sábado, 20 de abril de 2013

Como ler feito uma criança novamente

Você lembra como era o seu contato com a leitura quando criança? Passar na biblioteca da escola para escolher uma nova aventura semanal a ser vivida, ou até mesmo ouvir atentamente alguém ler uma história em voz alta enquanto você olha espantado para as imagens nas páginas, harmoniosamente impressas junto com aquelas centenas de palavras.

Mesmo que você seja um ávido leitor, agora, não há como negar que a leitura não é mais tão empolgante quanto era naquela época de descobertas. Quando praticamente tudo era 'algo novo' para sua mente aguçada. 
Felizmente, essa magia não se foi, só deixou de ser cultivada. 
Abaixo você vai encontrar cinco maneiras interessantes de estimular o seu 'infante' interior, e fazer com que a sua próxima leitura seja um pouco mais excitante,... Lendo feito uma criança novamente.

1. Leia um capítulo por noite antes de dormir. Em vez de se sentar por horas e perder um tempo para ler metade de um livro, tente torná-lo um ritual noturno lendo um (sim, apenas um) capítulo antes de ir dormir. Alem de te passar  uma nova visão sobre "tempo de leitura", você também vai apreciar o livro muito mais quando tiver que esperar pacientemente para ver o que acontece.

2. Leia sob os cobertores (e não se esqueça da lanterna). Espere até que já tenha passado da hora de dormir, enterre-se em todos os cobertores que você pode encontrar ao redor da casa, e ligue uma lanterna (embora, vamos ser honestos, você provavelmente vai usar a luz de seu smartphone). Você está quebrando as regras! Você está vivendo perigosamente! Você está lendo!

3. Leia um livro com ilustrações. Um dos destaques de livros infantis é que eles estão cheios de ilustrações. Claro, como amantes de livros, adoramos a palavra escrita, mas quem não gosta de ver algumas fotos? 
E não se preocupe. Alguns livros de gente grande, como você, tem imagens também. 

4. Leia um livro e depois conte a alguém sobre isso. Lembra do tradicional dia de mostrar e contar na escola? Se você gostou do último livro que leu, por que mantê-lo para si mesmo? Tweet sobre isso! Envie aos seus colegas de trabalho, e que eles saibam! Esse livro incrível é um segredo delicioso e você sabe que você quer conversar sobre ele.

5. Leia um livro que exija que você faça alguma coisa. Livros de atividades, (como o clássico Manual dos Escoteiros Mirins) eram um sucesso entre a molecada em uma época sem internet, e não há nenhuma razão para que a diversão pare agora. Suas oportunidades são infinitas, todas esperando por você nas páginas de um livro.

Uma adaptação das dicas da agente literária canadense Maria Vicente
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Item 6 — leia o mesmo livro mais de uma vez.

    Como os livros eram fininhos dava pra fazer quando criança né... Eu pelo menos li várias vezes "a menina e o pássaro encantado"... Agora tem muita coisa ainda pra ler por aí para fazer isso. De qualquer forma, vai que tem um corajoso... Rsrs

    Adorei o post!

    ResponderExcluir