quinta-feira, 24 de abril de 2014

As Bizarras esculturas anticomunistas de Praga

Visitar a fabulosa cidade de Praga é uma experiência tão estonteante, que um turista desinformado pode acabar deixando passar despercebido alguns marcos notáveis do lugar. Como é o caso de várias estátuas bizarras espalhadas pelas ruas, que tornam a cidade praticamente um museu ao céu aberto composto de diversas peças estrategicamente escondidas em meio à arquitetura da região. Formando um fascinante percurso artístico.
Grande parte desse acervo é dedicado ao período em que a República Tcheca sofreu com o totalitarismo do regime Comunista, e, não por acaso, são justamente as peças mais estranhas e assustadores da cidade.
Se você estiver planejando dar um pulo na Europa e passar por lá no próximo feriadão, seria bom conferir a lista abaixo e entender o significado dessas esculturas:

✔ Com o Nariz na Merda
A obra Brownnosers se constitui de uma escada peitoral que te leva até as nádegas de dois homens gigantes apoiados na parede. Colocando sua cabeça dentro das estátuas, você assiste a um vídeo de dois políticos tchecos dando de comer um ao outro de colher, enquanto toca “We are the Champions” do Queen. O objetivo dessa obra seria chamar a atenção para a naturalidade e passividade com que as pessoas comuns assistem às cacas que os políticos fazem sem nem se incomodarem com o cheiro.

✔ Carro com pernas humanas
Em 1989, quando o comunismo começou a morrer na Alemanha Oriental, os alemães orientais fugiram em massa para a Alemanha Ocidental através da Embaixada Alemã de Praga. E quem conseguiu, largou tudo pra trás, inclusive seus carros Trabant que era um dos símbolos do regime socialista naquele país. Está em exibição nos jardins da Embaixada da Alemanha em Praga.

✔ O Dedo Médio Gigante
Sabe aquela vontade que todo mundo tem de mandar os políticos corruptos tomar naquele lugar? David Černý, sempre ele, fez isso em grande estilo: Construiu uma mão roxa gigantesca fazendo o gesto obsceno e a colocou flutuando no Rio Moldava, bem em frente ao Castelo de Praga, que é onde reside o presidente. O escultor explicou que sua obra: "é uma saudação com o dedo médio para os comunistas de merda".

✔ Monumento às vítimas do comunismo
Trata-se de uma série de estátuas semidestruídas de homens raquíticos e desfigurados pelo regime comunista. O objetivo deste memorial pode ser visto expresso em sua respectiva inscrição: "Para os mais de cem milhões de vítimas do comunismo e para os que amam a liberdade." Do artista Olbram Zouber.

✔ Estátuas mijonas do Museu Kafka
Duas estátuas masculinas que urinando em cima de um mapa da República Tcheca. Se você mandar um SMS pro número exibido aos pés da escultura, as estátuas desenham as palavras que você enviou com a água. A obra é um protesto à corrupção do país, e também é de autoria de David Černý.

✔ Os Bebês Deformados do Museu Kampa
Espalhadas pelo jardim do Museu Kampa, e também na torre de TV de Praga, estão 3 estátuas de bebês gigantes sem rosto engatinhando. Segundo o autor David Černý, eles são um protesto ao comunismo, cujo a repressão faria os jovens crescerem sem uma identidade definida.

BÔNUS:
✔ Os Anões anticomunistas de Wroclaw
Saindo um pouco da República Tcheca e subindo em direção ao sudoeste da Polônia, podemos encontrar estatuetas de gnomos espalhadas por todo o centro histórico da capital da Baixa Silé­sia. No início dos anos 80, um grupo de estudantes de arte, conhecido como Laranja Alternativa, começou a pintar anões sempre que a polícia comunista apagava das paredes qualquer peça de arte ou slogan anti-regime. Depressa os anões se multiplicaram por Wroclaw, e por outras cidades polacas, ganhando o status de ícone de resistência pelo absurdo.

Veja Também:
Marcos bizarros da literatura que você deveria visitar
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário