quinta-feira, 8 de maio de 2014

Conheça melhor as maiores redes de livrarias do Brasil

Se você é um amante de livros, já deve ter notado que as populares 'livrarias de bairro' estão entrando em extinção ou sendo absorvidas por grandes franquias. Exceto nas cidades do interior onde esse tipo de comércio ainda deve se arrastar por algum tempo, nas capitais, as vendas pela internet e Bookstores famosas dominam o mercado de tal forma, que não sobra muito para os pequenos. Afinal, com a vida corrida das metrópoles, é muito mais provável que você entre em uma livraria enquanto faz compras no shopping, do que saia de casa para ir especificamente atrás de um livro. Para isso você usaria a internet (e as dicas desse blog, espero eu).
É uma mudança natural da vida moderna. Hoje, poucos são os privilegiados que ainda podem perder algumas horas do dia rondando pelas prateleiras de uma livraria, sem saber o que comprar, só esperando alguma obra te encontrar. Até como parte do meu trabalho,... Eu sou um desses. Mas para quem não tem essa chance, achei conveniente listar, analisar e classificar as principais características e vantagens das três maiores livrarias do país, tanto física quanto virtual, para te dar uma leve orientação do que você pode encontrar em cada uma delas quando tiver um intervalo na rotina para 'peneirar' por alguns bons livros.

3° Lugar - Livraria Saraiva
Na Loja... Eu considero a Saraiva como a 'Casas Bahia' das livrarias. Tem em todo lugar, é cheia de promoções interessantes, mas só trabalha com produtos populares. Entrar em uma loja da Saraiva só vale a pena se você souber exatamente qual livro pretende levar, e só se esse livro estiver em alguma lista dos mais vendidos ou for um best-seller.
O atendimento é tão fraco quanto a variedade de seus acervos, e os vendedores não são do tipo que estão ali por amor a literatura. Na maioria das vezes, tudo que sabem sobre livros é apenas o suficiente para vender os exemplares que já são considerados 'os mais vendidos'. Atendente bom de livraria é aquele pra quem você não precisa soletrar o nome do autor quando pergunta sobre alguma obra literária.
Na Internet... Curiosamente, no campo virtual a Saraiva já fala com um sotaque mais refinado. Em seu site, até que dá pra encontrar certos livros que você jamais veria expostos em destaque nas suas vitrines. Talvez porque esses espaços sejam todos pagos.
Pro azar deles, por alguma estranha razão, a Saraiva ainda não consegue trabalhar suas vantagens e potencial dentro da internet, e suas vendas online nem chegam perto da sua maior concorrente.

2° Lugar - Livraria Cultura
Na Loja... Tudo que foi dito anteriormente sobre a Saraiva, é o exato oposto do que pode ser dito a respeito da Cultura. Parece que uma faz questão de ser a antítese da outra. A Cultura possui menos lojas, nunca faz promoções, mas oferecem um catálogo bem mais vasto para seus clientes. Quem já visitou alguma de suas lojas, sabe que a ambientação do lugar te convida a gastar todo o tempo do seu intervalo de almoço rodando por entre suas seções.
Os atendentes também não deixam a desejar. São conscientes do produto que comercializam e na maioria das vezes podem ser encontrados tão interessados pelos livros expostos, que até podem ser confundidos com outros compradores.
Na Internet... Sua versão virtual não difere em nada da física. Os livros disponíveis são praticamente os mesmos, e, assim como na loja, eles não fazem promoção e nem dão desconto.

1° Lugar - Livraria da Vila
Na Loja... Esse é um lugar onde qualquer leitor que se preze poderia morar. Os sofás são grandes, abundantes e super confortáveis. A disposição das prateleiras (de forma circular) facilitam o fluxo e criam um ambiente bem intimista. E o melhor de tudo, na Livraria da Vila você encontra livros que nunca viu em nenhum outro lugar. Exemplares que você nem sabia que foram publicados. Apesar dos descontos serem raros, a compra sempre vale a pena só pela possibilidade de levar alguma obra incomum.
Os vendedores são do tipo que te abordam oferecendo ajuda assim que seu olhar cruzam com o deles, e na maioria das vezes sabem de qual autor você está falando sem precisar consultar o computador.
Na Internet... Na verdade, eu gosto tanto de passear por entre os exemplares da Livraria da Vila, que eu nunca fiz uma compra em seu site. Nesse caso eu faço questão de ir pessoalmente até a loja física. Mas pelo que pude constatar, a versão virtual também trabalha com um grande catálogo e pequenos descontos.

BÔNUS - Submarino
Na Internet... Disparada a maior vendedora de livros online. A Submarino é tudo que a Saraiva deveria ser. O acervo é praticamente o mesmo, só que com maiores descontos e promoções excelentes. Pode não ser o lugar ideal para encontrar obras memoráveis, mas a combinação de bons preços com livros de mainstream deixam a Submarino no topo do mercado virtual, mesmo não tendo a representação de uma loja física.

E na sua cidade? Ainda existem as tradicionais livrarias de bairro? Você passa por lá sempre que pode? Encontra tudo o que procura, ou usa a internet pra isso? Conte a sua experiencia com as livrarias que frequenta em nossos comentários!!!

Veja Também:
7 Tipos de pessoas que você encontra em livrarias
- Com 44% de ateus, Holanda transforma igrejas em livrarias
7 Maneiras de organizar sua estante de livros
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Fábio,
    Adorei o post e concordo com vários pontos que você abordou.
    Mas acho que faltaram alguns detalhes... Rs! A Cultura e a Saraiva possuem um programa de pontos que muitas vezes ajuda. Quem se associa ao Mais Cultura, por exemplo, tem alguns descontinhos nos livros e ainda junta pontos. Não é muita coisa, mas é uma delícia quando a gente chega no caixa para pagar por um livro e o atendente diz "Você tem 10 reais de bônus para usar nessa compra"! hehehe
    Bom, e já que estou falando de programa de pontos, o Fnac tem um que vale a pena para quem compra muitos livros pela internet... O Associado Fnac não paga frete, o que pode muitas vezes ser um excelente desconto!! rs...
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo adendo e dicas Camila... Por coincidência, acabei de usar esse desconto por sistema de pontos pela primeira vez em uma compra na Saraiva de hoje! A sensação foi exatamente como descreveu,..rs!
      =)

      Excluir