quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Tipos de amigos que todo homem precisa

Quantos amigos um homem realmente precisa? Não é incomum que no Facebook se tenha algumas centenas de "amigos". Mas, se formos honestos, apenas uma pequena fração deles são pessoas que nós consideraríamos ter uma convivência.
O biólogo evolucionário e autor Robin Dunbar defende que o ser humano médio pode sustentar cerca de 150 amizades. Esse termo é utilizado livremente para se referir às pessoas com quem você tem um relacionamento personalizado, que seja recíproco e baseado em torno de obrigações gerais de sua confiança. Um "relacionamento personalizado" pode envolver muitas pessoas - desde o seu vizinho, ao seu motorista de ônibus regular, até o seu cônjuge.
Então, dentro desses 150 amigos, há círculos de relacionamentos mais íntimos. O menor deles pode ser nomeado como "círculo de amigos íntimos.", e esse pequeno espaço comporta apenas cinco dessas pessoas. Ele pode variar de acordo com um ou outro, mas parece que cinco é o número mágico. Isto fica ainda mais evidente se os seus amigos cumprirem diferentes papéis em sua vida.

Os amigos tornam a vida mais fácil para o outro. Seus pontos fortes e talentos equilibram suas fraquezas e falta de capacidade. E você faria o mesmo por eles. Por essa razão, um grupo de amigos costuma ser composto por diferentes tipos diferentes de sujeitos que, de alguma forma, podem enriquecer a sua vida. 
Se você tem bons amigos, de qualquer tipo, pode se considerar um cara de sorte. Mas se o seu grupo de amigos reúne os seguintes arquétipos citados abaixo, você não precisa de mais nada.

O Mentor
Chega um momento (provavelmente vários) na vida de um homem, onde ele precisa falar com outro cara e obter alguns conselhos. Quando se chega a um ponto que está além de seus anos de sabedoria, você necessita de alguém que possa recorrer quando a coisa ficar difícil.

Além de distribuir conselhos quando necessário, o mentor também é alguém que pode lhe fazer críticas construtivas quando ele vê que algo não vai bem em sua vida. Talvez você já tenha adquirido um pouco de arrogância com a sua maturidade recente, e agora precise de alguém que freie seus impulsos. 
Muitas dessas relações podem ser construídas sobre constante confronto, mas naturalmente isso ocorre porque o mentor quer que você seja um homem melhor e não cometa os mesmos erros que ele.
O mentor pode não ser sempre o seu companheiro preferido no mundo, mas ele é tão necessário, se não mais, do que qualquer outro nesta lista. é como ter uma mão te guiando através do mundo louco e confuso em que vivemos.

O Cúmplice / Solteirão
Este amigo é aquele que serve a propósitos diferentes dependendo do seu estágio na vida.
É o cara que distrai o irmão de uma mulher para que você possa chegar nela. O amigo que lhe dá a confiança necessária para interagir com o sexo oposto. Dois é sempre melhor do que um, especialmente em ambientes sociais, e o seu camarada é adepto a fazer qualquer tipo de programa, até os de índio. Muitas vezes, o cúmplice tira aquela pressão para iniciar uma conversa, sendo capaz de atrair as pessoas e deixá-las à vontade. Quando em grupo, ele faz você se sentir confortável e permite que os outros saibam sobre suas características positivas, sem que você precise mencioná-las e arriscar parecer presunçoso.
O Cúmplice também é o cara que restaura a sua confiança perdida após o rompimento de um relacionamento, e lhe dá o pontapé no traseiro que você precisa para sair do sofá e sair da zona de conforto quando necessário.

Então, quando você se casar, este é o amigo que continua sendo aquele eterno solteirão - o cara que fica longe do altar o maior tempo possível dentre seu grupo de amigos. Neste papel, ele é o único que não deixa você esquecer os interesses e hábitos que você tinha antes de se casar. Mas agora passa a ser bem complicado conseguir tempo para esse tipo de coisa. 
Fica ainda mais difícil quando você passa a ter outras responsabilidades, e até crianças. As coisas passam a ser planejadas com semanas de antecedência, e as necessidades e estruturas de acolhimento passam a ser algo indispensável ... Nessa fase da vida, esse amigo pode acabar sendo uma grande dor de cabeça. 
Mas daí, quando você precisa de uma companhia apenas para sair e assistir ao jogo de futebol, o Cúmplice será o seu amigo ideal. Ele é o único que ainda te convence a fazer certas loucuras/idiotices como correr com ele em uma viagem desvairada para ver a sua banda favorita. 
Ele é o último elo de energia masculina não domesticado da sua vida.

O Habilidoso
Popularmente conhecido como o 'faz-tudo'... Ele pode te ajudar com projetos de melhoria na casa, dizer como grelhar o bife perfeito, e até mesmo dar dicas de como trocar seu carro. Ele é parecido com o mentor, mas em vez de cera filosófica, o habilidoso lhe dá dicas práticas que podem ser implementadas em seu dia a dia. E além de ajudá-lo nesses aspectos, ele também pode lhe passar esses conhecimentos.
Em vez de deixar você se arriscar em fazer algo que desconhece, é provável que o 'Habilidoso' insista em te orientar durante o ato, de forma que você também possa ser um amigo faz-tudo no futuro.

Talvez este seja um dos tipos mais valiosos de amigos que existem. Tenha cuidado para não explorar o 'faz-tudo' ou ele pode facilmente acabar cansando de apenas fazendo o trabalho pesado com você e para você, sem que tenham outro tipo de momentos casuais. Após terminarem algum serviço juntos, certifique-se de agradecer de alguma forma. Sair para tomar algumas cervejas é uma maneira bem viril de dizer: "Eu realmente aprecio a sua ajuda, e é importante para mim que você não pense que eu só falo com você quando preciso de algo." 

O Esportista
Ele pode correr maratonas com facilidade. Pedala por uma centena de quilômetros na bicicleta sem suar a camisa. Treina para triatlos. Alguns praticam esportes apenas por hobby, por gosto ou pode até mesmo ser trabalho. Mas o pior disso tudo é que ele sempre te convida para ir junto. E não vai parar de insistir até que você diga sim.
Ele pode te chamar para um passeio ou uma maratona, e às vezes isso incomoda quando estamos com aquela preguiça. Mas ele também proporciona uma dose necessária de inspiração em nossas vidas. Mesmo que constantemente recusemos seus convites insistentes, seu exemplo ainda nos motiva em diversos fatores.

Em algum momento, você terá que dizer 'sim' para o seu 'amigo fitness'. Se não for por você mesmo, que seja pelo menos para o bem dessa amizade. Além disso, o que é um homem que diz 'não' a uma oportunidade de competição esportiva? Seu amigo vai (espero) entender suas habilidades potencialmente menores e abrandar as atividades para atender seu ritmo, seja ele qual for.
Você pode até não gostar dele, mas em algum momento irá agradecer pelo seu amigo desafiá-lo a sair de casa e praticar alguma atividade física, quando na real você queria ficar deitado comendo batatas fritas.

O Colega de Trabalho
A maioria dos homens passam pelo menos 40 horas semanais dentro de um escritório, e pode ser ainda mais se você contar o tempo de almoço e as horas extras. Isso acaba sendo quase a metade de suas horas acordado em sua semana. Para isso, você vai precisar de um amigo no trabalho ou pode acabar enlouquecendo. Por mais que você seja anti-social, não vai querer almoçar sozinho todos os dias.
A beleza sobre o colega de trabalho é que você pode baixar um pouco suas expectativas. Isto não é para soar negativo, mas a verdade é que ele não precisa ser o seu melhor amigo para o resto da sua vida, basta que ele o ajude durante este período difícil da semana. E se caso ocorrer de vocês se derem bem, sempre se pode levar a amizade para fora do escritório.
Este tipo de amizade pode ser meio complicado de se levar, já que é muito dependente do trabalho. Você pode ser autônomo, ou talvez trabalhar para uma empresa em que você no fundo não gosto de ninguém (nesse caso, você realmente deveria estar lá?), e nesses casos fica difícil encontrar alguem para se enturmar.

A hierarquia do mundo dos negócios também pode ser um empecilho. Muitas vezes, você não pode ser amigo de seu chefe no escritório. São eles que dão as avaliações de desempenho, talvez tenha que puni-lo, decidir sobre seus aumentos / promoções, etc, .... E a minha experiência pessoal diz que é melhor não tentar ser 'camarada' do seu chefe, e deixar a hierarquia do jeito que está.
Tente encontrar alguém que esteja em um patamar semelhante ao seu, se possível em um departamento diferente. Você não precisam ser melhores amigos, mas encontrar alguém para bater papo na área do cafezinho durante o intervalo pode ser muito divertido, especialmente se você não ama o seu trabalho.

#Menção Honrosa
Seu Cachorro
Ele sempre está feliz em vê-lo no final do dia, não reclama se você fuma cigarros em casa e está sempre disponível para viagens, tanto as boas quanto aquelas são a maior furada. Esse sim é o seu melhor amigo. De uma lealdade inquestionável.
Com seu espírito brincalhão e charme canino, ele ainda pode servir de ímã para mulheres em parques e feiras. 
Se algum de seus outros amigos pudesse lamber a própria virilha, você provavelmente nunca mais o veria novamente, mas quando é o 'Rex' que faz isso, é estranhamente cativante.

Você não pode escolher sua família, mas certamente pode escolher seus amigos, por isso certifique-se de que cada um serve ao seu propósito. E lembre-se de servir a um propósito também.
Você tem alguns ou todos esses tipos de amigos em sua vida? Algum deles incorpora esses exemplos? Conte-nos sobre seus amigos nos comentários!

Veja Também:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário