segunda-feira, 15 de abril de 2013

'Fragmentos de dois escritores', documentário apresenta registros perdidos de Nelson Rodrigues

Ano passado comemorou-se o centenário do incrível Nelson Rodrigues, e dentre todas as homenagens rendidas em vários pontos culturais do país, um grande achado chamou a atenção dos admiradores do 'anjo pornográfico'. Trata-se de do documentário 'Fragmentos de dois escritores' produzido em 1968, patrocinado pelo Consulado Americano, e dirigido pelo dramaturgo João Bethencourt que faleceu em 2006 lamentando a suposta 'perda' desse material.
O registro foi localizado no arquivo nacional do EUA e apresenta uma 'dobradinha' com um pouco da rotina, e entrevistas, do dramaturgo norte-americano Edward Albee (autor de Quem tem medo de Virginia Woolf), e do nosso inesquecível Nelson Rodrigues.
As cenas foram consideradas valiosas, não só pelo seu tempo no ostracismo, mas principalmente por apresentar um Nelson ainda saudável, ágil, e ativo, uma imagem bem diferente dos poucos registros existentes hoje em dia, que exibem o jornalista já bem debilitado pelas doenças que viriam causar a sua morte.

A narração do curta alterna entre inglês e português acompanhando seus devidos protagonistas, mas acho que o contraste maior fica mesmo por parte das imagens que vão da New York cinza de Albee, ao Rio de Janiro cheio de corpos seminus de Nelson Rodrigues, onde o autor é mostrado escrevendo suas crônicas de pijama na intimidade do lar.
O documentário, dividio em duas partes, pode ser assistido na integra nos videos abaixo:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário