segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Livros proibidos que na verdade não existem

Ao longo da nossa história as pessoas sempre vem tentando impedir outras pessoas de lerem livros que consideram imoral, antiético ou simplesmente perigosos, e parece que a arte imita a vida nesses termos também. 
Inspirado no fato, percebemos que garantir a liberdade de ler exigiu incansáveis esforços de muitos 'livreiros' e bibliotecários da ficção. Abaixo você encontrará alumas obras literárias que foram banidas, reprimidas ou questionadas, mas que, na verdade, nunca existiram.

O Necronomicon (das obras de HP Lovecraft)
Tendo a sua primeira citação originada no conto 'The Hound' de Lovercraft, o Necronomicon seria um livro antigo encadernado com pele e escrito com sangue humano que inclui relatos sobre demônios antigos e os métodos de como invocá-los.
De acordo com Lovecraft, já em 1055, as pessoas se ofenderam com a suposta existência de um livro que permitia qchamar Cthulhu de sua prisão eterna para destruir a humanidade.
Agora, apesar do fato do Necronomicon ser claramente uma invenção de Lovecraft, ele ficava muito feliz em deixar que as outras pessoas construíssem esse conceito atrás do mito de Cthulhu. Devido a isso, um grande público acreditou que o Necronomicon fosse um livro de verdade - e passaram a buscar uma cópia do mesmo. Particularmente eu sou contra a censura, mas sinto que alguém que esteja desesperado para pôr as mãos em um grimório demoníaco, não planeja usá-lo para alguma coisa boa.
Os Segredos da Arte das Trevas (Harry Potter de JK Rowling)
Os Segredos da Arte das Trevas por Owle Bullock, é um livro que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte, e contém detalhes sobre como fazer uma Horcrux. O livro ficava na seção restrita da biblioteca de Hogwarts, mas foi removido por Albus Dumbledore quando ele percebeu que um de seus alunos gastava um tempo considerável contemplando a imortalidade e a dominação do mundo.
É certo que o aluno em questão - Tom Riddle - mais tarde veio a ser Lord Voldemort e, embora Dumbledore estivesse certo em seu ponto de vista, removendo o livro da biblioteca ele acabou dificultando para os mocinhos como descobrir uma forma de derrotar Voldemort e os Comensais da Morte. Levando em conta o fato de que Hermione teve o livro em sua posse por mais de um ano e descobriu como derrotar Voldemort ao invés de sucumbiu ao desejo de matar seus amigos para alcançar a imortalidade, isso serve para mostrar que não é o conteúdo do livro que é perigoso, mas a maneira como ele é manipulado.

O Diário de Madalena (O Código Da Vinci de Dan Brown)
Dentre vários itens altamente polêmicos do Código Da Vinci, o documento conhecido como O Diário de Madalena é um texto supostamente escrito por Maria Madalena que abalaria os alicerces do mundo cristão. 
E só para confundir ainda mais a ficção com a realidade, a maioria das pinturas, documentos e obras de arte referidos no Código Da Vinci são reais, mesmo que a sua interpretação e validade histórica sejam motivos de debate. No entanto, não há qualquer menção ao Diário de Madalena antes da publicação de O Código Da Vinci - ele é definitivamente um produto da imaginação de Dan Brown.

The Grasshopper Lies Heavy (O Homem do Castelo Alto por Philip K Dick)
Em 'O Homem do Castelo Alto', os nazistas ganharam a 2 ª Guerra Mundial e a América foi tomada pelos japoneses. Nesta história alternativa, há um livro chamado The Grasshopper Lies Heavy, que é em si uma outra história alternativa em que os aliados vencem a guerra. Os nazistas proibiram o livro porque não queriam que as pessoas criassem a esperança de que eles não têm de viver sob o governo opressivo de Hitler.
Para complicar as coisas, embora os Aliados sejam os vencedores no livro, a realidade retratada é muito diferente da nossa, em que Hitler vive para ser julgado em Nuremberg. Isto significa que o The Grasshopper Lies Heavy é uma história alternativa de uma história alternativa da nossa realidade. Acompanhou o raciocínio?

Veja Também:
-'O Livro Maldito' pode ser proibido no Brasil
-Os Livros Eróticos mais contestados da história
-7 Sinais de que você está lendo uma Distopia
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário