domingo, 3 de fevereiro de 2013

'Resistir é Preciso', um resgate a imprensa de resistência no Brasil

Nem sempre o povo reclamou da mídia nacional, houve de fato um tempo em que a mídia nacional reclamava pelo povo. 
Mas isso é coisa do século passado, em uma era em que imperava a censura ditatorial e para burlar essas imposições, os verdadeiros jornalistas e artistas brasileiros tinham que 'rebolar' para poder se expressar. Bem diferente de hoje em dia onde eles se expressam rebolando.
Mesmo em uma período regido por cacetétes, torturas e muita repressão, paralelamente a essa mancha em nossa história, o Brasil também viu surgir uma safra incrível de intelectuais da época que contrariaram a típica fama de acomodado do brasileiro padrão, e simplesmente resistiram. E para isso contavam apenas com suas ideias, muita coragem, e uma rústica forma de difusão escrita, o jornal. Dando origem a diversos 'folhetins' que tinham como principal característica a inteligencia surpreendente de seus idealizadores na hora de driblar a temida censura.

E agora que gozamos de tanta liberdade e facilidade de comunicação é meio angustiante ver como essas ferramentas preciosas, conquistadas a custo de muito sangue, suor e lágrimas, hoje em dia são tristemente desperdiçadas ou até mesmo mal utilizadas.
O resgate dessa imprensa de resistência é o tema do projeto 'Resistir é Preciso' que procura traçar o trajeto da imprensa brasileira que combateu e resistiu a ditadura militar na clandestinidade, no exílio, e como alternativa, nas bancas.

A iniciativa é do Instituto Vladimir Herzog que acompanhou o depoimento de 60 protagonistas dessa história impressa, conhecendo em detalhes as publicações que consumaram esta resistência como jornais clandestinos feitos no exterior pelos exilados da ditadura.
É tanto material colhido que o projeto já rendeu diversas ramificações como livros, DVDs e coletâneas, e nem daria para englobar tudo neste texto. Então CLIQUE AQUI e conheça o site do 'Resistir é Preciso', lá você vai encontrar um vídeo enorme com a apresentação do projeto alem de diversos testemunhos dos 'sobreviventes' desta parte do nosso passado,... Já que na resistência do presente, o DpM ainda é um dos poucos entrincheirados na linha de frente.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário