domingo, 16 de novembro de 2014

Livros sobre a Máfia que todo homem deveria ler

Depois de listarmos aqui, em duas partes, alguns livros sobre guerra que julgamos essenciais para a formação de um caráter masculino, agora resolvemos adentrar o território obscuro da Máfia e, tentando evitar alguns clássicos óbvios como O Poderoso Chefão, preparamos uma nova lista com algumas 'obras mafiosas' que todo homem deveria ler.
Já de antemão explico que isso não é uma apologia ao crime, nem nada do tipo. Entendendo que todos os nossos leitores sejam adultos e conscientes o suficiente para extrair apenas os pontos positivos dessa temática, eu quero com isso exaltar traços importantes, e até lições de vida, que podem ser aprendidos com a estrutura 'Familiar' dessa organização criminosa. Pontos importantes que fazem das produções sobre a Máfia um grande sucesso entre os homens.

É claro que também é inegável a influência do tema aqui mesmo no DpM, onde já tocamos no assunto em postagens sobre filmes, resenhas, jogos, e até um conto autoral sobre mafiosos. Basta dizer que o conjunto de escritores que gera conteúdo para esse blog é auto denominado como 'Máfia Maldita'.
Bem, sem mais delongas, confira abaixo os livros que irão te ajudar a manter os amigos perto, e os inimigos mais perto ainda.

 Mais Escuro Que a Meia-Noite, de Salvo Sottile
A trama de Mais Escuro que a Meia-Noite é tão real que em alguns momentos dá pra duvidar sobre a ficção da história. Para escrever esse romance, Sottile estudou a máfia e seu modo de agir, entendendo completamente o que leva seus integrantes a agir de maneira fria, calculista, porém imprevisível.
Mais Escuro que a Meia-Noite é um romance de sangue, amor e morte, ao qual a pena prudente e afiada do autor imprime um ritmo cinematográfico, com sequências emocionantes que se sucedem num imprevisível suspense. Uma história de máfia que não cede à retórica nem aos estereótipos do gênero e compõe um quadro vibrante, de rara potência dramática.
Me arrisco a dizer que essa é a primeira história de mafiosos que me deparo, que possui um certo apelo feminino, com mulheres desempenhando papéis importantes dentro da trama, fugindo totalmente do tradicional papel de coadjuvantes que estamos acostumados a ver.

✔ A Família Corleone, de Ed Falco
Baseado no roteiro do autor de O Poderoso Chefão.
Nova York, 1933. Enquanto os Estados Unidos afundam na Grande Depressão, as associações criminosas prosperam com a venda de álcool e outros negócios escusos. Porém, percebendo a proximidade do fim da Lei Seca, uma guerra entre as famílias ligadas à máfia é inevitável, iniciada pela poderosa família de Guiseppe Mariposa, o que irá determinar qual organização ascenderá e qual será eliminada. 
Nesse cenário, Vito Corleone busca o melhor para sua família, distanciando-a de suas atividades, mas seu filho mais velho Sonny não está inclinado a se afastar e seu filho adotivo Tom Hagen parece estar cada vez mais envolvido. Então resta ao justo e implacável Don garantir que o legado dos Corleones seja mantido.

✔ O Chefão dos Chefões, de Vito Bruschini
Abrangendo um período que vai de 1919 a 1943, este livro se inscreve na melhor tradição dos romances de máfia. Não só: ao ficcionalizar os vários elementos que contribuíram para a formação da Cosa Nostra, Vito Bruschini traça um painel da história e das tensões sociais que prepararam o surgimento dessa organização. 
À medida que o enredo se desenvolve, o leitor também assiste ao surgimento de grupos fascistas que alteram as estruturas tradicionais de poder, forçam a fuga de antigos potentados para os Estados Unidos e desencadeiam uma reordenação de forças que terá consequências duradouras.

✔ Operação Segredos De Família, de Frank Calabrese Jr.
Na década de 1990, o FBI conduziu uma operação que desmontou um dos braços mais importantes do crime organizado nos Estados Unidos: a centenária máfia de Chicago, conhecida como "a Organização", da qual fez parte Al Capone. Frank Calabrese Jr. foi a chave para o sucesso da ação, colaborando com a investigação e entregando o próprio pai, numa atitude que pode ser considerada não apenas como violação das leis de ética do crime organizado, mas dos princípios da própria família. 
Este livro narra essa história real, a partir da rotina da família de Calabrese, dominada por um patriarca violento, que alicia um irmão e dois de seus filhos para a máfia. Frank Jr. escreve - com o apoio dos escritores irmãos Keith & Kent Zimmerman e de Paul Pompian - sobre a cerimônia de iniciação, a conduta dos membros da Organização e toda a rotina de jogo, extorsão, chantagem, tortura e homicídios. 
Em 1997, Frank e seu pai são condenados por extorsão e chantagem e mandados para a mesma penitenciária. Lá, ele decidiu mudar de vida e, largar o mundo do crime. Durante seis meses, usou um equipamento de escuta, com o qual gravou os momentos em que seu pai relatou os crimes mais violentos. Dez anos depois, o pai de Frank e outros tantos mafiosos foram finalmente condenados. Uma história real contada por quem está marcado para morrer.

✔ Educação Siberiana, de Nicolai Lilin
Publicado originalmente na Itália, onde alcançou sucesso de crítica e de vendas, Educação Siberiana é um relato chocante do submundo de uma comunidade de criminosos russos. Nicolai Lilin, o autor, cresceu em uma terra de ninguém na ex-União Soviética e desde cedo conviveu com um mundo violento, ditado por seus próprios códigos de conduta. 
Sua narrativa, baseada em fatos reais, constrói um retrato impactante sobre a vida dos chamados urcas siberianos, com suas famílias unidas por um forte senso de lealdade, em constante guerra contra policiais, soldados e facções criminosas rivais. Conforme ele cresce em meio a essa realidade hostil, o leitor acompanha sua educação criminal e mergulha na dura realidade dos urcas, resumida no provérbio que abre esse impressionante relato: "Há quem goze a vida, há quem a sofra; para nós, a vida é combate." 
Nicolai Lilin narra sua infância na Transnístria - uma terra de ninguém, para onde uma grande parte da comunidade dos criminosos siberianos foi deportada no início do século XX. Ao longo dessas páginas vívidas e chocantes, acompanhamos sua "educação": os complexos códigos que regulam a vida dos urcas siberianos e que são transmitidos pelos mais velhos com paciência e rigor.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário