sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ao resgate da Sessão da Tarde de Raiz - 'Cegos, Surdos e Loucos'

Diretamente de um tempo em que só um roteiro bem escrito salvava um filme, e os produtores precisavam abusar de muita criatividade sem poder apelar para a tecnologia atual, o resgate desta esporádica sessão traz um clássico absoluto com dois atores que marcaram toda uma geração. 
Não sei quanto a vocês, mas cada filme da antiga Sessão da Tarde que revejo, é como entrar em uma máquina do tempo e reviver certos momentos da minha vida. Essa produção em especial, me lembra de um período em que minha mãe havia comprado um mixer e agora podíamos bater o leite com o aparelho e fazer alguns aguados Milk Shakes. E me lembro de beber copos e mais copos da bebida em frente a TV enquanto assistia 'Cegos, Surdos e Loucos' (1989).
Sinopse: O dono de uma banca de jornais, Dave Lyons (Gene Wilder), que é surdo, dá um emprego para Wallace "Wally" Karue (Richard Pryor), que é cego. Perto da banca há um assassinato cometido por Eve (Joan Severance), uma matadora profissional, mas a vítima conseguiu se livrar de uma aparente moeda misturando com outras moedas que haviam na banca. 
Wally ouviu um tiro e Dave só viu as pernas de Eve, mas quando a polícia chega os dois são presos como suspeitos. Como Eve e seu cúmplice inglês não encontram na valise da vítima o material "encomendado" pelo mandante, então Eve e Kirgo se passam por advogados que querem libertar os acusados, pois têm certeza que a "moeda" está com eles. Mas Wally e Dave fogem e são perseguidos, pela polícia e pelos bandidos.

Como se não bastasse contar com o excelente Richard Pryor no elenco, essa é mais uma parceria que ele fez com Gene Wilder, mais conhecido por ser o Willy Wonka da Fantástica Fábrica de Chocolate original.
Na verdade, o enredo do filme tem um conceito bem simples, mas é ressaltado facilmente pela atuação brilhante dos protagonistas. Ao assisti-lo novamente, não vi nada que pudesse reter o filme na atual malha fina do politicamente correto, o que me leva a concluir que sua ausência na grade da TV se deve apenas ao fato dele ter saído de moda. Mas ainda é uma excelente atração para se assistir com a família após o almoço de domingo.
Atualmente o filme está disponível no Netflix, mas você também pode fazer o download do arquivo torrent clicando aqui. Para relembrar o talento desses dois grandes atores, você pode assistir uma cena clássica do filme onde o surdo e o cego se conhecem e rola uma inevitável falta de comunicação.
Gostou de rever este clássico? Lembrou de mais algum filme marcante que gostaria de assistir? Conhece o link pra outro filme que merecia estar nas próximas sessões? Então deixe sua dica e sugestão nos comentários para desenterrarmos na Sessão da Tarde de raiz.

Quer ver todos os filmes que já resgatamos nesta coluna? Então CLICA AQUI e curta algumas horas de nostalgia. 
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário