quinta-feira, 5 de junho de 2014

6 Dicas de livros para fãs de Super-Heróis

Vivemos em um momento de extrema empolgação por parte dos fãs de super-heróis. Quem aprecia o gênero, não esconde o estado de felicidade em ver a cultura dos quadrinhos, que já foi tão marginalizada no século passado, transportada para o cinema, resultando em diversos filmes de sucesso. É algo interessante de se conceber. Bem quando as vendas de HQs, e da mídia impressa em geral, começaram a cair em declínio, esses personagens resistem ao mercado e ressurgem mais poderosos do que nunca em seus uniformes extravagantes.
Então, o que fazer enquanto se espera pelo próximo lançamento de um novo filme de herói, ou já se esgotou o interesse pelas histórias dos quadrinhos? Ora, você sempre poderá encontrar uma abordagem mais profunda desse tipo de personagem, e conhecer outros moledos de mutantes e meta humanos, na literatura.
É claro que o estilo ainda está longe de alcançar em livros, o mesmo êxito que obteve nos cinemas. Mas, aos poucos, as editoras vão abrindo os olhos para essa possibilidade, e hoje já podemos encontrar alguns excelentes exemplares sobre heróis. 
Abaixo você confere alguns desses 'super' livros, para acrescentar a sua lista de leitura:

✔ Wild Cards, editado por George RR Martin
*Livro já resenhado aqui no blog. Clique aqui para acessar a resenha.
Depois de criar um mundo em As Crônicas de Gelo e Fogo com mais de 20 milhões de cópias vendidas, George R. R. Martin estabelece um novo conceito de Super Heróis.
Há uma história secreta do mundo, uma história em que um vírus alienígena atingiu a Terra no final da Segunda Guerra Mundial, fortalecendo um grupo de sobreviventes com poderes extraordinários. Alguns foram chamados Ases - aqueles com habilidades físicas e mentais sobre-humanas. Outros foram denominados Curingas - amaldiçoados com bizarra deficiência mental ou física. Alguns usaram seus talentos a serviço da humanidade. Outros para o mal. Wild Cards é a sua história.
Publicado originalmente em 1987, Wild Cards traz, além do próprio George R. R. Martin, poderosos contos de Roger Zelazny, Walter Jon Williams, Howard Waldrop e Lewis Shiner.

✔ O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, de  Ransom Riggs
Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Um mutante que não fosse gabaritado para entrar no instituto Xavier para Jovens Superdotados, seria facilmente aceito para ficar sob a tutela de Miss Peregrine. 
Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que pareça – ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

✔ Wayne de Gotham, de Tracy Hickam
Por trás de toda máscara existe um homem de verdade Ainda criança, Bruce Wayne testemunha o assassinato dos pais - e o mistério sobre o motivo o impulsiona a fazer uma busca pelo seu passado. É quando descobre um diário secreto de seu pai Thomas, um médico rebelde que parece finalmente revelar o seu lado obscuro. Sua identidade é seriamente abalada quando um convidado levanta, inesperadamente, questões sobre o evento que acabou com a vida de sua amada mãe e seu admirável pai - caso que provocou para sempre sua vontade insaciável de proteção e vingança. 
Para descobrir a história real da família, Batman precisa confrontar o antigo inimigo, como o perverso Coringa, seu próprio mordomo Alfred, além do passado que assombra o asilo Arkham, para assumir o novo fardo de um legado sombrio. Muito mais próximo dos filmes de Burton e Christopher Nolan e das HQs de Frank Miller do que dos seriados de TV dos anos 1960 e dos outros quadrinhos. Um olhar imaginativo sobre o lado humano de um super-herói icônico.

✔ Incríveis Aventuras De Kavalier & Clay, de Michael Chabon
Considerado um dos mais criativos e descompromissados livros dos últimos anos, a obra conquistou público e crítica com uma receita simples e rara: trama e estilo impecáveis. O livro conta a história de Joseph Kavalier, um fã judeu de Houdini, que usa suas habilidades para escapar de Praga. Kavalier se esconde no caixão que leva os restos do Golem, legendário monstro de barro feito por um rabino, para Nova York. Lá, nosso herói se une ao primo Sammy Clay na busca por dinheiro e liberdade. Do talento para desenhar de Kavalier e da habilidade de Sammy para contar histórias nasce um novo personagem de quadrinhos: o sensacional Escapista (numa clara alusão a Houdini). 
O herói, e seu alter-ego - Tom Mayflower -, combate o crime e protege os oprimidos com a ajuda da bela Luna Moth, inspirada numa artista local chamada Rosa Luxemburgo, que desperta o interesse dos dois cartunistas. Tudo isso enquanto seus criadores se confrontam com seus próprios fantasmas. Kavalier e sua sede por poder e dinheiro, e Sammy e sua recém descoberta homossexualidade. O nome de Escapista tem aqui sua verdadeira razão. A religião, a sexualidade, o gênero e a raça podem ser potentes prisões e para escapar de suas barras é necessário, quase sempre, se expor.

✔ Os Últimos Dias de Krypton, de Kevin J. Anderson
Antes do Apocalipse – que fez o bebê conhecido mais tarde como Clark Kent ser enviado à Terra – Krypton prosperava. Na cidade de Kandor, o cientista Jor-El e a historiadora Lara casaram-se e tiveram Kal-El, o único que sobreviveria ao fim do mundo. Tudo era harmonia e perfeição numa civilização com baixíssimo índice criminal, quando um alienígena invade o planeta e provoca uma tragédia irremediável para os kryptonianos. 
É a grande chance do diabólico General Zod tomar o poder e implantar uma ditadura que usará da invenção tecnológica de Jor-El para subjugar a todos. E em meio a tudo isso, uma tragédia fatal se aproximava – um destino catastrófico profetizado por Jor-El que mudaria a história kryptoniana para sempre...

✔ Super-Heróis, de Gerson Lodi-ribeiro e Luiz Felipe Vasques
Mais rápidos do que uma bala, mais poderosos que uma locomotiva, capazes de saltar por cima de arranha-céus. Do alto das nuvens ou à espreita nas sombras, enfrentando invasões cósmicas ou derrubando quadrilhas de traficantes, heróis com poderes incríveis chegaram para ajudar.
Super-Heróis é a coletânea da Editora Draco sobre estes seres capazes de nos inspirar por seus feitos assombrosos e sacrifícios em prol de um mundo melhor. Nessas 14 histórias a justiça não escolhe campo de batalha, sejam os becos sujos de uma metrópole, os rincões afastados do interior brasileiro, uma Lisboa prestes a ser invadida por Napoleão ou a arena política onde se decide o destino da sociedade.
Organizada e estrelada por Gerson Lodi-Ribeiro e Luiz Felipe Vasques, a coletânea apresenta, além da capa, os conto ilustrados com pinturas do artista Angelo de Capua.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário