sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ao resgate da Sessão da Tarde de raiz - 'Academia de Gênios'

Se por acaso existia algum padrão que ditasse uma linha a ser seguida pelos roteiros de filmes adolescentes dos anos 80, com certeza o 'Academia de Gênios' foi um que seguiu todas as regras a risca. Acho até que ele é pouco lembrado e merecia um lugar de mais destaque dentre o panteão dos clássicos da antiga Sessão da Tarde. Sendo que foi um dos primeiros que conseguiu retratar os nerds da época como jovens festeiros normais e não apenas estudiosos abitolados.
O roteiro é bem simples, como a maioria das coisas naquele período, mas nem por isso perde pontos no quesito originalidade. No enredo, um grupo de alunos superdotados de uma faculdade, participam de um projeto de desenvolvimento de um laser de alta intensidade e precisão, sendo todos subordinados por um professor sem escrúpulos (William Atherton, sempre ele) que, secretamente, pretende vender os resultados da pesquisa para os militares. Mas quando os alunos descobrem, combinam uma elaborada vingança. O plano culmina num incrível esquema que consegue enganar os militares e convencer o professor de que não compensa meter-se com verdadeiros gênios!

Apesar de não ter uma história marcante como as de outros clássicos daquele tempo, tenho certeza de que, quem assistiu, ainda guarda cenas memoráveis na lembrança, como a do homem que mora dentro do armário e a trilha feita de laser indicando o caminho para a 'Festa do Bronzeado'.
Para engrossar a moral dessa produção, ainda temos um Val Kilmer de início de carreira no papel de Chris Knight, o gênio rebelde que é inteligente demais para conseguir receber ordens de alguém.
Como sempre faço, eu revi o filme recentemente para escrever este texto, e confesso que não encontrei nada que o desabone ou que incomode a censura atual. Bem,... A não ser algumas mulheres com biquínis mais discretos do que os das dançarinas dos nossos programas de TV de domingo a tarde. Apesar de tudo, acho que ainda vale uma reprise na Sessão da Tarde.
Dessa vez foi difícil resgatar esse filme pela internet, e eu já estava quase desistindo quando finalmente encontrei uma versão perfeita e com a dublagem original. É praticamente uma máquina do tempo que te leva a 25 anos no passado.
Você assiste o filme completo com a dublagem original clicando aqui, e confere a citada cena do laser no vídeo abaixo : 
Gostou de rever este clássico? Lembrou de mais algum filme marcante que gostaria de assistir? Conhece o link pra outro filme que merecia estar nas próximas sessões? Então deixe sua dica e sugestão nos comentários pra desenterrarmos a Sessão da Tarde de raiz.

Quer ver todos os filmes que já resgatamos nesta coluna? Então CLICA AQUI e curta algumas horas de nostalgia. 
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário