segunda-feira, 14 de outubro de 2013

7 Maneiras de organizar sua estante de livros

Não sou o tipo de pessoa obcecado por organização, mas eu entro na regra de que 'toda regra tem sua exceção' quando o assunto são meus livros. Por mais que, as vezes, pareça que passou um ciclone tropical pelo meu apartamento, minha estante de livros sempre permanece intacta tornando-se uma referencia impecável de organização em meio ao caos produzido.
No momento, meus livros estão organizados por tamanho, e apesar de ser a maneira mais óbvia de se fazer isso, existem outras. E até quem leve essa 'arte' a um nível profissional, como descrito por Jacques Bonnet no livro 'Fantasmas na Biblioteca'.
Bem, abaixo você encontrará sete maneiras diferentes de organizar sua prateleira, escolha uma e coloque seus livros em exposição.

1. ABC : Este é o método mais comum de organizar seus livros, uma vez que reproduz perfeitamente o sistema usado nas livrarias. Ainda assim, há muitas opções para uma biblioteca caseira. Você pode organizar as obras por nomes, apelidos dos autores, ou organizar pelo título do livro (para aqueles momentos em que você não consegue lembrar quem escreveu o quê).

2. Codificados por cores : Como a opção acima, este método oferece muitas variações. Transforme a sua estantes em um arco-íris gigante ou misture e combine as cores de acordo com a decoração da sua casa. Toda uma prateleira de lombadas pretas e brancas pode dar um visual ousado. E uma seção dedicada a cores brilhantes e neon certamente será notada por seus convidados.

3. Editora : Embora esta seja, muitas vezes, uma opção para aqueles que trabalham no mercado editorial, muitos leitores casuais podem não ter considerado os benefícios da organização por editoras. Todos os seus livros técnicos da NovaTerra juntos. Ou uma fileira apenas com livros da editora Record. E exibir com orgulho sua coleção de livros independentes. 

4. Conteúdo : Esta é a maneira mais fácil de encontrar o que você está procurando. Não há necessidade de olhar através de todos os seus livros para decidir o que ler em seguida quando tudo é separado por assunto. Agrupe os livros de terror. Fantasia separada da ficção científica, por favor. Coloque todos os seus livros de poesia juntos para que você saiba onde ir quando precisar de uma leitura rápida.

5. Ordem Emocional : Organize sua estante com base em suas emoções. A próxima vez que o seu amigo lhe pedir uma recomendação de um livro triste, você poderá apontá-lo na direção certa. 
Rótulos sugeridos: Livros que me fazem chorar. Livros que me fazem rir. Livros que me fazem querer quebrar coisas. Livros que me trazem nostalgia.... E por aí vai

6. Poesia Dorsal : Use a poesia para elevar sua organização para um outro nível. Torne-a um jogo criativo usando os títulos para formar versos e frases. Assim, cada prateleira poderá contar uma história.

7. Estilo Secreto : Vire as lombadas para trás e mantenha o mistério das suas obras. Assim você poderá escolher a sua próxima leitura de forma aleatória, ou emprestar livros aos amigos também dessa forma. Você vai sempre acabar descobrindo algo novo.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário