristiano Gualda
Mais um desses trabalhos extraordinários que, sabe-se lá porque, não chega facilmente até o grande público. Quem quer consumir esse tipo de cultura tem que peneirar, e peneirar muito, atrás de algo que preste. Já que porcaria eles insistem em jogar toda hora em nossas faces.

Estão estou disponibilizando o documentário completo aqui no blog, para que você não tenha mais desculpas esfarrapadas para justificar as porcarias que você compartilha na internet,... agora senta aí e assista o vídeo. Te garanto que ao final da exibição, você irá se sentir um cidadão bem mais completo.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário