segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

5 Livros indispensáveis para os fãs dos seriados 'Chaves' e 'Chapolin'

Não importa o que os frustrados mal humorados possam esbravejar nas redes sociais, se você teve a sua infância pautada em algum momento das últimas três décadas, com certeza os seriados do Chaves e Chapolin fizeram parte dela. E o falecimento de Roberto Bolaños, o gênio por trás da criação desses cativantes personagens, não deixa de ser uma mágoa e um lembrete de que a nossa criança interior está ficando cada vez mais distante,... Mesmo que sem querer, querendo.
É claro que ainda esperamos que o SBT reprise os episódios do seriado durante muitos e muitos anos, ou pelo menos enquanto o Sílvio Santos ainda estiver na ativa, mas para ajudar a imortalizar o trabalho de Bolaños, resolvemos homenagear este grande artista ao melhor estilo do DpM, separando alguns excelentes livros que abordam a sua obra.

✔ Chaves - a História Oficial IlustradaEditorial Televisa
Roberto Gómez Bolaños, o grande humorista que deu vida a Chaves e Chapolin Colorado, dois dos maiores sucessos da televisão, ganha uma homenagem em Chaves – a história oficial. Criador e intérprete desses heróis que levaram o riso a milhares de pessoas ao longo de quatro gerações, Chaves é a celebração da trajetória de um artista exemplar. 
O leitor está diante de uma biografia que resume alguns dos episódios mais marcantes da vida e dos quase sessenta anos de carreira do escritor, roteirista, ator, diretor, dramaturgo, comediante e compositor mexicano. Um fenômeno que, acompanhado por um espetacular grupo de comediantes, superou a popularidade de outros grandes nomes da comédia, como Charles Chaplin.

✔ Chaves: De um Sucesso, de Pablo Kaschner
Usando o que poderíamos chamar de um humor branco, não -agressivo, Chaves e Chapolin alcançaram um raro status, tornando-se clássicos da televisão latino-americana e mundial. Criados no início da década de 1970, no México os dois seriados são exibidos no Brasil desde 1984 pelo SBT (então TVS), e suas reprises são constantes, tanto quanto suas reprises são constantes, tanto quanto suas alterações de horário. 
Mesmo assim, mantêm boa audiência, e já se vão mais de 20 anos de sucesso desde a estréia por aqui. Uma verdadeira façanha, visto que a televisão, cada vez mais, tem se mostrado um veículo de programas efêmeros sobretudo na área do entretenimento.

✔ Diário do Chaves, de Roberto Gómez Bolaños
Escrito pelo "próprio" Chaves, Diá;rio do Chaves traz uma coleção de pensamentos e situações envolvendo a turma do programa de TV: Seu Madruga, Quico, Chiquinha e muitos outros estão presentes no livro.
Primeiro livro de ficção sobre Chaves a ser lançado no Brasil, Diá;rio do Chaves desvenda histórias nunca reveladas pelo personagem na série de TV, que há; quase 20 anos vem alcançando altos índices de audiência no país. A obra traz ainda ilustrações feitas pelo autor. O livro já; vendeu mais de 30 mil exemplares no México e teve os direitos vendidos para EUA, Argentina e Espanha.
Nascido na Cidade do México em 1929, o ator e diretor Roberto Gómez Bolaños é conhecido em mais de 30 países como o personagem Chaves, protagonista da série de TV homônima. Com seis filhos e doze netos, é casado com a atriz Florinda Meza, que interpretava a personagem Dona Florinda em seu programa. Bolaños lançou também o livro de poesia Y También Poemas, que se tornou best-seller imediato nos países de língua espanhola.

✔ Chaves e Chapolin - Sigam-me os Bons!, de Luis Joly e Fernando Thuler
Chaves e Chapolin são mais do que programas de sucesso na TV brasileira. São ícones de várias gerações, temas constantes nas conversas de milhões de pessoas. Para que é fã e para quem quer conhecer um pouco mais desse divertido mundo, os autores de 'Chaves - Foi Sem Querer Querendo' se reuniram novamente e contaram com suas astúcias para produzir este livro igualmente imperdível. 
Mais curiosidades, mais informações, um guia dos mais importantes e famosos episódios, um quis com quase 600 perguntas. E, para completar a festa, cifras de algumas das inúmeras canções que são sucesso nos programas, para você ler, reler, tocar e cantar.

✔ Seu Madruga - Vila e Obra, de Pablo Kaschner
Quem é Seu Madruga? Uma pergunta, muitas respostas. Fotógrafo, pedreiro, boxeador, toureiro? Um malandro sem um centavo no bolso que sempre traz no rosto um sorriso franco e espontâneo? Um sujeito mal humorado e resmungão, mas, no fundo, no fundo, dono de um bondoso coração? Ou tudo isso e muito mais? Ao longo de 14 capítulos que vão sendo 'quitados', numa tentativa de ajudar Seu Madruga a pagar os eternos 14 meses de aluguel, você irá se transformar em um profundo conhecedor desta fi gura impagável que, vai ver por isso, tinha certa dificuldade para pagar as contas.
Seu Madruga - Vila e Obra presta homenagem a este personagem que, mesmo devedor confesso e trambiqueiro inveterado, conquistou o púbico graças tão somente ao seu carisma. Sua imagem talvez só não seja mais reproduzida em camisas que a de Che Guevara. Um verdadeiro ícone pop! Filósofo de doutrina bem particular, os ensinamentos deste velho lobo do mar estão na ponta da língua de crianças, jovens, adultos e idosos. Quem não concorda que 'a vingança nunca é plena; mata a alma e a envenena'? Ainda que nem sempre suas atitudes condigam com seu discurso (sim, ele é humano! Sagradas são as dívidas), Seu Madruga provou morar não só no 72; mas no coração de milhares, milhões de fãs.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário