segunda-feira, 14 de julho de 2014

Personagens da literatura que foram inspirados em pessoa reais (Parte 2)

Para mostrar que nem tudo na ficção é, única e exclusivamente, fruto da imaginação de seus autores, já apresentamos aqui uma lista peculiar de famosos personagens literários que foram baseados em pessoas reais, e, durante essa pesquisa, descobrimos que os exemplos não param por aí. A verdade é que existem diversas inspirações do tipo, e se ainda contarmos com os personagens autobiográficos que carregam grande parte do próprio escritor dentro de si, a gente vai acabar concluindo que 'toda ficção tem um fundinho de verdade'.
Se você já conferiu a primeira parte desse elenco, veja abaixo outros personagens literários que forma inspirados em pessoas reais:

Inspirada em... Alice Liddell
A menina Alice Liddell foi a inspiração para o clássico infantil 'Alice no País das Maravilhas'.O escritor Lewis Carroll, então conhecido como Charles Dodgson, era bem próximo da família Liddell (ele próprio tirou a foto acima de Alice), e quando Alice, com 10 anos de idade, implorou para que ele lhe contasse uma história, Lewis começou a criar o seu famoso conto sobre Alice, e o que aconteceu com ela após cair no buraco do coelho. Ao contrário das histórias anteriores que ele apenas contava a ela, essa, em especial, a menina insistiu para que ele colocasse no papel. Deu no que deu.

Inspirada em... Nora Barnacle
Molly Bloom, a esposa do personagem principal Leopold Bloom, do romance Ulisses de James Joyce, em muitos aspectos corresponde a Penélope de Odisseia, mas também foi baseada na própria esposa de Joyce, Nora Barnacle. Na verdade, o romance, que se passa todo em um único dia, ocorre em 16 de junho de 1904, justamente a data do primeiro encontro do casal.

Inspirado em,... Deacon Brodie William 
O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde é uma obra de Robert Louis Stevenson, que narra a história de um cavalheiro distinto e um ser monstruoso coexistindo no mesmo corpo. A inspiração da vida real para o personagem não é menos terrível. Deacon Brodie William pertencia a uma antiga linhagem nobre da Escócia. Quando estava na casa dos trinta anos, ficou encantado com a ideia do lado mais escuro da vida onde cada pessoa e seus ideais poderiam ser comprados por um preço justo. Seu trabalho como marceneiro permitiu-lhe o acesso às casas mais ricas de algumas das pessoas mais influentes de Edimburgo. Em pouco tempo, ele estava fazendo impressões de cera das chaves para, em seguida, roubar tudo o que ele poderia transportar. Ele usou o dinheiro para sustentar seu estilo de vida dupla de funcionário do governo respeitável de dia, e jogador compulsivo a noite.

Inspirado em,... Max Gerlach
F. Scott Fitzgerald pode ter sido um pouco vago quando falou sobre sua inspiração para Jay Gatsby, mas de acordo com sua esposa, não havia dúvidas. Antes de Zelda Fitzgerald morrer, em 1948, ela apontou para um homem chamado Max Gerlach como a verdadeira inspiração para um dos personagens mais intrigantes de Fitzgerald. Gerlach era um amigo da família, como evidenciado por cartas, notas e mensagens manuscritas em fotos. Enquanto alguns dos traços de Gatsby, como o seu amor por uma mulher, são claramente desenhados pelo próprio Fitzgerald, muito do passado do personagem vem de Gerlach. Mesmo alguns dos maneirismos de Gatsby, são mencionados em várias notas que Gerlach escreveu para Fitzgerald. Gerlach era um contrabandista conhecido, e algumas fontes acham que ele forneceu álcool para Fitzgerald durante a Lei Seca. Gerlach era famoso por seu estilo de vida extravagante e festas, mas no final, oprimido por suas dívidas e do colapso de seus negócios, deu um tiro na cabeça. Ele sobreviveu, apesar de ter ficado cego, e acabou morrendo sozinho em 1958.

Inspirado em,... Simon Magus
Fausto é a história de um homem que faz um pacto com o diabo, concordando em vender sua alma por riquezas terrenas. A obra de Goethe é pensado para ser profundamente enraizada na tradição gnóstica. Ele também prega que o sofrimento não é culpa dos seres humanos, mas a culpa do criador da humanidade. Um dos personagens da mitologia gnóstica é chamado Simon Magnus, ou Simão, o Feiticeiro. Ele também é ocasionalmente referida como Simon Fausto, do latim favustus que significa "o favorecido." No livro de Atos, Simão tenta comprar favores de dois dos apóstolos, João e Pedro. Quando Pedro recusa a sua oferta, Simão desafia o apóstolo para um duelo onde ele acaba sendo exposto como uma fraude. A figura perfeita para vender a alma ao diabo.

Inspirado em,... Delphine Delamare
Apesar de Gustave Flaubert sempre negar a ligação entre Delphine Delamare e sua infame Madame Bovary, muitos estudiosos acreditam que as semelhanças são demais para ser uma simples coincidência. Em uma história que ecoa paralela a da obra de ficção, Delphine Delamare estava descontente com sua vida, casada com um médico de uma entediante cidade do interior. E assim como a personagem da ficção ela teve amantes após amantes antes de dar cabo da sua própria vida. Pensa-se que a família de Flaubert conhecia Delamare e seu marido e até chegou a emprestar dinheiro ao casal, o que explica a sua hesitação em citar-la como uma das fontes de Madame Bovary.

Allen Ginsberg, William S. Burroughs e Neal CassadyOn The Road, de Jack Kerouac
Inspirados em,... Carlo Marx, Old Bull Lee e Dean Moriarty
É um fato bem conhecido que Jack Kerouac transcreveu todos os seus amigos (bem como ele mesmo) tanto em seu inovador romance On the Road, como em várias outras obras suas. Afinal, qual a melhor maneira de escrever sobre a sua experiência pessoal pelas estradas norte-americanas, do que escrever, sobre as verdadeiras experiências que você tenho tido com todos os seus amigos nesse período?
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário