segunda-feira, 21 de julho de 2014

6 Animações incríveis baseadas na literatura

Após ler o título desta postagem, tenho certeza que você deve estar esperando uma lista com adaptações de livros infantis produzidas pela Disney, mas lamento informar que esse não é o tipo de coisa que você encontraria no DpM. Os exemplos que escolhemos para ilustrar este texto foram selecionados pela competência em apresentar, tanto as características do autor das palavras, quanto a habilidade dos animadores que colocaram seus talentos à prova.
Confira abaixo o resultado da fusão entre essas duas mídias:

✔ Bluebird - Curta baseado no poema de Charles Bukowski 
Este vídeo tem uma abordagem muito interessante. O texto do poema está incluído na nota abaixo do vídeo, mas nenhuma palavra é falada durante toda a animação. Temos apenas música e imagem. Isso é tudo, e é mais do que suficiente. Eu recomendo que façam uma leitura do poema primeiro, assistam a animação, e depois refaçam a leitura.

✔ Electric Literature – “Angel Lust” por Maggie Shipstead
Estes vídeos são criados graças a uma colaboração mútua entre autores e animador. O autor escolhe um trecho favorito de sua obra, e passa para o animador dá-lhe vida. O resultado são esses vídeos excelentes. Você encontra outras animações no canal Electric Literature no youtube.

✔ Poesia Reencarnada
Estas animações são tão legais, quanto assustadoras. É um conceito muito interessante, e uma boa maneira de introduzir textos mais antigos para gerações mais novas que precisam de mais apelos do que apenas palavras em páginas para conter a atenção. Alem de Edgar Allan Poe, você encontra muitos outros escritores ressuscitados no canal poetryreincatnations.

✔ The 13 Clocks - por James Thurber, narrado por Neil Gaiman
Um conto fantástico escrito por Thurber, em 1950. Conta a história de um misterioso príncipe que precisa completar um desafio impossível para libertar a Princesa Saralinda, das garras do terrível Duque do Castelo Coffin. Para completar, essa animação ainda conta com a narração sombria do meste Neil Gaiman.

✔ Do que são feitos os heróis? - Ted-Ed
Nem todos os vídeos do canal estão relacionada à literatura ou a escrita, mas todos eles são igualmente interessantes e informativos, além de ferramentas muito úteis em sala de aula. Como exemplo, escolhemos um tema que todo mundo conhece, a 'Jornada do Herói'.

✔ O Cangaceiro 
O Cangaceiro, filme realizado pelos alunos de Design da UFPE, conta a história de Lampião, personagem histórico da Região Nordeste. Baseado em literatura de cordel, os versos narram seus infortúnios e seus amores, seu triunfo e seu declínio, e até seus acordos com o capeta. A animação mostra um pouco dos mitos e da fantasia que envolve o imaginário acerca do personagem.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário