sábado, 1 de fevereiro de 2014

Como ajustar a leitura em sua rotina diária

Provavelmente você já deve ter dito para si, pelo menos uma vez na vida, que você precisa ler mais. Se você está ocupado demais para ler um livro, ou se tem problemas para encontrar uma obra que te agrade, temos aqui algumas sugestões que podem ajudá-lo a programar a leitura dentro da sua rotina.
O principal motivo disso ocorrer, é que realmente é complicado encontrar tempo para se ler ao longo de um dia entupido de multitarefas. 
Diferente da TV que te permite conferir seus e-mails durante os intervalos comerciais, a leitura geralmente exige bem mais da sua atenção. E a melhor forma de trabalhar a leitura em sua programação é encontrar aqueles raros momentos do dia em que você pode lhe dedicar a atenção que ela carece.

Agende uma hora do dia para a leitura
A maneira mais simples para se ajustar a leitura em sua programação, é também a mais óbvia: Programar o seu tempo para ler. Claro que isso é mais fácil de se dizer do que fazer, mas pode ser mais possível do que você pensa se você considerar aqueles momentos do dia quando você não está fazendo nada. Acredito que reservar 30 minutos diários já seriam o suficiente para desfrutar dos benefício da leitura.
Se acaso um bloco de tempo de 30 minutos está fora de questão, use seu tempo livre. Se você tem uma pausa de 15 minutos no trabalho que costuma gastar fofocando na área do cafezinho, leia ao invés disso. O mesmo vale para o almoço, o banheiro, o trajeto para o trabalho, ou até mesmo quando se está esperando o garçom trazer o seu pedido. Apenas certifique-se de sempre ter um livro a mão para poder aproveitar essas pequenas pausas do dia.

Encontre uma área especial sem distrações para a leitura 
Por mais que você se programe, se não tiver um lugar confortável para ler sem distrações, a 'mágica' não vai acontecer. Este lugar pode ser diferente para cada um, mas o propósito é sempre o mesmo. Encontre um lugar onde você possa ficar longe do seu celular, sua família, e quaisquer outras distrações,... incluindo este blog. Pode ser naquela mesa afastada do lugar onde você sempre almoça, ou em uma cadeira específica da sua casa, mas o ponto é encontrar um lugar onde você se sinta confortável e possa ler em paz sem ficar pensando em verificar seu facebook ou limpar a casa.
A ideia é criar um lugar onde você pode se concentrar, apreciar o que está fazendo e absorver o que está lendo. Um bom lugar calmo pode fazer a diferença na imersão da sua leitura. 

Saber quando desistir de livros que você odeia 
Às vezes, o seu relacionamento com um livro não dá certo. Nesse caso, é bom saber quando você deve fecha-lo e seguir em frente para algo que você realmente goste. Como alguém que tem que contar com a lista de "mais vendidos" para descobrir novos livros, muitas vezes eu tentei me forçar a ler épicos gigantes de 800 páginas apenas porque receberam elogios da crítica, ou porque algum amigo recomendou. Nesses casos, geralmente a pessoa costuma encontrar várias desculpas para não terminar a leitura, só porque não gosta do que está lendo. Com o tempo se aprende a saber quando recuar um livro para a prateleira e guarda-lo para mais tarde. Ler deve ser uma experiência agradável, e se não for, encontre outra coisa para ler.
Também é importante salientar que encontrar o seu gosto ideal para livros é certamente a maneira mais fácil de gastar seu tempo lendo. Isso varia para cada leitor, mas rastrear seus gêneros favoritos, temas de não-ficção, graphic novels, ou interesses gerais é uma maneira infalível para manter-se sempre lendo. Se você não tiver certeza do que gosta, a biblioteca da sua cidade é o melhor lugar para começar a encontrar tópicos de seu interesse.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário