terça-feira, 3 de junho de 2014

A Copa do Mundo pode marcar uma Distopia no Brasil

Agora parece que não tem mais jeito, poupem suas hashtags porque vai ter copa sim. E querendo ou não, todo o Brasil já está em uma contagem regressiva frenética para o início dessa impopular Copa do Mundo,... E não importa que, no último ano, o país tenha enfrentando protestos nas ruas contra o gasto excessivo nos estádios que, logo após o evento, serão abandonados e provavelmente transformados em conjuntos habitacionais. Vai ter Copa e pronto. Agora vai do jeito que der.
Para solucionar essa questão, o governo, que nunca foi lá muito preocupado com a nossa segurança, de repente desenvolveu um incrível senso de proteção em relação aos nossos visitantes estrangeiros, e resolveu gastar mais uma grana (que não podia) em medidas de segurança para garantir o bem estar dos gringos, e o povo acuado. Todo esse investimento protetivo deu a Copa do Mundo um visual bizarro, digno de uma distopia literária onde toda uma nação gira em torno de uma competição, quase como um 'Jogos Vorazes' por exemplo. 
Você pode até achar que é um pouco de paranoia da minha parte, mas em qual outra realidade, que não uma distopia, veríamos cenas como essas:

✔ Os Stormtrooper da Polícia Militar do Rio de Janeiro
A segurança do perímetro no novo estádio do Maracanã será feita por uma tropa de capangas armados com lançadores de foguetes e equipados com uma roupa especial de proteção que pesa cerca de 22 de quilos, carinhosamente apelidada de 'RoboCop'. Para começar, o capacete e a máscara foram inspirados no Darth Vader e elaborados para provocar um terror psicológico nos manifestantes. Essa couraça foi projetada para resistir as altas temperaturas de um lança-chamas (caso algum manifestante carregue um consigo), e integrado ao traje, cada policial ainda conta com um cinto de utilidades equipado com spray de pimenta, arma de choque, pistola, algemas, e o inseparável cassetete de contenção para grandes eventos. Em outras palavras, o país finalmente alcançou o futuro distópico mostrado no filme britânico 'Brazil' de 1985.
E toda essa tecnologia investida não é apenas estética, os capacetes também são equipados com microcâmeras que podem capturar 400 imagens faciais por segundo, que são enviadas para um computador central com um banco de dados capaz de armazenar 13 bilhões de perfis. Ou seja, a polícia da Copa será capaz de tirar uma foto sua, e em questão de segundos avaliar o seu nível de ameça.

✔ Uma central de monitoramento apropriada para um vilão de quadrinhos
É pra cá que virão todos os bilhões de rostos fotografados que citei no item acima. Se fosse em um filme, esse lugar seria um enorme complexo revestido de máquinas bizarras e soldados uniformizados armados. Mas no mundo real, o lugar parece mais com um tedioso escritório cheio de burocratas.
No entanto, este não é o mundo real. Este é o Brasil. Portanto, sempre há uma remota possibilidade desses computadores transformarem a estátua do Cristo Redentor em um zord de batalha.
Essa central de monitoramento foi idealizada em 2010 pelo prefeito Eduardo Paes, que, devido a fragilidade da segurança pública no Rio de Janeiro, decidiu construir o maior, e mais completo, centro de vigilância do mundo. Cerca de 70 funcionários acompanham o monitor gigante que mostra gráficos do estado, relatórios meteorológicos, e vídeos ao vivo das câmeras de vigilância da capital.
O setor ainda tem o poder de alterar os semáforos para evitar congestionamentos no trânsito ou, em algum momento inevitável, impedir uma fuga dramática de algum meliante.

✔ Os estádios serão protegidos por artilharia antiaérea e drones
Em se tratando de futebol, nunca podemos descartar a possibilidade do jogo ficar um tanto turbulento, a torcida acalorada, e a porradaria estancar em algum momento nas arquibancadas. Então, é até normal que as autoridades arquitetem algumas medidas protetivas ao redor dos estádios, algo como barricadas, cerca de proteção, cancelas, ou.... No caso do Brasil, 34 tanques antiaéreos comprados da Alemanha. Ignorando a lei que proíbe que se abata aviões sobre áreas povoadas, o governo instruiu a Força Aérea Nacional a criar uma zona de defesa em torno de todos os estádios da Copa, e explodir qualquer aeronave não autorizada que se aproxime em um raio de 4 milhas náuticas. Para o caso de alguém tentar jogar um avião em um estádio lotado bem na hora de um pênalti importante na partida da final.
Vamos apenas esperar que o exército não derrube a nossa própria frota de drones, recentemente comprados de Israel, que voarão ao redor dos estádios realizando missões de segurança e proteção. Que basicamente deve consistir em atirar dardos envenenados em cambistas.
É nesse ponto que surge a dúvida se o governo estaria aproveitando a farra dos gastos com a Copa para renovar e atualizar o seu arsenal para as próximas décadas de repressão no Brasil.

✔ Os protestos estão ficando cada vez mais insanos
Não deixe todo esse poderio armado do estado te enganar, os manifestantes estão respondendo todo esse descaso a altura. Os últimos dias que antecedem a Copa do Mundo tem sido marcados por protestos diários que, com um ônibus queimado aqui e um banco apedrejado acolá, tem elevado rapidamente o grau de agressão dessa insatisfação popular. Cada novo protesto violento é logo seguido por um outro mais danoso, e assim suscetivamente. E todos esses atos povoam os jornais com imagens bestiais que facilmente poderiam estar em um filme ou livro de ficção. Tome como exemplo a última greve de ônibus em São Paulo, em que o metrô ficou entupido de pessoas sendo esmagadas umas sobre as outras, quase como em uma infestação zumbi.
Levando em conta que está previsto a chegada estimada de 3,7 milhões de turistas ansiosos para usufruir dos recursos das cidades brasileiras, creio que a coisa toda pode ficar ainda mais complicada. Para piorar, ainda temos que explicar aos gringos o que são essas tribos indígenas que entraram em uma batalha campal contra a polícia equipados apenas com lanças, flechas, arcos e pinturas de guerras, ou então, é sentar e aceitar as eternas piadas estrangeiras sobre existir macacos nas ruas das cidades do Brasil.

Veja também:
-7 Sinais de que você está lendo uma Distopia
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário