domingo, 7 de abril de 2013

Bibliotecas improvisadas nos pontos de ônibus do Rio de Janeiro

Não faz muito tempo que falamos aqui sobre o projeto Little Free Library, a pequena biblioteca grátis criada como um engenhoso incentivo comunitário a leitura. Na mesma postagem, com nossa característica ironia , deixamos no ar uma questão sobre o fato do projeto ter se expandido por todo o mundo, ganhando unidades até mesmo na África, mas ainda sem uma única representação em toda a América Latina.

Porém, foi justamente nos comentários deste mesmo post que começamos a ver uma luz no fim do túnel, quando uma leitora apontou que já existe sim uma dessas maravilhosas Mini Biblioteca em terras tupiniquins, clique aqui para ver a foto.
Viu como é importante e enriquecedor quando vocês deixam a preguiça de lado e resolvem usar a ferramenta de 'comentários' de um blog?
Agora me chega a notícia que alguns jovens cariocas se organizaram para iniciar um projeto bem semelhante que já começa a ser notado em alguns pontos de ônibus da Zona Sul do Rio de Janeiro. São as chamadas 'Bibliotecas Itinerantes', onde caixotes de feira foram improvisados como estantes de livros que estão disponíveis para serem lidos e trocados gratuitamente pelos usuários de transporte público.
Os mais de 100 livros iniciais do projeto 'Troque 1 Livro' foram basicamente doados por amigos dos idealizadores, e entre títulos de autores nacionais e internacionais, os caixotes também abrigam contos infantis e escolares.
“Sabemos que na França e na Alemanha existe esse conceito de livros nos pontos de ônibus, mas lá não tem essa ideia de trocar, que é o mais legal do projeto”, diz o arquiteto e urbanista Hugo Rapizo, 28, um dos autores da iniciativa.
No primeiro dia do projeto, dez pontos de ônibus receberam as bibliotecas improvisadas, e os criadores já tem planos para que ele se expanda para a Zona Norte e Subúrbio da cidade.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário