domingo, 28 de julho de 2013

Ao resgate da Sessão da Tarde de raiz - 'O Enigma da Pirâmide'

Hoje em dia lidamos com tantos filmes, series e versões de um personagem fascinante como o famoso detetive Sherlock Holmes, que a gente até esquece que um dia ele já foi apenas um jovem curioso criando caso no colégio onde conheceu seu inseparável companheiro Watson e solucionou seus primeiros crimes. Acha difícil acreditar? Pois saiba que essas aventuras também já foram parar no cinema, e foi parte integrante da antiga Sessão da Tarde dos anos oitenta.
Muito antes de saber quem era Holmes, sua origem literária, ou qualquer coisa sobre seu criador Conan Doyle, eu já me divertia muito com o clássico 'O Enigma da Pirâmede' (Young Sherlock Holmes, 1985) e sua fascinante produção assinada pelo mago Spielberg. Um verdadeiro espetáculo para a época.
Apesar de possuir uma cadencia totalmente diferente dos filmes contemporâneos e uma proposta distinta da de outras histórias do detetive, o enredo de  'O enigma da Pirâmide' é capaz de envolver o telespectador em mais mistérios do que qualquer sucessor moderno. 
O desprendimento dos clichês e preocupação com um bom roteiro fica claro com a morte da mocinha, já pontuando ali o mau augúrio que sempre acompanha Sherlock Holmes e respinga em todos a sua volta.

Uma passagem que certamente marcou a minha infância, foram os cânticos estilo 'gregoriano' entoados no filme por seguidores de um culto sombrio. Durante anos aquela música sinistra me fascinou, e certamente alimentou meu gosto por Carmina Burana, Enigma, e outros sons similares.
Eu realmente não sei dizer porque esse filme foi limado das nossas inocentes tardes. Tive o prazer de revê-lo para escrever esse texto e não encontrei nada que o desabonasse ou que o tornasse impróprio para os padrões éticos atuais. E apesar de já ter quase trinta anos, seus efeitos especiais são tão leves que passam tranquilamente hoje em dia.
E apesar de todo esse carisma e pontos a favor, curiosamente ele raramente é relembrado, citado ou mesmo comentado no honroso currículo de Spielberg.

Esse nosso resgate foi um sucesso absoluto, e como tal, conseguimos encontrar o filme com dublagem original e com ótima qualidade no youtube, pode reunir a molecada para assistir sem medo e mostrar a eles como se fazia um excelente filme usando apenas uma boa ideia.
Veja abaixo:
Gostou de rever este clássico? Lembrou de mais algum filme marcante que gostaria de assistir? Conhece o link pra outro filme que merecia estar nas próximas sessões? Então deixe sua dica e sugestão nos comentários pra desenterrarmos a Sessão da Tarde de raiz.

Quer rever todos os filmes que já resgatamos nesta coluna? Então CLICA AQUI e curta algumas horas de nostalgia.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Eu assisti esse filme há pouquíssimo tempo. Nem sabia que existia. Morri de rir com a cena em que a garota se joga na frente de Holmes para protegê-lo de um tiro!

    ResponderExcluir