segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Boneco de Neve (Jo Nesbø)

Quando citamos a literatura policial, é normal tendermos a evocar os clássicos ingleses ou os contemporâneos americanos, geralmente considerados mestres do gênero, e por consequência acabarmos negligenciando obras e autores de outros cantos do mundo que podem acrescentar muito a categoria ao temperar suas histórias com elementos de suas culturas locais, na maioria das vezes desconhecidos para o grande público que tem poucas oportunidades de desfrutar de uma leitura que fuja do monopólio da língua inglesa dentro desse estilo. 
Seja por falta de indicação ou pela falta de tradução, agora vou te ajudar a matar esses dois coelhos com uma cajadada só, e conhecer o trabalho ambicioso do escritor norueguês Jo Nesbø e seu protagonista, o detetive Harry Hole, em uma caçada ao primeiro serial killer da Noruega. Um pequeno país gelado da Europa onde a população vive o drama de estar sempre a três graus de se conhecer por completa.

O Boneco de Neve (Editora Record, 418 páginas) é aquele tipo de livro que te passa a nítida impressão de estar assistindo a um filme, com um enredo enxuto, bem amarrado e cheio de propósitos ocultos em seus adendos de diálogos. 
Diferente dos gigantescos cenários que usualmente encontramos como pano de fundo para esse tipo de história, em que o assassino procurado pode facilmente driblar as autoridades e se esconder até o fim do livro misturando-se com a multidão das cidades grandes,... Já em um país pequeno como a Noruega, isso não é possível. Sendo assim, você transcorre toda a leitura sentindo que o culpado está a todo momento passando e sambando bem na sua cara, mas por sempre achar que deixou escapar alguma pista, nunca se sente seguro o suficiente para identificar e acusar algum personagem com precisão. E prefere sempre ler mais algumas páginas adiante antes de poder apontar o dedo para alguém.
E na minha opinião, uma obra do gênero que provoque essa sensação em seus leitores, definitivamente cumpre o seu papel.

O autor apresenta um serial killer que consegue combinar métodos, motivação, causas e circunstâncias originais para construir um psicopata assustador e uma narrativa inteligente que move o leitor a frente da leitura, não pela ânsia de pegar o assassino, mas pela curiosidade de ao menos compreender seus motivos e entender um pouco mais da conjuntura do mundo que o cerca. 
A obra promove uma leitura rápida e empolgante, mas que com certeza tomará alguns longos minutos do seu tempo entre capítulos para absorver os acontecimentos e ponderar sobre o desenvolvimento dos fatos. Para quem ainda não conhece a literatura nórdica, está aqui um bom caminho por onde começar a trilhar essas terras gélidas com uma realidade tão distante da nossa.

-Mas, se depois de ler tudo isso, você ainda precisa de um estimulo a mais para conhecer essa história fascinante, assista o Booktrailer do livro no vídeo abaixo:
Para conhecer detalhes sobre os assassinatos escabrosos cometidos pelo Boneco de Neve, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar. Depois volte aqui, e conte em nossos comentários a sua própria experiencia com o livro!
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário