quarta-feira, 16 de abril de 2014

Livros sobre Guerra que todo homem deveria ler - Parte II (O Retorno)

Quando fiz aqui a primeira parte dessa lista, já era previsto que fosse impossível concluí-la em apenas uma postagem e por isso deixei em aberto para que os leitores usassem o nosso espaço dos comentários e sugerissem outros títulos para compor um segundo inventário sobre o tema. E parece que o plano deu certo! Com a contribuição desses leitores, conseguimos formular um novo repertório com excelentes livros sobre a Arte da Guerra.
Infelizmente nem todas as obras propostas estão disponíveis no mercado atual. Algumas não são mais publicadas no Brasil há muito tempo, outras não possuem versões traduzidas, e portanto, só por esse infortúnio, ficaram de fora dessa seleção.
"O estudo da guerra é o estudo da vida, porque a guerra é a vida em seu sentido mais cru. É a morte, o medo, o poder, o amor, a adrenalina, o sacrifício, a glória, e a vontade de sobreviver."
Abaixo você encontrará a segunda parte (O Retorno) da nossa lista com um apurado dos livros de guerra sugeridos por nossos leitores na postagem anterior, e novamente contamos com vocês para que seus comentários enriqueçam esse acervo e gerem outras excelentes sequencias sobre o tema.
Cada obra é sobre uma civilização, causa, motivações e conjunto de táticas diferentes, mas são temas atemporais cujo as lições jamais envelhecem.

✔  Band of Brothers, de Stephen E. Ambrose
A Easy Company, 506.º Regimento de Infantaria Pára-Quedista do Exército Norte-Americano, foi uma das melhores companhias de fuzileiros do mundo. 'Band of Brothers' é o relato sobre os homens dessa unidade que combateram, passaram fome, sofreram com o frio e morreram. 
Uma equipe que teve 150% de baixas e considerava a medalha Purple Heart um distintivo. Baseando-se em horas de entrevistas com sobreviventes, bem como nos diários e nas cartas dos soldados, Stephen Ambrose conta a história desse notável grupo, que sempre recebia as missões mais difíceis, sendo responsável por tudo, do salto de pára-quedas na França nas primeiras horas da manhã do Dia D à captura do Ninho da Águia, a fortaleza de Hitler em Berchtesgaden. De seu rigoroso treinamento na Geórgia, em 1942, ao Dia D e à vitória dos Aliados, Ambrose teceu uma narrativa primorosa, com riqueza de detalhes, sobre as características dos soldados de infantaria de elite, transcrevendo no decorrer da obra as próprias palavras e depoimentos dos combatentes, o que dá mais veracidade à trama.

✔ Não há Dia Fácil, de Kevin Maurer e Mark Owen
Em seus muitos anos como membro do Seal da Marinha dos Estados Unidos, Mark Owen participou de centenas de missões no Iraque e no Afeganistão. Não Há Dia Fácil: Um Líder da Tropa de Elite Americana Conta Como Mataram Osama Bin Laden é um retrato da vida nas equipes do Seal e um relato fiel da Operação Lança de Netuno, realizada em Abbottabad, no Paquistão, que resultou na morte de Osama Bin Laden. Owen foi um dos primeiros homens a adentrarem no esconderijo do terrorista e testemunhou, em primeira mão, a sua morte. 
No livro, Owen diz, 'Ainda que narradas em primeira pessoa, minhas experiências são universais (...). Chegou a hora de registrar por escrito uma das mais importantes missões da história militar dos Estados Unidos. A explicação de como e por que ela teve sucesso se perdeu na cobertura jornalística da operação. (...) "Não Há Dia Fácil: Um Líder da Tropa de Elite Americana Conta Como Mataram Osama Bin Laden" conta a história dos Rapazes, o preço humano que pagamos e os sacrifícios que fizemos para executar esse serviço sujo. (...) Espero que, um dia, um jovem nos primeiros anos do ensino médio leia este livro e se torne um Seal, ou pelo menos viva uma vida maior do que ele próprio. Se isso acontecer, este livro terá valido a pena.' 

✔ O Maior dia da História, de Nicholas Best
O texto ágil e atraente de Nicholas Best relata, de forma surpreendente, recortes do último ato da Primeira Grande Guerra. As ofensivas militares, a rendição alemã e todas as reviravoltas do fim da mais sangrenta guerra contadas a partir de material nunca antes publicado, de fontes tanto militares quanto civis. Da então adolescente Marlene Dietrich, em Berlim, a Gandhi, doente em sua cama; das farras das tropas aliadas às histórias de pessoas comuns, o autor relata novos fatos e todos os ângulos de um dos momentos históricos mais relevantes para a sociedade atual, de forma inédita e fascinante.

✔ Operações Secretas da Segunda Guerra Mundial, de Jesús Hernández
A Segunda Guerra Mundial não foi travada apenas nos campos de batalha. Os Serviços de Inteligência organizaram operações secretas para atacar o inimigo em seu ponto mais fraco. Para tanto, recorreram a homens valentes e corajosos, dispostos a arriscar suas vidas para cumprir uma missão que, na maioria dos casos, era praticamente suicida. Neste livro, você vai encontrar ataques surpresa no coração do território inimigo, assaltos, sequestros, assassinatos, missões de espionagem, enfim, todo tipo de operações secretas destinadas a mudar a trajetória da contenda; apenas algumas delas alcançariam seu objetivo.
O autor aborda pela primeira vez essas operações que costumam ser esquecidas pelos livros de História, mas cujo impacto no andamento da guerra foi muito maior do que costuma se acreditar. Após a leitura destas páginas, sua impressão sobre a Segunda Guerra Mundial não será mais a mesma.

✔ Até o Último Homem, de Jeff Shaara
Primavera de 1916: a Frente Ocidental, teatro de guerra na Europa, encontra-se sob as sombras de um terrível impasse. A França e a Grã-Bretanha estão num dos lados do arame farpado, enquanto no outro a feroz Alemanha os ameaça. Aclamado como o grande romance sobre a Primeira Guerra Mundial, Até o Último Homem, de Jeff Shaara, em suas quase mil páginas, é uma das mais impressionantes e comoventes descrições do conflito que dizimou uma geração. Shaara pinta um quadro com cores vivas, de traços quase surrealistas, dessa guerra de trincheiras, através da visão de um típico soldado inglês mergulhado num mar de violências monstruosas ? um homem cuja inocência juvenil é atirada ao inferno de uma guerra hedionda.
Enquanto isso, muito acima do caos terrestre, a tecnologia enxameia o céu com uma arma nova e devastadora: o avião. Com ele, surgem no horizonte novos tipos de heróis, os ases da aviação. Esses cavaleiros solitário duelam no esplendor de um céu aterrador, onde sua coragem e sua fibra são testadas a cada missão.
De Pershing, o Jaqueta Negra, aos entrincheirados fuzileiros navais, do Barão Vermelho aos pilotos americanos da Esquadrilha Lafayette, Até o Último Homem reproduz com vivacidade e precisão os cenários desse conflito mundial, características da literatura de Jeff Shaara. O romance leva aos leitores ao coração de um dos maiores conflitos da História e os põe cara a cara com personagens capazes de causar um impacto permanente no espírito humano.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário