quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Marcos bizarros da literatura que você deveria visitar

Uma forma bem conhecida de se homenagear grandes escritores póstumos é através de estátuas. Não raro, encontramos autores imortalizados em bustos e monumentos, a exemplo do famoso Drummond que vive perdendo seus óculos na orla de Copacabana. 

As vezes, lugares literários importantes, ou a casa de infância e até a sepultura de alguns escritores mortos também acabam virando um marco de visitação popular,... Mas o que dizer de certas 'honrarias', um tanto quanto, excêntricas?
Abaixo você encontrará uma lista de locais bizarros ligados a literatura que merecem a sua visita:
.
Este sinal de estrada incrível apareceu perto de Moscou em algum momento do ano passado. Trata-se, de uma placa proibindo o Professor Woland, Koroviev e Behemoth, o trio diabólico da obra O Mestre e Margarida de Mikhail Bulgakov, de circular pela área. 
O sinal abaixo adverte: "Não fale com estranhos".
.
Esta escultura vagamente terrível de Branwell Brontë foi esculpida em uma árvore morta, e agora vive perto de Sowerby Bridge, em Calderdale, Grã-Bretanha. 
A figura carrega uma jarra de cerveja em uma mão e uma Bíblia na outra. Você pode imaginar que não é assim tão estranho em se tratando de Branwell, mas com certeza fica no mesmo nível aterrorizante das famosas estátuas de suas irmãs.
.
Existe uma enorme e estranha estátua de Mr. Darcy no lago Serpentine, no Hyde Park, em Londres. 
Isso foi, tecnicamente, uma propaganda para promover uma cena sexy (de camisa molhada) de uma minissérie da BBC baseada em um romance de Jane Austen, e estrelada por Colin Firth. Na verdade, uma cena que não aparece na obra original de Austen, mas ainda assim, permanece até hoje no local.
.
Você provavelmente já viu essa antes, mas não vamos esquecer a estranheza completa, ainda que perfeita, da estátua de bronze de Franz Kafka em Praga. 
Não apenas por ser um terno sem cabeça carregando o escritor em seus ombros, mas pelo buraco escancarado no pescoço que, alem de calafrios, dá margem para inúmeras interpretações.
.
Se você der uma passada por Kiev, não pode perder uma visita ao nariz de Gogol que paira sobre o número 34 da rua Andriyivsky Uzviz, e foi esculpido em 2006 por Oleh Derhatchov como uma homenagem ao autor e uma das suas maiores histórias. 
Reza a lenda que tocar o nariz pode curá-lo de um resfriado comum, ou quaisquer outros problemas relacionados a sinusite.
.
Agora que o túmulo de Oscar Wilde foi isolado de todos os seus leitores e protegido atrás de uma divisória de plástico, o marco mais bizarro sobre Wilde passa a ser esta escultura insana dele no Merrion Square, em Dublin. Basta olhar para o rosto do sujeito! 
E só eu acho estranho o fato de suas roupas terem cor, mas sua pele e cabelo não? E essa expansão escabroso?
.
Sim, ela existe!
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário