quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Stephen King fala sobre a arte do 'Sono Criativo'

"Em ambos os atos, escrever e dormir, estamos incentivando nossas mentes a desbloquear o pensamento racional imposto pela monotonia de nossas vidas durante o dia."

"O sono é o maior afrodisíaco criativo", uma mulher sábia disse uma vez . Na verdade, nós já sabemos que o sono regula nossas emoções negativas e que o ato de sonhar acordado é capaz de aumentar a nossa criatividade. Enquanto um ciclo de sono desalinhado pode ser extremamente incapacitante mentalmente . 
Mas poderia um sono enriquecer e fortalecer a nossa capacidade criativa? De acordo com Stephen King, o célebre romancista explora com frequência essa semelhança entre escrever e sonhar. Ele afirma que costuma induzir um estado de auto-hipnotismo produzindo uma alquimia paradoxal disciplinar em sua mente que liberta o seu potencial criativo sem limites, algo que King nomeia como "sono criativo":
"Tal como o seu quarto e sua sala de escrita devem ser locais privados, assim também deve ser o lugar onde você irá sonhar. Sua rotina existe para habituar-se, para tornar-se pronto para escrever como você tornar-se pronto para dormir, seguindo o mesmo ritual, indo para a cama mais ou menos ao mesmo horário cada noite.  E como a mente e o corpo se acostumam com uma certa quantidade de sono por noite, assim você pode treinar sua mente desperta para dormir de forma criativa e trabalhar os sonhos vividamente acordado imaginado que são obras bem-sucedidas de ficção."
King compara o processo criativo a uma espécie de estado de sonho acordado. Argumenta que estes 'cochilos' são uma forma da mente despertar nossa capacidade criativa e liberar nossa imaginação reprimida.
Em última análise, este "sono criativo" é o que nos permite cultivar nossos próprios mundos ao escrever - algo frustrado pela barragem de distrações que enchem os espaços de nossa vida cotidiana. Stephen oferece algumas dicas práticas sobre afastar os pensamentos rotineiros, a fim de criar o espaço necessário para se sonhar acordado:
"O espaço pode ser humilde ... e realmente precisa de apenas uma coisa: A porta que está disposto a fechar. A porta fechada é a sua maneira de dizer ao mundo que você está ocupado e indisponível para ele. ..

Se possível, não deve haver nenhum telefone em sua sala de escrita, sem dúvida nenhuma TV ou videogames para você jogar. Se há uma janela, as cortinas devem bloqueá-las, a menos que você olhe para uma parede em branco. Para qualquer escritor, é sábio eliminar toda distração possível. Se você continuar a escrever, você vai começar a filtrar essas distrações, naturalmente, mas no início é melhor livrar-se delas antes de começar a escrever. ... Quando você escreve, você quer libertar-se do mundo, não é? Claro que você quer. Quando você está escrevendo, você está criando seus próprios mundos."
Qualquer conselho do rei, é claro, é sempre bem vindo. Como EB White colocou uma vez: "Um escritor que espera por condições ideais para trabalhar, vai morrer sem colocar uma palavra no papel" - um sentimento que Charles Bukowski ecoou em seu fantástico poema "O ar e a luz, tempo e espaço", intitulado depois de todas as condições, cuja a presença ou ausência, concluiu ser irrelevantes para o verdadeiro escritor.

E se você aprecia a escrita do mestre do terror Stephen King, não pode deixar de conhecer a antologia 'The King' que homenageia o autor em contos assustadores, incluindo uma estória original de minha autoria. Clique agora no banner abaixo da nossa loja virtual e compre o seu exemplar.

Veja Também:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário