quinta-feira, 17 de julho de 2014

A prova de que as Séries da TV são apenas 'remakes' de clássicos da literatura

Toda vez que a TV anuncia o lançamento de uma nova série, podemos perceber que a busca pelo conceito de 'originalidade' parece ser uma constante por parte dos produtores. A cada ano, dezenas fracassam nessa missão e são canceladas ainda na primeira temporada. Aos vencedores, resta tentar renovar-se a cada nova fase para manter o interesse do público até conseguir estragar toda a história que construiu durante anos, no episódio final.

A verdade é que, mesmo aqueles que alcançam o êxito nessa maratona pela audiência, não são assim tão 'originais' quanto afirmam ser. Se voltarmos um pouco no tempo, vamos perceber que algumas das séries mais famosas da TV, não passam de 'remakes' de clássicos da literatura. Uma espécie de variação de um mesmo tema.
Para comprovar, reunimos abaixo algumas dessas series que compartilham grandes semelhanças com obras literárias em seu roteiro:

✔ Dexter... é igual a... Crime e Castigo
Um homem anti-social, com uma certa orientação artística, que sente um impulso prorrogativo de matar à vontade e que acaba a sua maratona exilado em algum fim do mundo desconhecido onde termina seus dias realizando algum trabalho manual estúpido pro resto da vida.
✔ Glee... é igual a... As Relações Perigosas
Um grupo de pessoas que, em busca da atenção de outras pessoas, acabam vivendo complicadas histórias sexuais entre si, até que tudo fica ainda mais estranho quando a única virgem do grupo é descoberta
Em 'As Relações Perigosas', um grupo peculiar da nobreza francesa troca cartas secretamente. No centro da intriga está o libertino visconde de Valmont, que tenta conquistar a presidenta de Tourvel, e a dissimulada marquesa de Merteuil, suposta confidente da jovem Cécile, a quem ela tenta convencer a se entregar a outro homem antes de se casar. 
✔ Breaking Bad...é igual a... O Conde de Monte Cristo
Depois de uma experiência de vida ameaçadora e da aquisição de uma quantia substancial de dinheiro, um homem bem-educado tem o seu código moral deteriorado até tornar-se um ser violento e manipulador.
✔ House of Cards... é igual a... O Livro dos Esnobes
Um protagonista antipático capaz de fazer qualquer coisa para trilhar o seu caminho até o topo, e para isso, forja parcerias e alianças sem escrúpulos, atropelando os sonhos e esperanças das pessoas de bem.
Em 'O Livros dos Esnobes' temos o retrato agudo e bem-humorado da Inglaterra vitoriana construído por um de seus maiores escritores. Um livro que delicia pela ironia e pela refinada elegância com que o protagonista destrói desafetos e descreve um mundo aristocrático pleno de arrivistas e aventureiros. 
✔ Sherlock... é igual a... Dom Quixote
Um homem extremamente estranho, que entra em situações bizarras envolvendo as pessoas dos ciclos sociais de sua vida. Claro, tudo isso auxiliado o tempo todo por um fiel companheiro.

The Vampire Diaries... é igual a... Ovelha Negra
Uma história que gasta uma infinidade de tempo narrativo dedicado ao desenvolvimento da questão irrefutável de que a mocinha vai terminar com o cara mais bonito no final, ignorando o fato de que todo mundo tem problemas mais importantes para se preocupar.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário