quinta-feira, 13 de março de 2014

5 Razões que tornam 'Game of Thrones' melhor pra quem já leu os livros

De certo, todos conhecemos o eterno clichê que diz: 'O livro é sempre melhor'. Usado diversas vezes para questionar a qualidade de uma adaptação literária para o cinema e TV, o termo costuma despertar hordas raivosas de fãs apaixonados por suas obras favoritas.
Por falar em 'hordas raivosas', que tal tomarmos 'Game of Thrones' como exemplo? Uma série que é considerada perfeita para quem assiste a transposição para a TV feita pela HBO, mas que os fiéis leitores dos romances costumam procurar defeitos até a morte. Se você ainda não ouviu uma única reclamação sobre como eles alteraram o enredo de Robb na 2 ª temporada, ou como a prostituta Ros não é uma personagem tão relevante quanto fizeram parecer, os seus amigos, obviamente, não leram o suficiente.
Afinal, não tem nada pior do que tentar discutir uma adaptação com alguém que conhece fielmente o material original de forma que poderia escrever uma tese sobre ele. E é justamente para evitar que você passe por essas provocações irritantes cheias de 'spoilers' de seus amigos, que reunimos aqui cinco razões para te convencer que é melhor ter lido 'As Canções de Gelo e Fogo' antes de assistir 'Game of Thrones'.

✔ Você pode especular sobre o elenco
Quando a serie foi anunciada pela HBO, os fãs dos livros saltaram de alegria por antecipação, enquanto os não-leitores olharam de rabo de olho e proferiram: "Que merda é essa?"
Enquanto se está lendo o livro, você acaba tendo uma breve ideia de como um personagem está predisposto a olhar, sentir ou agir. Isso permite que você se divirta escalando seu próprio elenco, imaginando seus protagonistas, ou mesmo especulando os autores escolhidos para cada papel. Lembre-se que na segunda temporada muitos fãs acharam a atriz Gwendoline Christie bonita demais para interpretar a Brienne.
É provável que grande parte do elenco não siga o caminho que idealizou, até porque, as probabilidades são que a produção escolha atores menos conhecidos, tanto pelos valores financeiros quanto que por razões artística. Mas aí, abre-se um leque de possibilidades de sermos surpreendidos por diferentes interpretações que podem ser bem agradáveis, ou muito, muito confusas.
✔ Você terá conhecimento superior perante seus amigos não-leitores
Este é a razão mais óbvia e, sem dúvida, o maior motivo de desespero por parte dos fãs não-leitores. Tenho certeza que antes do fim da 3° temporada, quem leu os livros se divertiu dando dicas sobre "O Casamento Vermelho" só para rir das expressões perplexas de seus amigos 'analfabetos'. Agora, o "casamento púrpura" está se aproximando e provocando os não-leitores com o que está por vir.
E quando se trata do cruel destino de alguns personagens, é nessa hora que as coisas ficam divertidas. Só quem já leu a história conhece o prazer incalculável que é ouvir os outros tentando adivinhar o rumo da narrativa dizendo coisas do tipo: "Eu sinceramente espero que [insira o nome do personagem aqui] morra nesta próxima temporada!". Encher seus amigos de spoilers é tão cruel quanto tentador, mas claro que, ainda assim, é melhor poupá-los para não estragar a surpresa.
Mas, sejamos francos, qualquer interação social fica bem mais agradável quando você tem informações que os outros desconhecem.

✔ É mais fácil manter o controle dos inúmeros locais e personagens
Usar livros como base para orientar-se em uma serie de fantasia é sempre de grande ajuda quando se tem uma adaptação para as telas. Porque, mais do que qualquer outro gênero, a fantasia sempre exige que lembremos de uma grande quantidade de nomes de pessoas e lugares. Um enorme desafio, principalmente quando se tem centenas de páginas a percorrer. Com a serie de TV você passa a ter rostos para relacionar com os nomes que leu, e assim as coisas ficam bem mais fáceis de se acompanhar.
Os livros também auxiliam muito a lidar com os excessivos cortes de cenas usados na TV, contribuindo para uma maior compreensão do mundo de Westeros e fazendo os leitores se sentirem como historiadores estudiosos. E não há mal nenhum nisso.

✔ Você estará à frente do jogo (por enquanto)
Existe um prazer diferenciado em assistir qualquer adaptação para a TV quando se está consciente das diversas e minuciosas viradas que acontecem na história, com personagens, e até mesmo com os diálogos. Um leitor da trama sempre saberá o rumo de uma intriga, por isso, está livre de ter que se preocupar com isso. Assim pode concentrar-se mais no "como", e menos no "porquê" das coisas, uma tarefa mais divertida do que parece.
Tudo na televisão depende da forma que o projeto é executado. Enquanto os outros fãs terão suas atenções voltadas em descobrir as políticas complexas dos 7 reinos, você pode apenas sentar e apreciar os figurinos, cenários, violência, sexo, ações, etc, sem muito estresse (embora para alguns, o estresse seja inevitável em certos pontos). 
✔ Seu coração não poderá ser ferido por Spoilers de internet 
Uma parte dentro de nós quer desesperadamente saber o que vai acontecer, mas uma outra parte, mais forte, quer descobrir quando isso acontece. Ter esses fatos revelados prematuramente seria como degustar a sobremesa antes do jantar, o que estragaria qualquer apetite.
Se até agora você não está convencido a começar a leitura dos cinco volumosos romances de 'As Canções de Gelo e Fogo', lembre-se que por mais que você lute bravamente para não receber os "spoilers" e estragar sua experiencia pessoal, há apenas uma pessoa que pode arruinar todo esse seu esforço,... O próprio George RR Martin, o homem com a caneta de ferro.
Claro que também é doloroso quando as mortes ocorrem nas páginas dos livros, tanto que o casamento vermelho é, sem dúvida, bem mais brutal no livro. Mas se há alguma coisa mais frustrante do que ter o seu personagem favorito esfaqueado no peito várias vezes, é descobrir isso lendo na internet. 
Os fãs que acompanham a série precisam agir com muito cuidado para evitar os milhares e milhares de comentários estragando todos os detalhes nas redes sociais, enquanto que os leitores dos livros estão blindados quanto a essa questão.

E você, o que acha? A serie de TV Game Of Thrones fica melhor quando já se leu os livros, ou não? Deixe sua opinião em nossos comentários.

Veja Também:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Muito legal sua abordagem, mas eu como amante dos livros, parei de ver a série no começo da segunda temporada. Achei que estavam modificando demais a história e isso acabaria por me confundir futuramente, tipo: "será que isso aconteceu nos livros ou na série?"
    Como a gente não consegue mesmo perder essa mania de corrigir tudo, preciso te dizer que a Ros só existe na série, assim como a garota que casou com o Robb. No caso da Ros, ela serviu para condensar várias prostitutas diferentes que apareceram rapidamente nos livros e acho que deu muito certo. Mas a esposa do Robb foi claramente uma forma de cortar uma ponta que ficaria solta, porque nos livros ela não está presente no casamento vermelho e, portanto, não morre.

    ResponderExcluir