quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Seja mais que um leitor, apoie seus autores favoritos

Você tem lido bons livros ultimamente? Aposto que sim. 
E o que você faz depois disso? Suspira de satisfação e devolve o livro a prateleira esperando que surja outra leitura tão boa em seu caminho? Há tantas obras literárias no mundo, que encontrar uma boa é algo realmente satisfatório. Sendo assim, quando se descobre uma boa leitura, por que não devolver o favor e apoiar o autor que gastou seu tempo e esforço para te entreter ou educar? 
Há várias formas de se fazer isso - algumas bem simples - e como resultado você teria um autor grato e motivado que pode acabar sendo encorajado a continuar com seu bom trabalho. 
Abaixo você encontrará algumas maneiras de fazer isso acontecer:
 Compre o livro 
Correndo o risco de soar óbvio, se você sabe que a leitura de um livro certamente será excelente, porque não comprá-lo?! Nada de pegar emprestado, ou mesmo emprestar. Se alguém quiser lê-lo com base em sua recomendação, e você se sentir inclinado a transmitir essa obra, compre um exemplar e presenteie esse alguém com o livro.

 Compartilhe os autores nas redes sociais 
A maioria dos autores estão bem mais acessíveis nas redes sociais do que qualquer outra categoria artística, e ajudaria muito se você pudesse seguir, curtir, compartilhar, e espalhar esse conteúdo através do seu perfil. Quando o fizer, seus contatos poderão ver o que você está lendo, e render mais exposição ao autor. 

 Visite seu site ou blog 
Se um autor mantem um site online, é por que ele dedicou um monte de tempo e pensamentos para isso acontecer e ele não apareceu na internet do nada e nem de graça, mesmo que você não pague um centavo para acessar seu conteúdo. 
Se possível, assine a lista ou inscreva-se na newsletter do blog. É um bom motivador para qualquer escritor, e você ainda pode desfrutar dos e-mails ocasionais que receberá sobre o trabalho do autor. Além disso, se eles abrem espaço para comentários em seus blogs, faça isso. Mesmo um "Interessante artigo, parabéns!" já é encorajador. Repetindo, eles gastam uma parte do tempo com aquele propósito, e é bom saber que alguém se importa com isso. 

 Comente o livro 
O Skoob é hoje um dos mais populares sites de avaliação de livros do Brasil, e muitos autores interagem por ele. Também outros sites, como o Amazon, ranqueiam seus livros por uma série de fatores, incluindo o número de opiniões que recebem dos clientes. E isso é muito influente para as vendas. Esta é uma ótima maneira para os aspirantes a escritores praticar suas habilidades com a escrita. Até mesmo algumas linhas simples e uma atribuição adequada de estrelas, já é de grande valia.

 Post fotos segurando o livro 
Autores gostam de ver pessoas com seus livros. É disso que eles vivem. Vá em frente, post uma foto e se possível envie para eles nas redes sociais. Ah, e por que não, junto com a imagem, deixar também algumas palavras com suas considerações sobre a leitura.

 Escreva no Livro 
Essa dica pode ser considerada mais como um capricho pessoal, mas quando leio algum trecho que me diga algo ou apenas soe interessante, costumo sublinhar essa parte. Às vezes chego até mesmo a escrever nas margens. Dependendo do contexto das palavras, você poderia colocar até mesmo uma estrela ou um rosto sorridente sinalizando aquele conteúdo. Se for alguma coisa que queira lembrar futuramente, algo importante, algo significativo, escrevendo no livro fica mais fácil de fazer uma consulta. 
Pessoalmente, quando encontro um livro usado que foi escrito pelas laterais, imediatamente sinto que o antigo dono teve prazer em degustá-lo, e eu logo quero possuir aquela obra. Mesmo escrevendo seu nome em letra garrafais ou a data da leitura na página interna, já diz que você se importa. É um belo toque que qualquer autor ficaria orgulhoso de ver.

Espero que todas essas dicas façam você pensar duas vezes na próxima vez que pegar um bom livro para ler. Se ele mexe com você, faça mais do que apenas suspirar pela sua história. Todo o seu envolvimento com a obra não precisa acabar só porque você terminou sua leitura. Dê um passo seguinte. Boa leitura, e obrigado em nome de todos os autores pelo seu apoio.
inspirado em uma lista de dicas do Huffington Post.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário