quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Jogos de tabuleiro inspirados em clássicos da literatura

Todo mundo sabe que a leitura é um ato absolutamente solitário. Praticamente, a arte de estar acompanhando, ainda que só. Sendo assim, o que você acharia de uma prática literária que também seja uma atividade social?
Ainda tem muita gente que pressupõe que os jogos de tabuleiro foram abandonados após a invenção dos games eletrônicos,... Ledo engano. Clássicos, como 'War', continuam sendo relançados até hoje, e novidades das mais variadas temáticas surgem constantemente pelo mercado, além de casas de jogos, como a Luderia aqui em São Paulo, que apostam forte nessa forma de entretenimento. 
É claro que a atividade permanece um tanto restrita aqui no Brasil, mas basta um pouco de interesse e procura, que facilmente você encontrará algum board game que agrade você e o seu grupo de amigos.

E se o seu campo de interesse é a literatura, não tem problema, existe uma ampla seleção de jogos de tabuleiro baseados em romances, fantasia e outros clássicos literários. 

Veja abaixo alguns deles, e conte-nos qual lhe parece mais divertido nos comentários:

-Moby-Dick

Tente pegar as baleias e conseguir dinheiro para melhorar suas ferramentas de caça, este é o princípio deste pequeno jogo bizarro de tabuleiro alemão de 1962 . Se conseguir encontrar uma baleia branca, você pode ganhar um dobrão de ouro caso consiga caçá-la, mas é provável que perca alguma parte do seu corpo no processo.

-O Nome da Rosa

Neste jogo, baseado no misterioso assassinato histórico de Umberto Eco, os jogadores são monges tentando coletar "pontos de suspeita" para descobrir a identidade do criminoso. Paralelamente, os mesmos monges tendem a fazer coisas aleatoriamente suspeitas o tempo todo.

-A Lenda de Beowulf
Curiosamente, no board game inspirado em Beowulf ninguém chega a ser o próprio herói lendário. Claro, você vai lutar contra Grendel, e voltar para Geatland, mas aqui os jogadores são apenas membros do grupo que acompanham seu líder guerreiro nas aventuras rumo à vitória. O bacana é que isso gera um jogo de cooperação mútua, onde as disputas não ocorrem entre os jogadores.

-Duna
Para aqueles obcecados com o universo de areia de Frank Herbert, vocês estão com sorte. Neste jogo baseado em negociações, você vai caçar para alimentar seus exércitos, batalhar contra outros jogadores, lutar contra os elementos da natureza e tentar sobreviver ao ataque de minhocas gigantes, tudo isso para proteger esse montanhoso território hostil.

-O Iluminado
Neste jogo assustador, um jogador controla o Hotel Overlook, e o outro a família Torrence, cada um tentando destruir a sanidade do outro o mais rápido possível. Diferente da maioria dos jogos nesta lista, este foi criado de forma independente com o apoio do autor original, e, de fato, Stephen King parece ter sido o primeiro a testá-lo.

-Game of Thrones
Ao menos o board game baseado na série das Crônicas de Gelo e Fogo já tem previsão para ganhar uma versão traduzida pela Galápagos ainda no final deste ano. Aqui os jogadores controlam as poderosas famílias do mundo de Westeros e se utilizam de todo tipo de artimanha política, militar e imoral, para fortalecer seus domínios e eliminar seus inimigos. Os escudos de proteção individual já dão uma vaga ideia do nível de intrigas que envolve o jogo.

Veja também:
-Jogo WAR nas terras de Game of Thrones
-Card Game Confraria dos Atiradores
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário