sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pode devolver o seu Kindle, porque o futuro da leitura é o Electrolibrary

Parece que a esperada batalha entre os livros impressos e os virtuais dos leitores digitais já está prestes a acabar, antes mesmo de começar. 
Enquanto o assunto fermenta esse intenso conflito entre gerações de leitores, o jovem Waldek Wegrzyn, estudante da Academia de Belas Artes da Polônia, iniciou um ambicioso projeto que surpreendentemente une as duas 'modalidades' de leitura em uma forma totalmente inovadora de apreciar um bom livro.

O Electrolibrary é aparentemente um exemplar comum como outro clássico qualquer, porém suas folhas de papel se conectam com um computador para que possa ser usado como interface no PC. O livro pode ser lido como qualquer outra obra, mas quando conectado ao computador via USB, ao folhear as páginas o leitor pode navegar através de um site, visualizando informações adicionais, cotações, vídeos e animações apropriadas para a página atualmente aberta.
O conteúdo do livro-protótipo é a tese de diploma Waldek que visa discutir o fenômeno de um livro como uma interface. O texto contém várias referências a diversas obras, mas a grande inspiração é o manifesto "A topografia da tipografia", publicado em 1923 pelo designer gráfico El Lissitzky, que também influenciou o design do livro.
Para que isso funcione, foi utilizado placas de desenvolvimentos teensy escondidas na capa, e um conjunto de circuitos feitos de tinta condutora, impressa com o método de serigrafia. Isso lhe permite detectar qual página está aberta, e também adicionar elementos sensíveis ao toque para as ilustrações. O livro emula um teclado e se comunica com o código javascript do site, sem necessidade de software adicional
Ou seja, não se anime tanto com a compra do seu Kindle novo, porque logo logo ele estará tão defasado quanto você julgava estar os exemplares impressos!
Veja no vídeo abaixo todo o processo de criação do Electrolibrary e o seu funcionamento.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário