quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Papai Noel das Cavernas

Papai Noel das Cavernas (Rare Exports – A Christmas Tale)
Diretor: Jalmari Helander
Roteiro: Jalmari Helander
Ano: 2010
País: Finlândia, Noruega, França e Suécia
Atores: Jorma Tommila, Peeter Jakobi, Onni Tommila

Sabemos que a semana natalina já passou, mas como esse texto ficou em suspensão devido as férias do DpM, resolvemos retomar essa coluna dando mais um gás pro bom velhinho.
Mas antes de qualquer coisa, quem em sã consciência assistiria um filme chamado Papai Noel das Cavernas? Difícil, correto? Mas saiba que, novamente, está diante de um título pessimamente adaptado. O que Exportação Rara tem a ver com Papai Noel das Cavernas? É a certeza de quem quer que tenha feito isso, trabalha acreditando que o espectador é idiota. Mas deixemos isso de lado e foquemos no que realmente interessa...
Aos pés do Monte Korvatunturi, Finlândia, vivem famílias de caçadores que dependem da caça de renas para conseguir dinheiro. Mas as véspera de mais um natal, os animais começam a aparecer mortos. Preocupados, seguem rumo à empresa Sub Zero, recentemente instalada no alto do monte e que certamente tem algo a ver com a morte dos animais. Mas mal sabem eles que a empresa está escavando secretamente por que encontraram o paradeiro do Papai Noel, congelado exatamente a 486 metros abaixo do topo.
Nesse meio tempo, acidentalmente, um dos três caçadores da região captura um estranho velho barbudo e nu e, acreditando tratar-se do Papai Noel, tenta vendê-lo, sem perceber que, enquanto isso, as crianças da região começam a desaparecer, restando apenas Pietari, um jovenzinho fascinado e amedrontado pela assustadora figura do Papai Noel, acompanhado por seus duendes, bastante diferente dos encontrados nas histórias e em nosso imaginário.

Daí em diante, uma série de situações encharcadas de humor negro inundam a tela, sem em momento algum idiotizar o espectador. A maneira como a história é conduzida, o jovem protagonista e tudo mais referente à lenda do velhinho bondoso, ao invés de cenas tolas feitas unicamente para assustar, transformam Rare Exports num filme ímpar, remetendo ao melhor de Goonies e apagando completamente a existência de Super 8. Ele tem todos os elementos de um excelente filme familiar, trazendo o que há de melhor numa história envolvendo fantasia, aventura, universo infantil e, claro, com o acréscimo do nosso tão amado gênero. Papai Noel não é o velhinho bondoso e seus ajudantes estão muito longe de algo fofo e engraçadinho. Um dos melhores, se não, o melhor, filme do gênero, envolvendo o natal.
Você achou tudo um tanto quanto nonsense e bizarro? Intencionalmente deixei a explicação maior para o final. Saiba que Rare Exports apresenta a lenda do Papai Noel em sua origem finlandesa, que nada tem a ver com a da Coca-Cola, que transformou uma criatura distante e malvada no tão conhecido bom velhinho. Lá, o Papai Noel é visto como um ser que castiga crianças que se portam mal na época do natal e jamais dá presentes a alguém.
Rare Exports-A Christmas Tale é prequel (Ou prequela em português. Trata-se de um termo usado para referir-se à uma obra artística que contém elementos passados no mesmo universo ficcional, ou num universo paralelo) dos curtas Rare Exports Inc e Rare Exports: The Official Safety Instructions (2006). O primeiro, quando lançado, fez um enorme sucesso e, sete anos depois, Rare Exports foi realizado.
Mais um grande ponto para a criatividade nórdica. Vide A Caçada do Troll, que já foi aqui apresentado.

Rare Exports: 
The Official Safety Instructions você assiste aqui (Legendado em espanhol): 
Você confere o trailer aqui:
Premiações:
.Academy os Science Fiction, Fantasy & Horror Films, USA – 2011 – Indicado a Melhor Filme Internacional.
.Jussi Awards: Melhor trilha (Juri Seppä, Miska Seppä), Melhor Som, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Filme.
.Sitges – Catalonian International Film Festival – 2010 – Melhor Filme
.Locarno International Film Festival – 2010 – Variety Piazza Grande Award (Jalmari Helander)

E qual o pensamento que tirei sobre?
Junte todas as crianças que conseguir entre oito e dez que mais amam o natal e coloque-os para assistir Rare Exports. Eles ficarão traumatizados. Pelo menos será por um trabalho de alto nível.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário