quarta-feira, 16 de julho de 2014

Onde as Sombras se Deitam (Michael Ridpath)

Quem acompanha o universo de fantasia criado por J.R.R. Tolkien, sabe bem que a Terra Média e seus habitantes ainda estão muito longe de serem enterrados juntos com seu criador. De tempos em tempos todo esse 'mundo tolkiano' é constantemente revisitado pela indústria do cinema, jogadores de RPG e tantas outras vertentes modernas que são nitidamente baseadas nos hobbits, anões e elfos descritos na saga 'O Senhor dos Anéis'. Uma influencia até então considerada inofensiva. Ou seria, se o 'um anel' também não fosse o ponto chave de um misterioso assassinato nas pacatas terras geladas da Islândia... Nem só de dragões e magia são compostos os segredos por trás do adereço mais cobiçado da Terra Média. 
Para escrever a saga mais famosa de todos os tempos, o professor Tolkien realizou uma pesquisa detalhada envolvendo a verdadeira mitologia do norte da Europa, e anos depois do seu trabalho concluído, essa ligação entre a ficção e a realidade pode gerar uma nova busca por outro poderoso anel de ouro que também espalha morte e desgraça nas mãos daqueles que o possuem. Essa é a premissa do romance policial 'Onde as Sombras se Deitam' (editora Record, 398 páginas) do autor Michael Ridpath.

O que pode não passar de mera fantasia medieval para nós americanos, é levado muito a sério e considerado parte da cultura e folclore dos países nórdicos europeus. É o que descobre o detetive Magnus, que após denunciar um esquema de corrupção em seu departamento, é enviado à longínqua Islândia para sua própria segurança. Enquanto presta consultoria para a serena força policial islandesa, cujo os agentes sequer portam armas de fogo, o detetive se depara com um raro caso de assassinato de um especialista em literatura antiga.
O único suspeito do crime é um fã da trilogia 'O Senhor dos Anéis' que estaria no país para comprar os escritos genuínos da Saga de Gaukur, a lenda original que teria inspirado a história de Tolkien. Daí seguimos por uma trama bem armada com todos os nuances que encontraríamos em uma aventura de fantasia medieval, mas com a velocidade conclusiva da era moderna.
Em meio a investigação, enquanto desvenda liturgias milenares, o leitor acompanha o protagonista em uma jornada inesperada (desculpa pelo trocadilho, eu não resisti) onde as aspirações de Tolkien são reviradas e confrontada com a realidade.

O livro não representa necessariamente um complemento para a obra composta por Tolkien. Apesar de ser exacerbado de referências, vale mais como mais uma cria desse universo. Uma 'saga policial' competente capaz de agradar os apreciadores de ambos os gêneros. É sempre agradável visitar a Terra Média, não importa quando. Seja na versão infantil de 'O Hobbit' ou durante um crime mortal como descrito nesse livro de Ridpath.

Para conhecer mais detalhes dessa história, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário